Tuesday, April 21, 2009

O grande jogo


Normalmente, quando escrevo sobre livros, a seção se chama "Para gostar de ler", mas não seria honesto, desta vez, pois ainda não li a obra em questão.

"O grande jogo" é, desde já, um demonstrativo da boa estrela de seus autores. Pois meu amigo corintiano Celso Unzelte e o santista Odir Cunha resolveram lançar um livro sobre os duelos entre Corinthians e Santos. E não é que os dois alvi-negros, dias depois da noite de autógrafos, tornam-se os finalistas do Campeonato Paulista?

A editora deve estar festejando (talvez até seus donos sejam são-paulinos ou palmeirenses, sei lá, mas certamente estão gostando do resultado dos jogos do último final de semana).




A noite de autógrafos, no dia 14/04, aconteceu no Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, palco do último jogo das finais. Estive lá e tive oportunidade de conhecer o meia Adãozinho, que jogou no Corinthians entre 1971 e 1978, fazendo parte, portanto, do histórico elenco que conquistou o Paulista de 1977, data de minha "fundação" como corintiana. Muito simpático, Adãozinho apresentou o filho, Diego, meia-direita que está indo para a Espanha, jogar pelo Atlético de Madrid.

O livro do Celso e do Odir fala da rivalidade entre os dois times. Algo que, no meu caso, nunca foi drástico. Não atravessei os anos Pelé, portanto não tenho aquela birra do Peixe, amplamente justificada, dos corintianos na faixa dos 50 e poucos anos. Sempre tive especial predileção por vencer o Palmeiras e o São Paulo (e, naturalmente, sempre sofri mais com as derrotas para estes). É certo que aquela pedalada do Robinho para cima do Rogério, na final de 2002, segue entalada, mas não é nada comparável a alguns revezes sofridos contra Palmeiras e São Paulo.

Que sejam dois ótimos jogos, que o Celso e o Odir vendam muitos livros! (E que o Mano monte um esquema para anular o Madson, o Kleber Pereira e o Neimar, e que também se dê um jeito no Germano, aquele cabeludo voluntarioso, e que o Corinthians não se amedronte na Vila e etc. etc. etc.)

8 comments:

Anonymous said...

Alessandra, muito simpática a sua nota sobre o livro do Celso e do Odir. Mas se você ainda não tem motivos para ter birra do Peixe, acho que depois dessas finais você terá. Pois a meninada da Vila vai dar um chocolate no seu Timão.

Andrei Spinassé said...

Não tenho dúvidas sobre a qualidade desse livro. Não mesmo.

Anonymous said...

A Alessandra não tem birra do peixe porque não viu o Pelé jogar.Hehe...

Meu tio não suporta o Santos nem o Pelé.

Mas se o Ronaldo voltar a usar o Kers na final a coisa vai ser fácil!!

Minha esperança este ano é o Corinthians porque a Ferrari...


Jonny'O

Cynthia said...

Alê, vi o livro na Siciliano ontem. Me chamou a atenção, mas tá muito escondido na mesa central... Ninguém da livraria se ligou na baita oportunidade.
Quanto ao último final de semana, aprendi duas coisas: equipes motivadas superam seus adversários mesmo que ninguém aposte nisso; e definitivamente não se deve contar com o ovo no ... da galinha, né Muricy?

Ron Groo said...

Em geral eu não gosto de livros sobre futebol.
Apesar de santista não gostei de Santos, um time dos sonhos, e nem fui atrás de outros visto que nem recomendações tinha.
Este vem bem recomendado. Talvez eu vá le-lo em breve.
Quanto ao jogo da final...
Não tá identico a final do brasileiro de 2002?
O santos se classificando para a semifinal na bacia das almas; eliminando o primeiro colocado da fase regular e pegando o Corinthians na final?
E com um moleque franzino e com aparência infantil com a camisa sete?
Tem tudo para ser um grande jogo. Se eu lembrar talvez assista também...

Ylan Marcel said...

Grande jogo é o Fla x Flu, não exagerem, paulistas!

Gustavo said...

Saaaaaaaaaaantooooooooooooos, hehe!

Hélio Natel said...

Oi Alessandra, li só agora esse post com o Adãozinho. Infelizmente ele faleceu nesse domingo, já ha algum tempo sofria de males causados pela diabetes. Também gosto muito de futebol e tive a honra de jogar e conviver com o Adão por um bom período, o meu blog chama-se footclassics, quando puder faça uma visita. Abs. Hélio.