Monday, September 29, 2008

A queda do império

Mais do que uma trapalhada, o erro da Ferrari no pit stop de Felipe Massa revela uma equipe em decadência. Esta é a minha opinião, em detalhes no GPTotal. E a sua, qual é?

13 comments:

Anonymous said...

Massa perdeu 30 pontos neste campeonato por erros da Ferrari ( Monaco,Canadá,Hungria,Cingapura). Há.. mas ele tb errou(Inglaterra, Malasia)? Sim... O Hamilton tb errou no Canadá e na Bélgica.
O Massa estaria 23 pontos a frente do inglês. E o Kimi? Esse sim deveria ser demitido da Ferrari.
Pode parecer maluquice, mas acredito na possibilidade da Ferrari dar ordens pro Kimi se enroscar com Hamilton (que lhe deve no mínimo uma, após o GP do Canadá e a cortada de chicane na Bélgica).Pra uma equipe que já fez o fez na era Dick Vigarista tudo é possivel.Pq só assim conseguirão de fato fazer halgo mais pra recolocar Massa de volta na briga de igual pra igual pelo título!
A MacLaren não permitirá que Hamilton cometa erros como em 2007.
Fica uma pergunta: Qual é pior 2º piloto, Kimi ou Kovalainen?

Anonymous said...

Realmente, a Ferrari vive tempos Gramscianos, no sentido de que o velho ainda não se foi, e o novo ainda não surgiu.

valéria mello said...

Não adianta nada ter nas mãos o carro dos sonhos da maioria dos pilotos se a equipe não colabora. As cabeças de Todt e Brown estão fazendo muita falta.

Marcos Antonio said...

O grande problema da Ferrari é Stefano domenicalli.Jean Todt faz muita falta a equipe.Mesmo eles tendo o melhor carro do grid,vão dar otítulo de lambuja pro Hamilton.

Anonymous said...

Não acho que a Ferrari esteja em decadência. Me parece mais um difícil período de transição, por enquanto. Afinal, com todas as lambanças que fizeram ao longo do ano só agora perderam (provisoriamente) o título de construtores (onde Kimi tem grande contribuição) e nunca a Mclarem pareceu soberana diante dela.

Têm um carro eficiente que não ficou para trás do Mclaren no decorrer do campeonato. Muito pelo contrário, tem surpreendido em circuitos onde se esperava amplo domínio dos prateados (estes ainda tem grande vantagem na chuva, parece).

Ainda acredito que a Rossa vai se arrumar e voltar a ser a equipe quase infalível da era Schumi. Não este ano, mas já no próximo, talvez.

O primeiro passo para isso é a abolição daquele horrendo pirulito eletrônico.

Anonymous said...

O Emerson uma vez disse que quando se vence um campeonato mundial é porque tudo dá certo ,um ano especial.

Claro que no fim das contas essa analise só é feita quando o campeonato acaba .

Ano passado tudo deu certo para Kimi e a conclusão foi que a Mclaren não sabia correr como uma equipe ,as coisas mudaram este ano.

As vezes até parece tudo muito fácil e previsível,mas de repente vem outro ano e tudo muda até parece brincadeira .

A Ferrari este ano buscou ganhar alguns milésimos com aquele monstrengo nos boxes e parece que se perderam ,mas assim se aprende na F1 ,assim é a F1 de sempre.

Ano que vem poderemos saber o quanto a Ferrari sentiu com a saída de uma geração técnica com os novos regulamentos ,todos vão começar algo novo e uma continuidade é por certo descartada para todos .

Mas este ano ,Hamilton só perde para ele mesmo ou ainda veremos alguma surpresa nas ultimas 3 provas ?

Jonny'O

niltonhc said...

Essa eu ouvi agora à tarde no programa Estádio 97 e não podia deixar de reproduzir aqui:

Sabe o que o Hamilton gritou do carro quando viu o problema com o Massa?

"- Olha a mangueira aí, geente!!!"

O pessoal lembrou de você na prova da Adidas, e o Zé te mandou um SMS quando estávamos tomando o café pós-prova na Dona Deôla.

Bjs.
Nilton

Anonymous said...

Alessandra, desculpa o offtopic, mas queria, assim como fiz com o Fábio e com o Ico, te parabenizar pela ótima transmissão pela RB! Impressionante o jeito hilário de vocês, sem cair no ridículo ou no vulgar!

Celinho Boy said...

Não imaginava que presenciaria um erro crasso na primeira audição pela Rádio Bandeirantes com a Internet em casa. O gozado é que quando fui assistir a corrida na Globo e ouvindo pela Internet: um dial de 20 segundos de atraso no rádio. Mas valeu a pena.
O que não valeu a pena foi ver aquela cena constrangedora da mangueira presa ao carro do Massa. Nossa!!! Aquilo acabou com a corrida do Massa.
Alessandra, com a Internet, li sua coluna antes do teu post com o link e sinceramente acho que a Ferrari está comprometendo seu campeonato com erros amadores.
O gozado de tudo isso foi o fato do vencedor ter criticado um dia antes da corrida a iluminação da pista. E ainda por cima assumiu a ponta da corrida com um acidente com o companheiro de equipe. Mas ainda acho que o campeonato está em aberto e ainda tem 3 corridas. Acho que tudo vai ficar pro Brasil... de novo.
Vc falou, o pessoal falou no tal do pirulito eletrônico. Isso me lembrou muitos aqueles pirulitos doces que chupava quando piá.
Stop in go, o penalti da F1, fazia tempo que não ouvia falar, he, he... E ainda o Massa chegou em 13º, que ironia.
Beijos e abraços, Alessandra. E boa eleição. Vote consciente.

Gisele Raposo said...

Sem dúvidas a Ferrari tem posto muito a perder... inclusive seu próprio título de construtores. Erros bobos que custam muito. E pobre dos torcedores rossos (me incluo nesta) que ficam vendo seus pilotos nadar, nadar e nadar para morrer no quebra mar, pq está ficando difícil chegar até a praia!

[offtopic]Legal seu blog, gostei muito das matérias. Visita o Café com F1, quem sabe podemos nos add?
BJão!

Anonymous said...

Bom, a palavra 'decadencia' soa um tanto forte demais. A onda de incompetencia que graça na casa de Maranello é culpa única e exclusiva de sua equipe técnica/esportiva.
Acho bom lembrar aqui que as piores fases da equipe o comando da equipe na pista era de Italianos. Lembra quando o Irvine, disputando o título, parou nos pits para trocar pneus e os caras apareceram apenas com três rodas?
Este ano eles estão lembrando mais uma 'famiglia' italiana à mesa que uma equipe de f1. Sabe? Daquelas familias italians que se sentam a mesa no domingo e todos falam ao mesmo tempo, derrubam molho de macarrão e vinho sobre a mesa.
E no fim da tarde o ponto alto do domingo é o jogo do Parmera na TV, e o genro encarregado de ligar a tv para que todos vejam o 'calcio' liga o aparelho que é 110 numa tomada 220, e acaba com a diversão de todo mundo. E o Nono então olha para ele e diz. "-Ma é uno parvo!"
Bem como a cena do Massa parado no fim do pit esperando um monte de italianos que vinham correndo para retirar a mangueira que acabou com a diversão dele no fim de semana.
Ai ai.

Alessandra Alves said...

jean-bh: sobre a ajuda de kimi, seja de forma leal ou na base da baixaria, sustento o que disse na transmissão, pela bandnews - precisa ver se o kimi vai se prestar a esse papel e, principalmente, se ele vai estar em condição de ajudar. nos últimos tempos, contar com o kimi parece uma causa perdida, pois ele sempre tem estado atrás do massa e do hamilton. fica outra pergunta - será que ele, tendo jogado a toalha, não está fazendo corpo mole, para não ter de ajudar mesmo? kovalainen é um autêntico segundo piloto. um ineficiente segundo piloto. kimi sequer veste a pele de segundo piloto.

fabrizio: boa sacada!

valéria: é o que eu penso também.

marcos antônio: o baixinho está fazendo falta...

luiz carlos: não acho que seja uma ladeira sem fim, uma decadência sem volta. mas, comparada às temporadas anteriores, a atual sinaliza uma queda de nível evidente no trabalho da equipe.

jonny´o: concordo que a ferrari tenha se perdido, mas o pirulito eletrônico não é o único culpado. os erros de estratégia têm sido constantes, o que sinaliza para mim uma falta de rumo muito maior que uma simples falha na escolha de um equipamento.

nilton: parabéns a você e a toda equipe conexão pelo desempenho na prova de domingo. lamentei muito não estar lá, pela companhia, pela vontade permanente de correr e pelo clima, que estava ideal para melhorar a performance. só pude retornar a ligação do zé quando o pelotão já tinha se dispersado. na próxima, se deus quiser, estarei lá!

ba: obrigada pelo testemunho. cheguei a pensar que o tom de brincadeira tinha sido exagerado dessa vez. ainda bem que você gostou da transmissão.

celinho: pois é, tem um atraso bem grande mesmo entre a internet e a TV, mas agradeço pela audiência. de fato, sua corrida de estréia como nosso ouvinte foi desastrosa para o massa. de qualquer forma, foi uma prova para entrar para a história.

gisele: a ferrari está voltando à velha forma... visitarei seu blog, me aguarde!

ron: impagável sua descrição do domingo na casa da famiglia. me lembrou um filme chamado "parente é serpente".

Fábio said...

Amigos, o Massa não dependo só dele, mas a Ferrari só depende de si. Logo ainda creio que dá para o Felipe. Ele é o melhor piloto da temporada e parece estar pronto para correr sob pressão.