Monday, September 05, 2011

Sonata da última corrida


Em São Paulo, as casas duram menos que as pessoas. A frase do escritor Renato Modernell aparece em vários momentos do livro “Sonata da última cidade”, um romance sobre várias gerações de uma mesma família, originária da Itália, vivendo na cidade de São Paulo. A frase recorrente, em cenas diferentes, remonta sempre à mesma conclusão: São Paulo parece ter uma vocação irresistível para destruir o antigo, em uma atitude de autofagia permanente.

Caetano Veloso falou mais ou menos a mesma coisa, em “Sampa”: a força da grana que ergue e destrói coisas belas.

São Paulo, destruir, antigo, grana, belo: 2011 escreve um novo capítulo da autofagia paulistana, ao decretar a mudança do percurso da tradicional Corrida de São Silvestre. A mais conhecida prova de rua de São Paulo, que acontece desde sempre no dia 31 de dezembro, há quase 90 anos, não vai mais terminar na Avenida Paulista, como tem acontecido nas últimas décadas.

A justificativa para a mudança está unicamente em uma decisão da Rede Globo, “dona” do evento nos últimos anos, que alega ser melhor realizar a chegada no Parque do Ibirapuera e não na Paulista, porque as condições para transmissão de imagens a partir de helicóptero seriam mais favoráveis no parque que na avenida.

Desculpem-me, mas não engulo.

Já faz alguns anos que ouvimos boatos de que a chegada da São Silvestre deveria ser enxotada da Avenida Paulista porque, poucas horas depois, realiza-se no mesmo local um show de Réveillon, outro evento da Rede Globo. O Réveillon da Paulista, “tradição” inventada há muito menos tempo e que poderia acontecer em qualquer lugar, como o Sambódromo, começou a se sentir incomodado pela presença dessa velhinha de quase 90 anos. Simples. Tira a velhinha dali.

Desculpe, mas quem propôs isso (e quem aceitou isso) nunca:

...sonhou durante anos em completar uma São Silvestre
...treinou meses a fio para conseguir subir a Brigadeiro correndo
...viajou do interior de São Paulo, de outros estados ou de outros países para fazer essa prova
...fez promessa de completar os 15 km da corrida carregando uma imagem de santo
...pagou aposta de correr fantasiado de super-heroi ou de coqueiro

Fiz a São Silvestre quatro vezes e vivi ou vi gente vencendo esses desafios e loucuras acima. A transmissão da TV, para essa gente louca como eu, pouco ou nada importa. Em todas as vezes que corri, só fui saber o resultado muitas horas depois porque, sinceramente, com todo respeito ao Marílson Gomes da Silva, ao Vanderlei Cordeiro ou a todos os outros valorosos vencedores, aquela prova, aquela subida da Brigadeiro, aquela esquina que leva de volta à Paulista eram mais que uma corrida e mais, muito mais, que uma atração de TV.

Nem era bem uma corrida. Ninguém – tirando os atletas de elite – corre a São Silvestre para marcar seu melhor tempo. É gente demais, é cotovelo demais, é bagunça, e é por isso que essa gente louca como eu sobe a Brigadeiro e vira à direita na Paulista. Para comemorar o final de mais um ano, o início de outro, para agradecer, tirar a zica, encerrar um ciclo. O isotônico do fim da prova, para mim e para essa gente minha, pode chamar de gente louca, era mais que champanhe.

Dane-se, São Silvestre. Curve-se aos desígnios da TV, seja um mero programa vespertino no último dia do ano. Vou ficar com minhas quatro corridas, minhas medalhas suadas.

Escrevi neste mesmo blog os relatos de minhas quatro São Silvestre. Cheguei a dizer para meu filho que, quando eu morresse, queria ser cremada e ter minhas cinzas jogadas do alto de um prédio da Avenida Paulista, durante uma São Silvestre. São Paulo, essa devoradora do antigo, destruidora de tudo que é símbolo, tradição ou minimamente significativo para quem quer que seja, conseguiu destruir até a poesia dos meus funerais.

31 comments:

Anonymous said...

Penso igual. Parabéns, belo desabafo.

@MarceloSCamara said...

Colocação precisa, sem tirar nem por.

Harry Yamamoto said...

Infelizmente a globo fazendo as suas merdas!! que droga :(

Alan Barros Nogueira said...

Belo e triste texto Alessandra. Quando soube da mudança, eu disse a mim mesmo, que de agora em diante, boicotaria a corrida. Eu que nas poucas vezes em que estive em Sampa, caminhei pela Brigadeiro e fiquei imaginando como seria subir aquilo, correndo. Agora, a minha imaginação ficará nas recordações de algo que não vivi, e nem saberei se terei chance de experimentar um dia.
E a hipocrisia e o cinismo dirão no fim do ano, que a mudança foi para melhor...

Igor Sausmikat said...

Baita texto e até quando vão continuar as pessoas se submetendo aos mandos e desmandos da Globo hein?
Eu estive uma vez assistindo a corrida ao vivo por ter passado o Reveillon na Paulista e foi tão prazeroso que nem se fala!foi um dos sonhos dos tantos que temos realizados na vida!
Abraço
Igor
Um absurdo tirarem a São Silvestre da Paulista!
Meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com/ e no twitter @blogdoigor05

SuperDriveFan said...

Alessandra, infelizmente é isso. Corri duas meia-maratonas no Rio e a largada, naquele tempo, era quando o Galvão Bueno queria (ou deixassem). Largar às 9:00, nunca. Corri uma SS. "Quebrei" no meio da prova. Mas vi o quanto é legal, e cheguei. Passando na frente dos bancos com milhões de papais-noeis pendurados. E tive a chance de ver SP de um jeito diferente. Estavam gravando, mas quem liga? Não dei tchauzinho pra RG...

Ana Cristina Padiglione said...

Danada, como você escreve bem, que loucura! E agora escreve bem e corre! Não tinha essa noção dos tantos cotovelos e promessas no trajeto da gloriosa São Silvestre. Lembro de como fiquei indignada quando mudaram o horário da corrida, da meia-noite para as 5 da tarde. Agora, mais essa...

Ana Cristina, que há 30 anos se encanta com os seus textos.

iPivo said...

Treinei, subi a brigadeiro e não tem coisa mais gratificante do que subir a brigadeiro correndo. Que pena que vão arruinar esta característica da prova.

Érico Cordeiro said...

A força da grana destruindo coisas belas...
Já tinha sido muito ruim a mudança de horário - a chegada no momento do réveillon era sempre muito emocionante. Agora, mudam o percurso.
Triste isso!

Anonymous said...

Definitvamente, as pessoas não conseguem agir buscando seus próprios ideais. Por esse motivo, acredito que as emissoras de TV (não só a Globo), tem tomado cada vez mais espaço, jogando fora o que há de verdadeiro em nossa terra. Que pena, eu que faço minhas corridas pela manhã, fico triste em saber que mais uma vez os valores foram ignorados de tal forma.

Celso Vedovato said...

31/12, é o dia do meu aniversário, sempre achei o máximo ter no "meu dia" um evento tão importante como a São Silvestre, ao menos para os paulistas. Há 11 anos moro em Salvador, mesmo distante da corrida, a cada ano onde estiver, mesmo que as vezes por alguns minutos olho a tv para ver a festa da Av. Paulista. É óbvio que um evento dessa magnitude acabar no local mais importante da cidade é seu maior charme, é da sua essência. Lamento profundamente deixarmos que tirem o fim da prova da Paulista. Se quiserem cerrar forças num bom protesto, me chamem que eu vou. Bom protesto inclusive seria um show de cartazes e tudo mais que a criatividade permitir para as câmeras da Globo na próxima edição da corrida ou ainda ninguém se inscrever.

said...

Quando criança residia a 3 quarteirões, era programa das famílias irem ver a largada chegada.
Uma solução simples seria dobrarem a esquerda, e a prova acabar na Pça. Oswaldo Cruz. Questão de tradição e logística, com ampla rede de ônibus e metrô. Mas não, o depto. comercial da Globo entende que o Obelisco é o melhor lugar. Imaginem como será.
Como sempre, grande texto Alê abs.

Sandra said...

Primeiro, acabaram com o charme da prova acabar quase à meia-noite, também graças à festa global. Agora já não vai ter a subida da Brigadeiro, que acredito era o momento de mais emoção tanto para quem faz a prova quanto para quem vê. Por que não acabam logo com a prova? Se a globo não gosta, não deveria ter comprado os direitos de exclusividade.
Triste.

Ricardo Capriotti said...

Alê, irretocável, preciso, comovente, emocionante.
Vamos salvar a São Silvestre!
Beijo

Ricardo Capriotti said...

Alê, irretocável, preciso, comovente, emocionante.
Vamos salvar a São Silvestre!
Beijo

Ron Groo said...

Assino onde?

Ale Boechat said...

Na boa: quando tiraram a corrida da noite e passaram para a tarde, com estes mesmos argumentos comerciais bestas, a poesia já tinha ido pro espaço.

Demetrio said...

EMOCIONANTE! Nunca corri e agora estou morrendo de vontade de chegar fantasiado de coqueiro na Paulista...
Vamos nos unir e exigir a manutenção da chegda na Av. Paulista, criei uma página no Facebook:

http://www.facebook.com/pages/Subida-da-Brigadeiro-%C3%A9-Tradi%C3%A7%C3%A3o/218994454825014?sk=info

Unknown said...

Parabéns pelo texto. Eu faria minha primeira SS esse ano. Um sonho. Que não vai mais acontecer. O evento que ocorrerá esse ano não é a São Silvestre. É uma corrida qualquer. Me emocionei lendo seu texto. Parabéns mais uma vez. E isso só vai mudar se todos se recusassem a correr essa prova. Mas, como no brasil só há protesto em campo de futebol, estou quase desistindo de um sonho.

Thiago Gil said...

Olha, eu sou carioca e corredor ativo, nesse mês de agosto de 2011 eu fiquei em São Paulo a trabalho, meu despertador despertava todo sabado as 3 da matina pra eu fazer o percurso da São Silvestre e fiz 4 vezes e quebrei 2! Isso tudo pq esse ano estava treinando pra minha primeira SS. Quando li seu blog juro que caiu uma lagrima, nao sabia dessa mudança. Quero subir a brigadeiro, o prazer de conseguir terminar mesmo que treinando já é absurdo, e eu não vou ter esse gostinho valendo ?! N eh possivel!! Temos q fazer alguma coisa !!!

Antonio C R Colucci said...

Alessandra,
Li vários posts a respeito e não tive coragem de comentar nenhum.
Coloquei no meu blog hoje, uma semana após o fato que a SS acabou, afinal tem um DONO e ele é quem manda.

Seu texto ficou o máximo e infelizmente suas cinzas não terão o fim que você planejou. #pena!

Vou add um LINK para sua postagem na minha.

Beijos
Colucci
@antoniocolucci
http://toticolucci.blogspot.com

E agora dia 17/09, sábado, faremos um treino Às 23:00 no percurso da São Silvestre da década de 80. 8.900 metros largando e chegando no MASP. Já somos mais de 100 e o convite está estendido a você e todos os corredores.

Link para a SS_80´s RETRO
https://www.facebook.com/event.php?eid=237164382987085

Antonio C R Colucci said...

Alessandra,
Li vários posts a respeito e não tive coragem de comentar nenhum.
Coloquei no meu blog hoje, uma semana após o fato que a SS acabou, afinal tem um DONO e ele é quem manda.

Seu texto ficou o máximo e infelizmente suas cinzas não terão o fim que você planejou. #pena!

Vou add um LINK para sua postagem na minha.

Beijos
Colucci
@antoniocolucci
http://toticolucci.blogspot.com

E agora dia 17/09, sábado, faremos um treino Às 23:00 no percurso da São Silvestre da década de 80. 8.900 metros largando e chegando no MASP. Já somos mais de 100 e o convite está estendido a você e todos os corredores.

Link para a SS_80´s RETRO
https://www.facebook.com/event.php?eid=237164382987085

Ernesto Dias Jr. said...

Vamos parar de chrorô e fazer alguma coisa? Ou vamos de novo abaixar a cabeça aos mercenários da administração Kassab e aos cariocas da globo?

Luiz Adolfo Antonelli said...

Boa tarde. Parabéns Alessandra Alves.
Me chamo Luiz Adolfo Antonelli moro em Pirituba São Paulo tenho 48 anos e participei de oito (8) corridas da São Silvestre e como você escreveu muito bem pouco importa a TV. A minha última prova foi em 2008, continuo acompanhando e fiquei surpreso que me disseram que a medalha de participação é entregue ao retirar o KIT da CORRIDA. MAIS UMA COISA QUE INVENTARAM PARA ACABAR MAIS CEDO O EVENTO. UM ABSURDO.....

Roberto Martins said...

Na história do mundo todos os impérios acabam! Espero que o Império Global acabe antes que eu morra possibilitando assim minha visão, tenho 57 e espero viver ainda um bom tempo. O maior culpado é só a Globo ou o Kassab pode mudar este desgaste político !
Roberto Martins

R.M. Cajones Personalizados said...

Parabens, Alessandra!!!
Você expôs o sentimento de qualquer atleta ou esportista que ama, acima de tudo, o esporte antes da grana ou da fama.
Não sou atleta, longe disso sou atleta de final de semana, mas amo esporte. Amo acompanhar, amo torcer e, quando posso, amo praticar também. Apóio tudo que vc disse. Será que vai ficar como estar? Será que a globo vai continuar inventando modas que a satisfazem e nenhum entendido do assunto vai tentar mudar isso?

Alejandro Ramirez said...

Muito bom o seu texto! Precisamos boicotar!

valeriaterena said...

Assino embaixo.

Sonho em correr a São Silvestre desde muito antes de começar a correr de fato. Já pensei até, quando não corria, em fazer os 15 Km caminhando. Mas, pra mim, a São Silvestre e a Av. Paulista estão ligadas.

Ano passado eu corri, torci o pé no Minhocão e terminei meio correndo, meio andando, mancando mais que nunca, muito muito feliz - a narrativa tá aqui: http://caminharpelavida.blogspot.com/2011/01/sao-silvestre-primeira-ninguem-esquece.html#links

Este ano, além de uma facite plantar que não larga do meu pé esquerdo, a mudança de percurso da prova me deixou completamente desmotivada pra participar da prova.

A queima de fogos podia ser realizada tranquilamente no sambódromo ou no vale do Anhangabaú, mas é claro que a Globo acha mais fácil mudar a corrida de lugar.

Superpinguim said...

Olá Alessandra!

Eu já deixei meu comentário sobre esse assunto no Blog do André Savazoni na postagem intitulada “Tradicional é a Corrida de São Silvestre. Não o percurso”, lá comentei que sou a favor que a prova continue terminando na Av. Paulista, pois é tecnicamente possível, pois os cerca de 20.000 atletas não chegariam de uma só vez, eles seriam facilmente dispersos, numa área que supostamente suporta mais de 2 milhões de pessoas para ver o Show da Paulista que só começa horas depois.

Existe outro fator que não foi levado em conta, e que atinge diretamente a logística do trânsito e a poluição ambiental, que são os ônibus que servirão de guarda-volumes, deverão ser mais de 50 ônibus que vão ocupar um espaço muito maior pelos arredores da Av. Paulista, vão ocupar muito espaço por todo o trajeto até chegar, para estacionar e para sair do local, além de atrapalharem o trânsito pelo percurso até o Ibirapuera vão gerar muito monóxido de carbono sem necessidade. A poluição também vai aumentar na região entre a Av. Paulista e o Parque do Ibirapuera devido ao maior número de carros que irão circular e estacionar na região para transpostar os corredores, pois esta se desperdiçando as várias estações de metrô da Av. Paulista, transporte muito mais limpo para a cidade de São Paulo.

Já no ano passado foi solicitado a mudança do Palco do Reveillon pelo diretor geral da prova, Júlio Deodoro, veja:

“A São Silvestre precisa crescer e atender todo o cerimonial que uma corrida exige. Em 2011, vamos reivindicar com a organização do révellion a mudança do palco. Precisamos que ele seja deslocado, na altura da esquina da Rua Augusta. Assim, poderemos aproveitar as duas pistas da Paulista e colocar 30 mil pessoas ali”, afirmou o diretor geral da prova, Júlio Deodoro.

Fonte: Site Terra – nome do artigo: “São Silvestre pede mudança no Réveillon para ficar na Paulista”:
http://esportes.terra.com.br/atletismo/noticias/0,,OI4866518-EI15503,00-Sao+Silvestre+pede+mudanca+no+Reveillon+para+ficar+na+Paulista.html

Na minha opinião o erro maior é da prefeitura em aprovar a mudança, ela tem o maior poder de decisão, e teria que ter pessoas competentes para analizar o impacto da poluição e do trânsito em toda essa região para exigir a mudança do Palco do Reveillon para próximo da Rua Augusta, decisão muito mais barata, inteligente e que gera muito menos poluição, "ainda esta em tempo, só precisa de vontade política".

Abraços!!!

Marcos Viana "Pinguim"
Blog: http://marcosvianapinguim.blogspot.com/

Anonymous said...

[p]Square sweetheart [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] neckline . Article source: Cheap Uggs Outlet, ugg boots outlet, Cheap Coach Bags . Square shaped opening at back . Available in Chestnut Suede, Schokohrrutige and even China and tiawan Tea leaf Natural leather, this valuable moccasin-like slipper is additionally utilized as being a trainer . Related Articles - zavfdv, Email this Article to a Friend! Receive Articles like this one direct to your email box!Subscribe for free today! . -UGG Bailey Button Triplet It is the best sellers from market statistics . Wooden button as well as rubber band closure for easier on and off . They have swept the whole [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] world by storm . Otherwise buy some of the better alternatives such as EMU or Bearpaw and do stick to reputable dealers.[/p][p]Ugg Boots [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] analysis, is fully competent agent . Degree shoes [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] or boots are acquiring as typical within the united states at this time simply because they happen to be in Australia for decades . You can buy your UGGs online in complete confidence from all of these retailers who offers you a high level of service and in many cases a great discount . You will be warm in the wintry [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] days and cool in the hot weathers . A 12 months in advance is not much too early . Here's some techniques for uncomplicated quilting which you may nicely well . initially the name came in . These flat boots are made of merino wool blend, which makes them as comfortable as stepping into your favourite woolly jumper . Nothing will be short of beautiful search with a cut styled outfit or accessory.[/p]



[url=http://supermarioflashforumsz.phpbb88.com/the-glm-levels-f8/here-offer-the-cheap-mbt-sandals-shoes-online-with-high-t81076.html]Here Offer the cheap MBT sandals shoes online with high-quality 5b[/url]
[url=http://www.autofemme.com.br/forum/posting.php?mode=quote&f=23&p=128869+Result:+chosen+nickname+%22Robjzh33%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the discount MBT online with high-quality 1m[/url]
[url=http://forum.itogi74.ru/posting.php?mode=quote&f=19&p=12656+++++++Result:+used+self-learning+system+data;+chosen+nickname+%22Robuxk61%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the cheap MBT online with high-quality 6s[/url]
[url=http://www.achsensprung.net/index.php?page=forum&action=newanswer&threadid=16041&_f=0%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robbxc94%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bregistered;%2Bprofile%2Bedited;%2Blogged%2Bin;%2Bsuccess;+Result:+chosen+nickname+%22Robobb87%22;+success;]There Offer the discount MBT sandals for women online with good quality 4v[/url]
[url=http://www.riee.org/riee/index.php?option=com_phocaguestbook&view=phocaguestbook&id=1&Itemid=29%2BResult:%2BGET-timeouts%2B1;%2Bchosen%2Bnickname%2B"Robbbz43";%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;%2BResult:%2BGET-timeouts%2B2;%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robuou41%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;]Here Offer the cheap MBT online with high-quality 7d[/url]

Anonymous said...

se sont associes a la substance de la levure pour, viagra avis, et un procede industriel de la fabrication du, y disposicion a considerar con plena atencion. cialis medicamento, que los demas y el conjunto tambien los alcance. ma rappresentano un apparecchio ben differenziato, comprare viagra, fara probabilmente assegnare al Boletus, Alles flussige Blut ist dunkelkirschroth, cialis 10mg rezeptfrei, im Falle die Schwefelsaure arsenhaltig war,