Sunday, August 23, 2009

Brasil 100, Blog 400


Juro que não estava guardando o post de número 400 deste blog para a centésima vitória do Brasil, mas aconteceu.

A décima vitória na carreira de Rubens Barrichello foi o 100º triunfo do Brasil na Fórmula 1. E foi uma vitória merecida, em uma corrida chata, o GP da Europa, disputado em Valência, como no ano passado.

Uma vitória de estratégia, predicado tão bem exercido pelo chefe de equipe de Barrichello, Ross Brawn, o mesmo que ajudou a arquitetar suas outras nove vitórias, na Ferrari.

Algumas breves considerações sobre a corrida de Valência:

- a combinação pista travada + alta temperatura parece ter sido a fórmula mágica para a ascensão da McLaren nas duas últimas corridas. A conferir: as duas próximas provas, em Spa e Monza, manterão o time de Hamilton nas primeiras posições?

- o calor também parece forte aliado da Brawn. Terá a equipe mais dificuldades na Bélgica, com aquele tempinho habitualmente miserável das Ardenhas?

- mortinha da silva, em Valência, acho que a Red Bull volta a cantar de galo em Spa, por conta do traçado, que privilegia a velocidade. O duelo ali é um quebra-cabeça para chefe de equipe nenhum botar defeito. Webber à frente de Vettel, com quatro pontos e meio de vantagem. Dá para escolher um deles para lutar pelo título?

- ume menção honrosa ao improvável Timo Glock que, quietinho, quietinho, fez a melhor volta da corrida em Valência.

- o tom de Barrichello, na entrevista coletiva, me pareceu extra-emocionado, com agradecimentos a várias pessoas que o ajudaram na carreira. No ar, pelas rádios Bandeirantes/ Band News FM, eu disse que o tom me parecia de despedida. Sei lá, acho que Rubens está pensando em parar no final desta temporada.

- nas abreviaturas que usa para a transmissão de TV, a FIA identificou Luca Badoer como BAD. Bad como ruim, em inglês. Bad, mas bad mesmo. Pede pra sair, Luca!

12 comments:

Jonny'O said...

Tenho a mesma duvida sobre a Mclaren ,também quero ver as proximas provar pra ver se os prateados realmente arrumaram a caranga.

Da mesma forma que acho impressionante a diferença de resultados entre Rubens e Button ,desde sempre na equipe ,mesmo quando era Honda eles poucas vezes andaram juntos ,quando um anda bem o outro esta com dificuldades ,será que a ultima atualização da Brawn caiu mais ao gosto do brasileiro?

Grande abraço e que venham mais 400 posts!!!

Carlos Martí said...

Num determinado momento, Hamilton roda em priemerio e, pelo rádio, consulta a equipe sobre a sensação de que o aquecimento dos pneus traseiros é excessivo e pede a confirmação. O engenheiro confirma e Rubens vai reduzindo a distância rapidamente. Bom, sei que no Brasil, paradoxalmente e devido à colonização cultural pós-golpe militar, o castelhano é um idioma mais distante que o inglês. Mas sobre o "bad"(oer), o Galvão é "bueno", ou seja, bom, algo contraditório.

Ron Groo said...

Parabéns pelo expressivo numero de 400 postagens.
400 pedaços de prazer ao ler, como um imenso bolo.

Bom...
Eu, e eu disse EU, não gosto do 1B, assim como sendo santista não gosto do Corinthians, ou São Paulo ou Palmeiras, e não vou ficar feliz por suas vitórias.
Por mais justas que sejam.

E esta até foi, pelos próprios méritos de ter feito o que dele se espera: Acelerar.
E pelos outros que se embananaram, leia-se Hamilton já que Kova é um daqueles pilotos que não fazem diferença nenhuma em nada...

E quanto as abreviaturas está do BAD eu tinha cantado num texto semana passada antes e ir ao ar, ficou emblemático mesmo, rs, agora a que eu mais gostei foi a dupla GRO e GLO, pro Grosjean e Glock.
Não ficou meigo?

carlos said...

Volta Massa!!!!!!!!!!!!!Quero que o campeonato pegue fogo!!!

Amanda Roldan said...

Sem dúvidas foi uma grande vitória do Barrichello, mas Badoer me pareceu o grande destaque do fim de semana _negativo, eu quero dizer.
Quando o penalizaram, fiquei até com dó. O cara tem uma chance dessas e faz uma puta lambança. É daquelas coisas que você se encolhe no sofá e fecha os olhos, só pensando: "não acredito que ele vai fazer isso! Não acredito!"
Não sei nem se posso considerar isso vergonha alheia. Deu dó até de ficar com vergonha. Bom, só espero que ninguém tenha dó dele e resolva mandá-lo para Spa.

Unknown said...

Parabéns pelo post 400.

Ri com a última frase. Tem razão, do céu ao inferno em uma pescoçada...

Speeder76 said...

Alessandra:

Brutal coincidência, de facto. A vitória numero cem do Brasil, dez do Barrichello calhou também ao post numero 400 do teu blog. Numeros redondos, sem dúvida.

por manifesta coincidência, atingi no Sábado outro numero redondo: 3500. É o numero de posts que tenho desde a formação do meu blog. Mas este tem dois anos e meio, e escrevo que nem um louco...


Feitas as devidas comemorações, vamos ao que interessa: de facto, o erro da McLaren tem o seu quê de influência na vitória do Barrichello, mas temos de ver que ele próprio trabalhou para isso, fazendo a sua parte, ao passar o Kovalainen no final da primeira troca de pneus. O resto foi usar a sua sabedoria de 17 temporadas vir ao de cima para conseguir uma vitória merecida, numa corrida chata, como de costume naquele circuito... Pede para sair!


Quanto ao Badoer, está a pagar pelo facto de não competir há dez anos. Uma coisa são testes, outra coisa é competição. Dez anos fora do "paddock" pesam, mesmo tendo um Ferrari. É por isso que todos pedem para que saia. Ei, parece que o Domenicalli vai fazer ouvidos de mercador, pelo menos até Spa-Francochamps...

Fabrizio salina said...

Parabéns, caríssima! Que este espaço continue sempre recheado de gente boa,a começar pela autora.:-)

Anonymous said...

Alessandra, como as empresas perdem a oportunidades de Marketting, agora mesmo a FIAT contratar o Nelsinho para substituir o Massa, a Globo com o Galvão e Fiat sairiam na frente.

Anonymous said...

I inclination not acquiesce in on it. I regard as nice post. Especially the title attracted me to read the intact story.

Anonymous said...

Genial fill someone in on and this post helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.

Anonymous said...

I didn't understand the concluding part of your article, could you please explain it more?