Monday, June 29, 2009

E Paul enterrou mais um...


"Thriller" foi o álbum mais vendido da história e eu contribuí para isso.

Em 1982, eu ouvia FM todo o tempo que podia. Chegava da escola, ligava o rádio na Jovem Pan FM e deixava lá enquanto fazia lição ou mesmo enquanto estudava. Foi assim que escutei pela primeira vez "The girl is mine", dueto de Michael Jackson com Paul McCartney. A música é uma espécie de "Teresa da Praia" dos anos 1980, com os dois conquistadores duelando em versos a preferência da moçoila.

Como o disco era de Michael, o diálogo final dá a entender que a garota preferiu o antigo Jackson prodígio. Paul pergunta:

- Michael, nós não vamos brigar por causa disso, não é?

- Paul, eu acho que eu já te disse: eu sou um amante, não um lutador...

Paul vinha de outro dueto arrasa-quarteirão, com Stevie Wonder, com o libelo antirracista "Ebony and Ivory", e naturalmente a dupla com Michael foi outro sucesso dos grandes. Comprei "Thriller" por conta de "The girl is mine", mas gostei bastante de "Billie Jean", também.

Já no ano seguinte, eu me tornei militante assídua do "Programa do Zuza", escrevendo longas cartas em que detonava a música pop do momento - nacional e gringa - e naturalmente sobrou muito sopapo para Michael Jackson.

Quando soube da morte de Michael, tive dois pensamentos em sequência.

Primeiro: depois de sobreviver a John e a George, o danado do Paul vai enterrar mais um parceiro.

Segundo: 50 anos, decadente, mais famoso pelo personagem do que pelas músicas que fazia nos últimos tempos, Michael Jackson ainda assim causou comoção com sua morte. Algum outro artista, surgido nos últimos vinte anos, seria capaz disso?

A mim, não ocorre ninguém.

E a você?

16 comments:

Speeder76 said...

Em resposta ao último parágrafo, lembrei-me de Kurt Cobain, por ser o porta-voz de um estilo musical, o "grunge". A sua morte (suicidio) teve um impacto nos jovens da minha geração, apesar de não ser fã dos Nirvana.


Ironia das ironias, sou grande fã dos Foo Fighters, coju vocalista é Dave Grohl, que era baterista dos... Nirvana.


Para melhorar as coisas, ele morre três semanas antes do 1º de Maio de 1994, portanto, recordo bem do momento em que ouvi, na TV, a noticia da morte de Cobain. E hoje em dia, a viuva e os restantes membros da banda lutam ainda pelo dinheiro dos "royalties".

José A. Matelli said...

Acho que o Bono, talvez.

Cynthia said...

Madonna

Alessandra Alves said...

concordo com Bono e Madonna mas, gente, eles são contemporâneos do Michael! nos últimos vinte anos, na minha opinião, não apareceu ninguém que magnetizasse multidões como esses caras.

não sou do tipo que adota discurso saudosista, mas não consigo achar nenhum artista mais jovem que cause um impacto comparável ao desses artistas. britney spears? oasis? beyoncé? fala sério...

Ron Groo said...

Não é que não me ocorra, é que não tem mesmo.

Os artistas de vinte anos para cá são como direi... Flikers. Manja?
Aquele barulho que faz quando a gente passa as páginas de uma revista? A gente lê e "flick" passa para a próxima sem dar muita atenção.

Nenhuma carreira hoje é duradoura. Pode procurar... Depois da morte de Kurt Cobain (que também não durou muito) os idolos são efêmeros e na maioria das vezes vazios.

Ou aparecem por conta de um escandalo qualquer ou são one hit wonders. Dificilmente passam no teste do segundo disco.
Isto quando lançam discos...

Estamos na era das canções trocadas em arquivos do myspace.
Tanta técnologia e tão pouca qualidade.

MJ foi o ultimo dos moicanos, e embora dele eu goste apenas do primeiro minuto e meio de Billie Jean, deu pra notar que ainda haviam fãs dele a rodo.

O curioso é que agora MJ vai ser alçado a condição de icone.
Mas icone do que?

Do funk? Este era James Brown.
Do Soul? Marvin Gaye ou Ottis Reading.
Do pop? Desde quando pop tem icone único... Afinal tudo é pop no sentido de ser popular. Ainda que chamemos de rock, blues, soul ou macarena...

Então tirando o velho Macca e talvez Bob Dylan, que não são contemporâneos do MJ,
não teremos mais comoção popular com a morte de nenhum artista mundialmente.

Nacionalmente o RC...E o SS talvez.

Por último... A esta sacada do Macca enterrar seus parceiro põe ai na conta o Allen Ginsberg, poeta beat que gravou com ele "The ballad of the skeletons"
E pelo menos mais dois cidadãos na lista de perigo...

Ringo Star e o próprio Macca, que fez dueto consigo mesmo no clipe de "Coming up".

Tá bom forcei....

Anonymous said...

Gosto mito do U2. Mas a popularidade dele não chega ao do MJ.
Eu me perguntei mais que isso: será que algum dia surgirá algum fenomeno como ele? acho dificil...

Giz said...

Não tem ninguém que surgiu nos últimos 20 anos que fará falta, como fazem Johnn Lennon, Freddie Mercury, Cazuza e Elis Regina só pra citar alguns dos mais óbvios.

Michael Jackson nos últimos anos era mais lembrado pelos escândalos e polêmica do que pelo seu legado musical. Legado esse que acabou depois de Thriller na minha modesta opinião.

Depois dele sobram Paul Mccartney, Madonna e os Rollings Stones. Mais alguém?

Amanda Roldan said...

Assim que o MJ morreu, comentei isso aqui em casa. Morrerá Madonna, morrerão os integrantes do Rolling Stones. E depois? Por quem CNN, BBC, Fox News, Globo News, Band News, etc, etc, etc pararão suas programações? Por Britney Spears?
Ninguém. A música mundial está decandente, e este momento torna isso ainda mais visível.

Anonymous said...

Eu arriscaria dizer que a música como a conhecemos, está acabando. Do ponto de vista do mercado, das multidões, do sucesso absoluto, do alcance mundial, ela nasceu, cresceu, floresceu e está próxima do fim.

Não existe mais a possibilidade de surgir hoje, em 2009, por um milagre, um mega-star que arraste multidões nos quatro cantos do planeta e venta mais de 100 milhões de cópias de um único CD.

Primeiro, porque as gravadoras faliram, viraram apenas símbolos, no máximo distribuidoras, e olhe lá.

Segundo, porque parece não mais haver material humano para um sucesso tão arrasador assim; hoje em dia tudo é muito descartável - os artistas descartam a si próprios, e o público abraça a ideia.

Terceiro, porque a Internet matou de uma só vez as gravadoras, os artistas e as reguladoras de direitos autorais, como o ECAD, por exemplo. Isso porque não estamos falando de cinema, só de música.

A música começou a ganhar contornos épicos com o surgimento dos Beatles, que dispensam apresentações. A partir dali, tornou-se um mercado de verdade, algo forte, visado, imagem + som = sucesso e dinheiro.

Isso entre as décadas de 50 e 60. E os Jackson 5 surgiram em meados da década de 60.

Nos anos 70, aos pouquinhos descobriu-se o videoclipe, ainda de forma discreta, palcos e luzes e instrumentos e nada demais. Então Jackson, solo, partiu para imagens mais criativas, produções simbólicas, roupas brilhantes, visual arrojado, e não apenas revolucionou a música negra: transformou-a em música legitimamente pop e criou um novo segmento, reforçando a imagem através dos clipes e melhorando ainda mais a qualidade do som através de super produções.

Nos anos 80, o auge absoluto da música. Os números exorbitantes de discos vendidos pelos artistas da moda, as descobertas musicais, como os incontáveis efeitos de teclado, os samplers, os embriões dos remixes, sintetizadores e sucesso, muito sucesso, e dinheiro, muito dinheiro, e todo mundo embarcou na onda dos videoclipes super produzidos, graças a um certo videoclipe de 8 minutos com uma produção de cinema, de uma certa música chamada "Thriller", de um certo disco que bateu um recorde que nunca será superado ao vender, na época, 75 milhões de cópias - hoje já passamos de 100 milhões, antes da morte de Michael Jackson.

Nos anos 90, o início do declínio, com o equilíbrio imagem + som = sucesso e dinheiro perdendo força: a imagem sobrepôs cada vez mais ao som. Os computadores passaram a "maquiar" vozes, a informática cresceu, progrediu, a Internet apareceu com certa força, as boys-band floresceram e o fenômeno dos cantores e bandas bons no CD e ruins ao vivo passou a se tornar cada vez mais comum. Tudo isso evidenciado na segunda metade da década. Justamente o período de cinco anos em que Michael Jackson declinou vertiginosamente, já que até 1994 e 1995 ele ainda era quase uma unanimidade.

Anonymous said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

E chegamos à década de 00. A Internet explodiu, junto com a Informática, no que ficará conhecido nos livros de história como "Revolução Digital", sem dúvida. Muitas tradições foram quebradas impiedosamente com isso. Só para citar um exemplo bem rústico, Kléber Bam Bam, aquele bombado acéfalo de algum Big Brother, gravou um CD. Cantando afinado, porque programas de computador o tornam afinado. Recentemente, foi a vez de Maguila (!) virar cantor. Gwyneth Paltrow é cantora. Paris Hilton também. Todo mundo canta, todo mundo tem seus "cinco minutos" de fama na música. Banalização total.

Foi a década em que Michael Jackson desapareceu da música. Foi a década em que Michael Jackson morreu. Junto com a música.

Não acho que seja coincidência o fato de ele estar presente, dentro desta linha de raciocínio, no nascimento, auge e fim da música, e acho que o fator histórico de sua morte vai além do que o nosso imaginário supõe. E se é difícil ser fã de Michael como pessoa controversa que ele era, é fácil, muito fácil, ser fã da revolução que esse cara provocou na música, em quase todos os aspectos. E isso tudo agora é apenas imagem de arquivo e passou a pegar poeira após o dia 25 de junho. Daqui uns anos, essa camada de poeira será tão grande que sobrarão apenas as porcarias que são feita desde os anos noventa e que não duram um verão inteiro, na maioria das vezes.

Michael Jackson morreu junto com a música. Mas para quem o viu, sua música certamente não morrerá.

Cezar Fittipaldi said...

Mick Jagger, David Bowie, Diana Ross, Elton John, George Michael, Roberto Carlos. Tem muito obituário bom para se escrever e muita comoção artificial para ser criada por aí.

Rodrigo Mattar said...

Tanta comoção quanto Michael Jackson? A morte de Kurt Cobain me despertou mais espanto e lamento que a de MJ, tão inesperada quanto mas muito menos surpreendente. Jacko não batia bem da cabeça havia anos. Cobain foi triturado pela máquina do sucesso, não soube segurar a onda e se matou. Costumo dizer que o rock and roll morreu com ele em termos de atitude, no já distante ano de 1994.

Anonymous said...

oohh. o Roberto carlos, a xuxa, a madonna... Imagina qndo chegar a hora deles!!!

Anonymous said...

...M.C., manda: Cheguei atrasado...Gostar do Paul, eu notei, voce não gosta mas qual o seu gosto musical ? Bom, eu adoro o Paul ! Sempre gostou de dindin... Autentico. O que fazem hoje ele queria fazer com os Beatles há.....40 anos atrás ! Sem contar que é um tremendo músico ! Ele e Quincy Jones juntos, hein ? O que voce acha ? Será que trabalharam juntos... Não me lembro, digo a verdade ! Tô ficando gagá. Tem agora uma banda num joguinho, sei lá, vi na internet..... The Beatles Rock Band ! Ele, Ringo, a víuva macabra do John( Ninja...com certeza ! Get Back ! Pô, não atendeu ao pedido do Paul e a band sifú ! ) e a viúva do "My sweet Lord" Harrison. Duvido que ele mergulhasse no Ganges... Se for lá, Não mergulhe ! Foi lá... e mergulhou ? Louca ! Leu " O TIGRE BRANCO " ? Leia. Tem idiota de esquerda que acha o John... de esquerda ! Andando de Rolls Royce e comprando o Dakota .... na época... Será que viraria um hotel ? O Bono, de esquerda, HA !... com certeza, está fazendo um hotel num prédio centenário que tá dando quiprocó danado lá em Dublin ! Entre uma ongada e outra, dindin... Quando for a Irlanda, vou me hospedar lá. Tenho que abrir uma ONG e pegar uma grana com o Lullalá...O U2 quer porque quer mudar algumas características da construção no centro da cidade...Coisa cara... Seria John um baita empresário do ramo hoteleiro e se um maluco desgraçado... Ah, não vamos lembrar de um triste episódio. Já basta o avião da air Frnace, não..da Farah... não ! Do Senado e do presi defendendo o Sir ney ! Não...do Michael ! E acharão o guru George de esquerda também ! Esquerda no poder está claro. É situação moçaaaaaaaada ! Povo tonto. Adoro os caras...os músicos ! Até o Ministro Berto Gil Berto. Caetano...Já te disse que uma vez cruzei com o Leãozinho, na Niemeyer, ele numa baita Mercedez Benz ? Fantásticos. os dois brazucas. Agora, pegar o Paul láááááá em 1983 ou 1984 e "acusá-lo" de pé frio... Nossa ! Cê não gosta dele mesmo ! Mas, gosto de todos ! Adorava o Fred ! Adoro o Elton( Tá perdendo a voz... ). Até do Roberto Carlos passei a gostar ! Bicho ! Negro Gato é duca, mora ? Até do esquisitão que acabou de morrer eu gosto ! Até hoje não sei fazer o moonwalker... Prefiro Ebony and Ivory a Black and White. E voce ? Por causa do Miltão Nascimento ! " Certas canções que ouço. Cabem tão dentro de mim. Que perguntar carece. Como não fui eu que fiz ? " Por causa de ...." Ebony and ivory live together in perfect harmony
Side by side on my piano keyboard, oh lord, why don't we ? " Olharam pro piano e pimba ! Eureka ! Tenta fazer ! Tentei e não consegui. Fogão, sofá... Cama, neguin é safado tem muitas ! Vaso sanitário ! O que muita gente escreve e o que escrevo cai bem lá....xiiiiiiiii ! Tá dando certo !
Gênios são gênios... Paul e Stevie . Miltão e Fernando... Leu a VEJA ? Ser dependente de anestésicos poderosos...Coitado do Michael..Onde o Paul se encaixa aí eu não sei. UAL ! Repetindo gosto dele. Do Michael ! Apesar que a parceira Paul e Michael foi fraquinha. Sinceramente, prefiro a irmã dele, do Michael, boa pacas... EPA ! Se meter com criança não é meu prato... Gosto das lobas. A Latoya tem quantos anos ?

Anonymous said...

[p]Just like in our college, you can find that many girls are in UGG snow boots, and one of my friends was once asked by me that why she tended to buy this brand, not others, she said resolutely that she only trusted this brand, because it guaranteed her the quality and gave her the sense of superiority . Ugg Boot Sale: [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] What to Expect There are numerous questions regarding ugg boots sale especially for online stores . The UGG snow ground boot originated in Normal [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] 0 7 . The UGG bailey [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] button features an oversized button and it is open on one side of calf . new fashion UGG Bootsnew fashion UGG Boots UGG Boots Company was established in 1925 in Herzogenaurach, Germany, by Adolf Dassler for the manufacturing of athletic shoes . We utilize them to stroll plus dance . The delicate sheepskin is often damaged if harshly scrubbed . An ideal look for Spring/Summer, these flat boots have a fresh design with the kimono flower etched into the boot.[/p][p]While you can go straight to the mall or an store, some savvy online shopping can save you big bucks . They show their worth and worth for a [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] lot of years to can be found as shortly when you make an purchase in them . s . You can wear fashionable to buy something and Kate Winslet combination of a complete intellectualinternet shop, all the chorus line at the foot of praise UGG comfort and was seen on the beach in Australia to keep their feet warm when they came to water . This fashion you can absolutely eliminate fat, because the food items that you will probably be eating in your diet [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] regime are the forms of food items that will make you lose your hunger cravings . In the 1960s Australian surfers would put on Ugg boots to warm their feet after coming in from riding the waves, and people in Australia would often wear Ugg boots around the house during the mild winters . For your final feel, it is possible to wear canvas shoes or loafers, with no socks . Even though enough time gave their own becauty in reserve, that they also unique its captivating.[/p]



[url=http://www.velihietameri.com/joomla/index.php?option=com_phocaguestbook&view=phocaguestbook&id=1&Itemid=16+Result:+chosen+nickname+"Robbza96";+captcha+recognized;+success+%28from+first+page%29;+BB-code+not+working;]Here Offer the discount MBT shoes online with high-quality 4o[/url]
[url=http://globomidia.com.br/www.facebook.com/plugins/likebox.php?href=http%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fglobomidia&width=210&height=62&colorscheme=dark&show_faces=false&border_color&stream=false&header=false]Here Offer the discount MBT shoes online with high-quality 7z[/url]
[url=http://www.achsensprung.net/index.php?page=forum&action=newanswer&threadid=16041&_f=0+Result:+chosen+nickname+%22Robmot86%22;+success;]Here Offer the cheap MBT sandals shoes online with good quality 6b[/url]
[url=http://faroldigital.org.br/forum/ucp.php?mode=confirm&confirm_id=715827db0041456679d794c8eac1e377&type=3&sid=de397a4bc204372e43a2733d74c3a280]There Offer the discount MBT sandals for men online with high-quality 7w[/url]
[url=http://endodonticdoctor.com/includes/guest/index.php?showforum=1]There Offer the discount MBT sandals for men online with high-quality 4t[/url]