Thursday, September 13, 2007

F1 não é corrida de carro?

A perda dos pontos no Mundial de Construtores e uma multa de US$ 100 milhões. Eis a punição para a McLaren no caso da espionagem.

Reproduzo um trecho da minha coluna de ontem no GPTotal:

"(...)Por mais que anseie por um bom campeonato, disputado nas pistas, o que não tem acontecido de fato, não consigo imaginar uma punição para a equipe que não atinja os pilotos. Pois, ao que me consta, nem Alonso nem Hamilton disputaram este Mundial a pé, pois não? É a bordo de dois McLaren que eles competem, ou não?(...)"



Para mim, é pizza.

E para você?

20 comments:

Anonymous said...

Alessandra,
Achei tudo muito normal. Para falar a verdade, ficaria surpreso se efetivamente fosse dada uma punição justa. Mas num ambiente onde prevalecem intereses econômicos e políticos não poderiamos esperar outa coisa.
Agora ficam algumas perguntas: A McLaren teria algum interesse que Alonso ganhe o campeonato? Será que veremos o carro de Alonso quebrar em alguma corrida? Quem será o campeão afinal?
Acho que as respostas são bem óbvias, não é!?

Anonymous said...

Meia muzzarela meia calabresa!

Mas pensando bem, se a Mclaren fosse excluída do mundial já havia outra pizza no forno... a transformação da atual equipe em Mercedes o que eliminaria totalmente a punição. Além disso, o relacionamento próximo com David Richards e sua Pro Drive também seria outra possível pizza.

O que eu quero saber agora é o seguinte: a Pro Drive correria na próxima temporada com motor, cambio e chassis McLaren. Vale o desse ano ???

Anonymous said...

Pizza, bem cara, mas pizza.
Afinal para quem vai o dinheiro da multa? para a FIA? Belo negócio esse de multar.
A Ferrari não perdeu tempo e fez o seu comunicado sobre prevalecer a verdade e violação as regras pela MERCEDES VODAFONE Mclaren. Os executivos de Maranello devem adorar os da Vodafone e de quebra apimentam a próxima e difícil tarefa de Dennis, explicar e acalmar o imbrólio aos parceiros.
No mais a grande punição é moral, o título será de fato café com leite, como voce bem disse na sua coluna no GPTotal, e a McLaren seguirá com uma desconfiança eterna. Afinal por que a McLaren encontrou tão rápido o acerto dos pneus japoneses e a Renault não? Será que apenas se abanaram com os documentos da Ferrari ou consultas mais demoradas foram feitas ? No final Dennis e Lula não sabem de nada.

Anonymous said...

Mas outra pergunta não cala. Permanece ou não Alonso na Mclaren em 2008? Volta para a Renault? troca a competitividade pelo dinheiro da Toyota? Não deixa de ser um desafio a Lá Shumacher e Ferrari em 96.
Nelsinho Piquet deve estar sem dormir.
Não acho impossível permanecer em Woking, um título mundial pode fazer milagres , tri então.

Anonymous said...

UMA VERGONHA!!!

Unknown said...

O que é 100 milhões de dólares para a Mercedes? Nada, absolutamente nada. Ron "pareço com o Lula" Dennis vai continuar com seu ar prepotente na Fórmula 1, os principais integrantes da equipe também, perder pontos no mundial não vai fazer o Lula careca e sem barba chorar de novo. Ser um time grande em qualquer esporte, é muito bom.

Anonymous said...

Eu concordo. Eles não correram a pé, pois assim só chegariam à frente das Honda... Mas e pensando bem... Se fossem Allbers e Iddle dirigindo as flechas de prata? Os pilotos fizeram sua parte e ganharam as corridas. Se o carro era copiado, não foi por culpa nem obra deles.
Lembra no filme Grand Prix, quando na corrida de Mônaco o piloto americano Pete Aron para nos boxes e avisa que as marchas estão engasgando? Ai quando está tomando uma bronca do chefe de equipe ele responde sem pestanejar: "-Eu não o construi este carro, eu só o dirijo!" Penso que serve prontamente ao Leôncio e ao Hamilton. Eles só dirigem... Alías mesmo não gostando muito do Leôncio adimito: Ele PILOTA!.

Anonymous said...

Pizza!!!
Depois que a Ferrari se diz satisfeita,o que posso dizer!


Jonny'O

Anonymous said...

Penso também que isso tudo sairá mais caro para Ron Dennis. É provável que receba uma pressão da Mercedes para vender sua participação na equipe a um preço "de banana" para a montadora alemã que, por sua vez, limparia sua reputação eliminando a "banda podre", quem sujou o nome na história.
Ano que vem, acredito, teremos a equipe 100% Mercedes Bens, carregando o número 1 pelo título de Hamilton. E segue o bonde...
Aposto que a turma da Ferrari, Briatore e cia. não ficariam nem um pouco triste caso não tenham que encontrar com o "simpático" Ron Dennis a cada corrida.

Anonymous said...

Marguerita Gigante!!!

Anonymous said...

Pizza.

Agora só resta torcer para o Alonso ser campeão e mudar-se para a Renault, deixando a McLaren sem título e sem o número 1.

valéria mello said...

Pizza total, já que a parte mais vistosa a McLaren vai ter: o campeonato de pilotos.

Só não resolvi ainda a dúvida: não disputaram o campeonato a pé X serem punidos pelos erros de outros.

valeriaterena said...

A dúvida da xará aí em cima é também minha. Seria justo que Alonso e Hamilton fossem punidos pelo erro alheio?
Mesmo assim é pizza! Marguerita.

Blog F1 Grand Prix said...

Não acho errado não. Seu eu fosse membro do Conselho Mundial, teria feito exatamente a mesma coisa.

Grande abraço!

Eloisa said...

eu quero ler as transcricoes, o por que da multa, sera q nao usaram mesmo? eu tambem acho isso, a pé eles não foram...

Anonymous said...

Alessandra achei a punição coerente com a realidade, não sou fã do Alonso, mas acho que ele é atualmente o melhor e está certo quando diz que trouxe 7 décimos para a Mclaren, duvido que com o Hamilton e o Raikkonen, por exemplo, a equipe inglesa estaria tendo este rendimento. E o contrário também vale, se a Ferrari tivesse contratado o Alonso pra substituir o Schumacher, estaria ainda na briga. Por isso, desde antes do veredicto do Conselho da FIA, era a favor de uma punição apenas a equipe e não aos pilotos. Não quero dizer que o carro não faça diferença, senão Heidfeld estaria na briga pelo título, mas entre as duas grandes, Fernando Alonso é que tá fazendo a diferença, como acontecia com o Schumacher. Do mais, como amante de Fórmula 1, penso que a categoria foi muito feliz com a não exclusão da Mclaren, o que seria, "no mínimo, no mínimo", uma "tentativa" de sucídio por parte da FIA. Rrsrsrsrsr.

Anonymous said...

Eu teria aplicado alguma punição aos pilotos, mas não a mesma da equipe. De formas diferentes, equipe e pilotos se beneficiaram. Como disse o Ron (Groo, não Dennis) em sua citação, o piloto não faz o carro, só dirige, mas não há como dizer que eles não se beneficiaram da ajuda externa que o corpo técnico da McLaren teve. Quanto ao dano causado pela punição, acho que foi enorme e foi o justo, porque sim, Alessandra, f1 é corrida de carros, eu não enxergo como ganhar a taça de pilotos e perder a de construtores dessa forma possa ser considerado total impunidade. O construtor do carro foi severamente punido.

Anonymous said...

Olha, eu estava lendo o Blig do Gomes e reproduzo aqui o comentário que fiz lá...

Eu trabalho na área de Inteligência Competitiva da Embratel... Eu vivo ligando para os call centers das outras operadoras, inventando personagens, para descobrir seus lançamentos em termos planos e preços... E ainda tenho colegas que já trabalharam comigo aqui e ali que hoje ocupam posições semelhantes na Telefônica, Brasil Telecom e Oi e vira e mexe trocamos boas informações em butecos...
O mundo é assim mesmo e realmente não tem nada de pizza na decisão...
Eu como Ferrarista confesso que me subiu o sangue ao ler os e-mails, mas li tudo até o final e a decisão é justa, principalmente porque ela ressalva a tão comentada \"delação premiada\"...
E foi isso mesmo... Tivessem os e-mails chegado por outra fonte, Alonso e Hamilton estariam também com seus pontinhos zerados...
Honestamente estou feliz porque não houve a tal pizza como no caso Renan... Pizza, não, PALHAÇADA mesmo porque os covardes do lado de fora disseram que votaram a favor da cassação...
Agora eu prefiro torcer pelo Hamilton, porque eu já levei surra demais do espanholzinho... Mas isso é só coisa de torcedor...

Alessandra Alves said...

amigos, desculpem a falta de respostas a todos.

estou preparando um post que responde e/ou comenta o que foi dito por todos vocês.

aguardem!

Anonymous said...

Deixou de ser Alessandra...

Wallace Michel