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Encerrada a temporada, chega o momento de eleger os melhores da Fórmula 1 em 2007. A-do-ro eleições do tipo "o melhor" de qualquer coisa. Convido os amigos a ler minhas escolhas e a apresentar suas próprias, inclusive com a liberdade de criar novas categorias.
Como não existe Oscar da Fórmula 1, crio o Troféu Fangio, em homenagem àquele que, mesmo superado em termos de títulos, é considerado o melhor de todos os tempos - o argentino Juan Manuel Fangio. Daria o nome dele ao prêmio nem que fosse apenas por sua simpatia e gentileza, características que vi de perto, em um memorável encontro com a imprensa em São Paulo, no já longínquo ano de 1992.
Melhor piloto - discussão para mais de metro, e argumentos não faltam. Digo e reafirmo que o melhor piloto da atualidade, para mim, é Fernando Alonso, que reúne duas características raras na mesma pessoa. É arrojado quando precisa (vide Nurburgring 2007) e cauteloso quando convém. Quase uma mistura de Senna e Prost, o que parece impossível como misturar água e óleo. Mas 2007 não foi o ano de Alonso, que fez corridas irreconhecíveis, como o GP do Canadá. Custo a acreditar que vou dizer isso, porque continuo achando o finlandês um piloto displiscente, mas não há como negar que o campeão deste ano foi a personificação da eficiência quando era eficiência o que se esperava dele, além de ter ganho o maior número de corridas no ano. Portanto, Kimi Raikkonen.
Melhor carro - pode ter sido copiado da Ferrari, mas o fato é que o McLaren-Mercedes de 2007 é o caso de criatura que supera o criador. Não quebrou uma única vez neste ano e acaba sendo um caso raríssimo de carro rápido e confiável que não leva o título. Para que tenhamos certeza de que não basta, não, colocar um macaco no comando das máquinas... (adendo: lembrando que esta é uma referência à célebre frase de Niki Lauda, dizendo que os Fórmula 1 atuais são tão fáceis de pilotar que até um macaco o faria.)
Melhor equipe - a Ferrari cometeu erros grotescos ao longo do ano e parecia ter se perdido ou estar acusando demais a falta de Michael Schumacher e Ross Brawn. Mas fechou-se em torno de Kimi com devoção, trabalhou com competência e fez o que precisava para garantir os títulos de Construtores e Pilotos. La famiglia continua dando as cartas.
Melhor desempenho em uma equipe média - Não dá para comparar o desempenho de pilotos do chamado G4 com os demais. Da mesma forma, há um claro desnível entre as equipes médias e as do fundão do grid. A BMW terminou em segundo no Mundial de Construtores pela desclassificação da McLaren. De fato, seus carros vêm em uma evolução notável. Não podemos nos esquecer de um detalhe: aquilo era uma Sauber, minha gente! Mas, honestamente, Heidfeld e Kubica não fizeram meus olhos brilhar ao longo do ano. Kubica protagonizou pegas eletrizantes ao final de algumas corridas, além de ter se recuperado plenamente depois de uma panca assutadora no Canadá. Mas, se a idéia é premiar alguém que não tem um carro voador e fez bonito, meu voto vai para Nico Rosberg, especialmente pela segunda metade da temporada. Torço para ver esse rapaz logo em uma equipe grande.
Melhor desempenho em uma equipe pequena - Fácil. Sebastian Vettel. O alemãozinho já mostrou qualidades ao acelerar o carro da BMW desde o ano passado como piloto de testes, mas seu quarto lugar no GP da China foi uma recuperação para lá de madura depois de uma lambança vexatória no GP do Japão. Este quarto lugar, aliás, talvez tenha sido o resultado mais expressivo de toda a temporada. Outra vez, vale a pena lembrar. A Toro Rosso, minha gente, é uma Minardi!
Revelação do ano - Ah, não vou nem perder muito tempo nisso. Lewis Hamilton fez história e só uma mente perturbada como a de Ron Dennis poderia ter feito o estrago que fez. De piloto popular e querido por todos, transformou Hamilton no anti-Cristo da categoria.
Fiasco do ano - Outra fácil: o desempenho da Honda. Pior que Spyker e Toro Rosso juntas, porque tem toneladas de investimentos por trás. Se o futuro do planeta dependesse da Honda, eu já estaria comprando minha passagem para Marte.
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Agora, é com vocês.
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E basta! Salvo aconteça algo de extraordinário, com este post vou dar um tempo nos assuntos de automobilismo. Sinto que os freqüentadores do blog que não gostam tanto de corrida estão já entediados. Vamos falar de música, de literatura, de poesia, de comportamento, da vida? Venham comigo e continuem lendo minhas colunas sobre automobilismo no GPTotal.
Saturday, October 27, 2007
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20 comments:
"Para que tenhamos certeza de que não basta, não, colocar UM MACACO no comando das máquinas..."
MACACO? MACACO ??
"Vamos falar de música, de literatura, de poesia, de comportamento, da vida?"
INFELIZMENTE...NÃO DÁ...
Oi Alessandra. Vi seu blog através do Bligroo. Vi que você criou o troféu Fangio. Mas já existe o Oscar F1. Dá uma espiada aí http://blogf-1.blogspot.com
Achei seu blog bem legal. Vou te adicionar nos meus links. Posso? Vou aguardar a sua resposta. Um abraço.
O melhor é aquele que teve competencia pra vencer!!
No caso Raikkonen e Ferrari!!
De uma passada no meu blog tbm
ate mais
Alessandra,
Aprecio muito seus comentarios e concordo com muitas das colocacoes. A unica ressalva que eu gostaria de fazer eh que nunca conseguiu-se (e nem sera possivel) comprovar que a McLaren copiou a Ferrari - a McLaren nao foi punida por isso e sim por informacao ter circulado a mais de uma pessoa do time. Infelizmente convencionou-se a questao a copia, mas isto nao existiu.
Eu também gostaria de distribuir alguns, como disse alguém na TV, "troféis"...
Troféu Fangio de Melhor Piloto — Kimi Räikkönen
Apesar de não ter sempre o melhor carro, venceu seus problemas de adaptação à nova equipe e aos desconhecidos pneus bridgestone. Além disso, superou, na pontuação e nas vitórias, o excelente Fernando Alonso (um dos melhores de todos os tempos) e o surpreendente Lewis Hamilton (um estreante que parecia veterano).
Troféu Corcel 2 de Melhor Equipe — Ferrari
A melhor equipe trabalha em equipe. Não satisfeita por ser derrotada em 2005 e 2006 com M. Schumi e R. Brawn, mostrou que pode ser campeã até com um bebum autista.
Troféu Ejaculação Precoce — Frank Warrall
Em agosto já havia anunciado a pré-venda do mega-livro Lewis Hamilton — King of the World, já antevendo que o gênio precoce Lewis conquistaria o título no Japão...
Como disseram, mesmo precisando de apenas 4 pontos, não foi campeão nem aqui nem na China.
Troféu Ejaculação Interrompida — Lewis Hamilton
Deve ter ficado uma sensação ruim...
Troféu W. Bush de Humildade — Hamilton & Dennis
Já estavam gastando por conta do título. Não satisfeitos, queriam ganhar bonito e acabaram perdendo feio...
Troféu Greenpeace de Ecologia — McLaren
Confeccionou 10.000 camisetas Lewis 2006 World Champion que agora foram abandonadas no Brasil para vestir pedintes e assaltantes e entupir bueiros.
Prêmio Nobel Especial de História — Ron Dennis
Esqueceu como ganhou o campeonato de pilotos de 1986 e repetiu a besteira de seus adversários. Quem disse que a história não se repete? \o/
Troféu Imprensa — Imprensas inglesa e espanhola
Mostraram que mais do que a verdade imparcial, o que a imprensa de qualquer país quer é ganhar dinheiro de acordo com o que mais convém. Elas provaram por a + b que a verdade não existe: tudo é uma questão do lado em que se está. Minta você mesmo!
Troféu Civilidade Mohandas Ghandi — Torcidas italiana e finlandesa
Mostraram que é possível torcer sem racismo nem estardalhaço. Uma fantasia de gorila basta.
Troféu Gagá Burreno de Narração — Narrador espanhol
Ele provou que, além de histérico, é louco e egocêntrico. Mostrando que não há nada que não possa ser pior...
Troféu Darth Vader — Lewis Hamilton
Iniciou o ano como um simpático e promissor estreante, mas sucumbiu às tentações do Lado Negro da Força (sem trocadilho).
Troféu Charles Bronson de Expressão Facial — Kimi Räikkönen
Kimi é o autêntico Jack "Coringa" Nicholson da F1. [Galeria]
Troféu Frase do Ano — Fernando Alonso
"Pra ser campeão ele tem de abrir uns 200 pontos de vantagem"
Fernando Alonso sobre Lewis Hamilton
Troféu Schumacher — Lewis Hamilton
Frase de Lewis: "Quando duas pessoas que querem ganhar estão na mesma equipa, temos uma pressão. É difícil manter o jogo limpo, como se nada acontecesse."
Troféu Miss Simpatia — Felipe "Massa Corrida"
Além do "Va cagare" ao amigo de infância Fernando Alonso, fez questão de sorrir com o título de seu companheiro de equipe. [Foto]
Troféu Chupetinha — Lewis Hamilton
• "Tia Fia, fiquei presinho na brita."
• "Tio Bernnie, pune ele! Pune! Pune!"
• "Tio Dennis, Alonsito não quer me passar o ajuste."
• "Tio Dennis, eu quero ganhar... eu quero... eu quero."
• "Paps, bate nele! Baaaaaaaaate!"
E terminou o ano chupando o dedo...
Troféu Maior Perdedor do Mundo — Ron Dennis
• Viu seu ex-piloto ser campeão mundial
• Viu sua arqui-rival ser campeã de construtores
• Já dava como certo o título de pilotos de seu pupilo, e perdeu para a arqui-rival
• Já estava feliz com a multa de 100 milhões, porque ganharia o título de pilotos... mas perdeu...
• Já contava com a enorme publicidade positiva que geraria em torno do programa de formação de jovens pilotos da união Mercedes-Benz e McLaren, o Campeões do Futuro. E deu-se mal...
• Via na FIA, no B. Ecclestone, no M. Mosley, na Rainha da Inglaterra, no George W. Bush e no Papa excelentes aliados (do Hamilton), e ainda assim perdeu
• Mesmo a arqui-rival tendo perdido Ross Brawn, M. Schumacher, Paulo Martinelli e Rory Byrne, não conseguiu vencê-la
• Continua no jejum desde o Mika Häkkinen
• Acabou colocando todos os ovos numa só cestinha, e deu-se mal
• Recusa-se a assumir a derrota e apela do resultado
• Sai derrotado, multado e com a imagem arranhada
• Está f*%#ido com a Mercedes
Outros troféus
• Troféu Stirling Mansell: Lewis Hamilton
(Antigamente o troféu era conhecido como Nigel Moss)
• Troféu RB "A culpa é do volante": Lewis Hamilton
• Troféu Rubens Barrichello: Felipe Massa
• Troféu Auréola de Lata 2007: Equipe Ferrari
Lição de vida 2007
Aquele que tudo quer, nada tem.
(Quem, no início do ano, apostou dinheiro em Lewis campeão achava que ia se dar muito bem, mas quem se deu bem mesmo foi quem apostou em Kimi no final do ano. hehe)
Abraços
Alessandra, só queria dar um premio especial a Jeson Button,o ingles mesmo com o ecologico Honda mostrou muito talento ,pontuou e fez algumas classificações surpreendentes ,houve até momentos em que fez ultrapassagens impressionantes se considerando a dificuldade atual na F1 e o carro que tinha nas mãos ,depois de um grande ano em 2004 e dar a marca sua primeira vitoria na F1 ano passado acho que ele foi o grande desperdício do ano.
E gostaria de sugerir mais um troféu ,"troféu sinuca",vai para a Super Aguri, o que será que eles estão desenvolvendo para o ano que vem?
Jonny'O
Aposto que o adendo veio após o 1º. comentário... Esses dias eu e meu maridão falávamos de F1 e ele lembrou a frase "Hoje em dia é mole! Não foi o Lauda que disse aquele negócio, como é que era?" E eu: "até um mac... Êpa!!! Completa você, que eu não posso, vão me patrulhar!"
idiotta digital: seu comentário me motivou a colocar o adendo. afinal, não é de supor que todos conhecerão a frase de niki lauda. acho que, agora, ficou claro.
savio: claro que pode, fique à vontade, e agradeço. vou dar uma olhada lá, sim, obrigada pela dica.
raissa: passarei, me aguarde!
fernando: você tem razão, a mclaren não foi punida por suposta cópia, mas pela circulação de informações sigilosas. talvez eu tenha embarcada em uma piada recorrente entre os mecânicos da ferrari, ouvida no paddock de interlagos. eles diziam que a ferrari ganharia de qualquer maneira, pois havia "quatro ferraris" disputando o título, em alusão às duas mclarens também.
hf: essa das camisetas da honda eu não sabia! quer dizer que houve quem pisasse mais na bola com a ecologia do que a honda, com seu carro ecologicamente correto e esportivamente encalhado?
jonny´o: bem lembrado, que pena o button. aliás, eu falava sobre ele dia desses com o meu filho. será que o button se tornará o alesi dos tempos atuais? o piloto certo na equipe certa, no momento errado? de qualquer maneira, jenson nos dá um exemplo vivo de como são nossas escolhas - e apenas elas - que orientam nossa vida.
aline: como expliquei acima, foi mesmo pelo comentário que fiz o adendo. achei importante, porque embora a comunidade voltada ao automobilismo conheça e repita esta frase à exaustão, não convém deixar dúvidas. e se fosse para chamar algum dos pilotos atuais de macaco, eu chamaria o raikkonen, que se vestiu de gorila para curtir uma balada com os amigos! mas, brincadeira à parte, que não fiquem interpretações dúbias.
Só para lembrar ,teve o "gorila" Vittorio Brambilla!
Jonny'O
Como não existe o Oscar? Meu amigo Felipe Maciel do Blogf-1 fez uma enquetona e deixou que os leitores dele escolhessem os ganhadores. E as categorias ele fez com a ajuda de uma 'academia' dirigida por ele, Rodrigo Lara do blog Mentiras e Lorotas, Bernardo Bercht do Dowforce e eu. Portanto uma academia meio sem crédito, como aquela de Hollywood mesmo, (kkkkk) e o pior ainda colocou sob minha responsabilidade escrever o post da festa de entrega dos premios. Conto com você por lá!
Bem mas quanto as tuas escolhas:
Piloto: Heidfeld, campeão do fundão
Carro: Mcrraris, ou seriam Ferraclarens?
Equipe: Ferrari
Desempenho: BMW sem duvida.
Pequenas: Super aguri!!!!!
Revelação: Lewis, ô!
Fiasco. Honda, honda, bra bra bra!
E vamos aos posts sem carros, que você faz como ninguém!
até tinha uma certa simpatia pelo austríaco deformado, mas depois dessa frase... que queime no inferno esse racista FDP. mas o que mais gostei no post foi a parte do 'basta',hehe...
ron: assim que eu tiver tempo, vou votar lá, me aguarde.
marcio: não, rapaz, não é nada disso! o lauda disse essa frase há muitos anos, sem nenhuma referência aos tempos atuais. e quando ele disse macaco, quis dizer macaco mesmo! sabe, daqueles de circo, que andam de monociclo? então, é isso.
putz, alessandra, isso pra vc ver como estou completamente por fora de automobilismo... prometo não comentar mais nada sobre o assunto, vixi!!
Sem dúvida o Kimi é um ótimo piloto um dia comente sobre meu campeonato de mentira por favor .
O vettel é um exelente piloto com o quarto lugar na China a Toro Rosso foi bem neste GP com o sexto lugar de Liuzzi
Também acho o Alonso meu ídolo um ótimmo piloto com os dois títolos em 2005 e 2006 um beijiho Gariel .
Show de bola Gabriel!!
Li em seu blog sobre a Benetton ,ela é realmente muito antiga, e antes de se chamar Benetton ela se chamava Toleman ,onde Airton Senna começou sua carreira na F1 em 1984.
Continue acelerando!
Jonny'O
Fiasco, a Honda?
Pode ser..
Mas muito maior foi o inglesinho prepotente.
Uma vergonha!
Talvez a maior da história da F1.
Olá Alessandra
Estou fazendo um desafio aos blogueiros de plantão.
A pergunta é:
" Se você fosse o Fernando Alonso, o que faria em 2008?"
a resposta deve ter no máximo 6 linhas e ser enviada até domingo para o email jorgepezzolo@uol.com.br
Conto com sua participação! pode especular a vontade!
Abraços
Jorge Pezzolo
Lista de blogs participantes:
Blig do Gomes
Blog Alessandra Alves
Blog do Capelli
Blog do Ico
Blog do Lívio Oricchio
Blog do Téo José
Blog F1
Blog F1grandprix
Blog Fábio Seixas
Blog Victal
Café com F1
Continental Circus
F1 Girls
Formula 1 PodCast
Grande Premio
Grünwald
Laje de Imprensa
Laje de Imprensa
Mundo aos Rolamentos
Pandini GP
Saco de Gatos
Velocidade
Voando Baixo
O tal do macaco-piloto já é conhecido no meio desde os tempos de Jackie Stewart, pois certa vez afirmou que na reta até um macaco aceleraria.
Luiz Eduardo
Curitiba
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