Friday, October 05, 2007

Espanha urgente!

.
Fato da maior relevância vale post de emergência.

O devotado leitor Rafael Duarte, que mudou recentemente para a Espanha, trouxe nos comentários abaixo uma amostra do que está acontecendo entre a fanática torcida espanhola, por conta da não-punição a Lewis Hamilton.

É triste, sério e grave, pela quantidade de absurdos escritos nos fóruns a que ele teve acesso, e principalmente pelo teor ultra-racista de alguns deles.

Com a devida permissão do Rafael, reproduzo seu comentário:

Update de Espanha...

Os caras estao FULOS da vida por aqui dada a absolvicao de Hamilton. Os jornais e os comentarios em varios foruns de discussao tratam o Hamilton com uma hostilidade gigante. Dizem que ele é "protegido" da MA"FIA" (Otima esta), etc, etc, etc...

O "As" publicou que "En cuanto al líder del mundial, Lewis Hamilton, a la luz de las evidencias no se le impone ninguna sanción." O "Marca" segue a mesma linha editorial.

O que mais me impressiona sao os foruns de discussao no site do "Marca". Os ataques dos leitores eh, para usar eufemismos, bem feroz, chegando a ter comentarios maldosos e racistas a respeito do britanico. Nao sei como o "Marca" autoriza esses posts. Nao devem fiscalizar isso. Impossivel. Pra voce ter ideia Alessandra, la vao alguns:

- "BASTA YA!!! Que no corra nadie en China!! Que corra el puto negro solo!! LAMENTABLE FIA!!! ATRACADORES!!! BASTA YA!!"

- "ESTE TÍTULO ESTA COMPRADO A TODO UNA ORGANIZACIÓN CORRUPTA-LA COMPETICION EMPIEZA A DAR ASCO-QUE TERMINE CUANTO ANTES EL CIRCO. DISFRUTA NEGRITO EL REGALO QUE TE HAN HECHO."

- "LO ACABAN DE DECIR... hijos puta de la MA FIA..."

- "Pues eso, ahora mismo Jaimito y Ron están con los pantalones bajados y la boca llena haciendo favores sexuales a los de la FIA para que no los sancionen."

Ui... Deu pra sentir o clima?

To colocando como esta la... Creio que aqui só tem leitores adultos, e achei que colocando na integra os leitores aqui e voce, Alessandra, iam sentir melhor a opiniao da imprensa e da torcida espanhola... Qualquer coisa me desculpe...

Abraco!


Considerações:

1) O nível de indignação não é muito diferente do que nos acostumamos a ver nos fóruns daqui, nos tempos de Schumacher e do brasileirinho que lutava contra o mundo todo;

2) Não botei muita fé na punição a partir do vídeo. Equilibraria o campeonato? Sim. Mas a FIA ia dar um mole desse para uma imagem clandestina? Mais fácil vaca voar.

3) Está ficando evidente que Hamilton não é o queridinho só de Ron Dennis, mas nada, nenhuma eventual injustiça contra Fernando Alonso ou contra quem quer que seja justifica a conotação racista das colocações.

14 comments:

Diego said...

Todo fanático é burro, mas nem todo burro é fanático. Eles estão beirando a burrice. Aliás, qualquer tipo de preconceito é burrice.

Anonymous said...

Puro lixo!
É o que tem na cabeça dessas pessoas.

Jonny'O

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Bernardo said...

O destempero e o racismo não tão com nada, mas indignação seria compreensível... Alguém aposta que, caso Alonso tivesse feito o que Hamilton fez em toda a santa volta com Safety Car, em Fuji, receberia o mesmo atestado de inocência do que a nova estrela Lewis?
Eu jogaria uma bela grana que o espanhol ao menos pegaria 10 posições no grid de punição... E aí é duro de aguentar, avaliações completamente opostas sob a mesma ótica e os mesmos fatos... Basta ver a punição do Kubica, que tb estava tentando uma ultrapassagem normal de corrida, só que o carro aquaplanou e tocou no Hamilton e aí levou o Drive-trough... Não dá, não dá... Campeonato pronto pro novo querido desfilar acaba com a credibilidade de qualquer julgamento da FIA

Herik said...

Sobre esse campeonato nada - ou quase nada - há mais a ser dito. Já foi para o ralo sua credibilidade há um bom tempo.
Sobre os comentários racistas... lixo, lixo, lixo. Mas me veio uma dúvida: será que se Massa estivesse no lugar do Alonso não ouviríamos, por "boa" parte da torcida brasileira, comentários com o mesmo conteúdo racista? Ou será que devemos acreditar na tese defendida por, entre outros, Ali Kamel (toc, toc, toc...), de que o brasileiro não é racista?
Penso que a resposta é bem óbvia. Não?

Anonymous said...

Alessandra por favor ,me desculpe ,acho que aconteceu algum problema que minha mensagem repetiu varias vezes,tire os repetecos!
Herik ,a gente anda se esbarrando pelos blogs ,mas acho que o Brasil não chega a tal ponto ,com exceções é claro ,ainda acredito que o maior preconceito do Brasileiro é social.
Com relação ao Hamilton ,é muito claro que ele cometeu um erro e que deveria ter qualquer punição ,seja ela qual for,o Ico em seu blog mostra com clareza o artigo em que se enquadra tal condição.
Tá dificil de engolir este final de campeonato, e olha que prometia,pelo menos quem sabe se este carnaval todo não termina logo na proxima madrugada e os preços dos ingreços do GP Brasil não sofrem uma deflação e a gente vai curtir tudo isso dando boas risadas.

Jonny'O

Rafael Duarte said...

Realmente isso eh vergonhoso...

Mas por um lado, compreensivel, embora nunca justificavel. O Espanhol eh um povo de sangue quentissimo. Nao leva desaforo pra casa. Como eles nao podem partir a cara do Hamilton (como foi postado em um comentario no Marca), o que lhes sobra eh partir para o ataque verbal. Ai qualquer coisa vale, fazer o que... Eh o povo, em toda sua sabedoria (To sendo ironico). O que eh vergonoso tambem eh que o Marca nao fiscalize esses posts. Seria de responsabilidade deles, ao meu ver, fiscalizar o que eh escrito em seus foruns de discussao...

A impressao que tenho, e tambem a torcida de todo mundo mais a dos pilotos conforme li no GrandePremio hoje, eh de que a FIA quer de qualquer jeito o titulo de Hamilton. A Inglaterra eh um dos paises com mais tradicao no automobilismo, e os caras ao ganham nada desde o tempo do Hill. O DC e o Button foram cheques sem fundo. Falando puramente em "business", seria interessantissimo (pra eles) que Hamilton levasse a taca.

O que desencadeou toda essa discussao foi a absolvico de Hamilton na cara dura. Poxa, os caras tiraram a punicao do Vettel SOH pra nao punir o Hamilton. Isso ta mais do que claro, e isso acabou por gerar toda essa onda de protestos. Tanto por parte do publico como por parte dos pilotos.

O que acontece eh que os pilotos tem uma imagem a zelar. Nao podem exteriorizar a sua indignacao como lhes eh sentida. Ou voces nao acham que o Alonso nao queria soltar um PQP!!! pra quem quisesse ouvir? Mas piloto nao pode falar palavrao ne? Agora o povo... O povo eh o povo.. Fala o que lhe der na cabeca. E em algumas vezes, como observamos, apela para as mais tristes colocacoes (racismo) para exteriorizar a sua raiva e indignacao...

Agora Alessandra, analiza comigo... Sera que se o Alonso tivesse sido mais diplomata e politico esse ano. Se ele tivesse sido menos passional e mais cabeca fria para com a equipe (e consequentemente mais esperto, ou alguem aqui eh de quebrar o pau e ignorar seu chefe?)... Sera que estaria passando pelo que esta passando?

Ok, ok... Teve (esta tendo) uma cartolagem digna do futebol carioca na F1 atualmente, mas ao meu ver, o Alonso tambem contribuiu para essa situacao devido ao seu "sangue quente"...

Abraco!

Alessandra Alves said...

bernardo: concordo com você. está muito nítido o jogo de cartas marcadas. o que é uma pena, porque o hamilton é um tremendo piloto, tem dado mostras disso. não precisaria dessa proteção toda para vencer.

herik: eu justamente falei da semelhança entre os comentários espanhóis com o destempero brasileiro porque tenho certeza de que, se em vez de alonso fosse barrichello, o ódio destilado seria o mesmo de parte do público daqui. não sei se chegaríamos a esse nível de racismo, mas também não duvido.

jonny´o: fica frio, essas coisas acontecem nas caixas de comentários eventualmente. também não sei se o brasileiro chegaria a esse nível de irracionalidade, pelo menos não "em público". que venha 2008! este campeonato do asterisco está mesmo de amargar.

rafael: antes de mais nada, desculpe pela minha ansiedade em publicar seu comentário na forma de post. mas eu achei tão relevantes as suas informações que não quis deixá-las restritas à caixa de comentários.

rapaz, você me fez lembrar de um crítico de cinema, o celso sabadin, que outro dia falou uma frase muito divertida: "nunca vi filme americano sem policial, filme italiano sem padre nem filme espanhol sem facada". kakakakkaka almodovar que o diga!

tenho uma veia espanhola, também, da parte de uma bisavó catalã e, sim, são nervosos esses caras.

a boa vontade com hamilton tem múltiplas raízes. favorecer o automobilismo britânico, dar publicidade a uma categoria teoricamente "politicamente correta" (sei...), fomentar um fato novo depois da aposentadoria de schumacher etc. o que é realmente uma pena. repito: hamilton é um tremendo bota, mostrou isso com seu arrojo na pista.

agora, eu concordo em absolutamente todos os termos sobre o que você falou a respeito de alonso. não tem jeito: a gente recebe na proporção do que dá. o cabra parece ter sido prepotente desde que chegou à mclaren, convencendo-se de que levou 0s7 a mais para a equipe. vai saber em quantas cabeças ele não pisou para receber esse tipo de tratamento dentro da própria equipe? causa e efeito, meu amigo, é isso...

Degas said...

Eu acho Hamiltom o melhor piloto da atualidade, já que Schumacher parou. Mesmo estreante, é melhor que a concorrência.
Alonso demonstrou suas fragilidades. Mostrou que, se não fossem os incríveis azares de Kimi Haikkonen em 2005 e a quebra de motor de Michael Schumacher no Japão em 2006, além de uma fantástica e consistente Renault
que tinha nas mãos, ainda estaria tentando o primeiro campeonato mundial.
Um grande piloto, sem dúvidas, mas nada especial. Na hora do "vamos ver", o inglês se mostrou superior.
Acho que Hamilton ele merecia alguma punição, mas naquelas circunstâncias de chuva o erro estava mesmo muito próximo de todos. Portanto 10 posições seria muito. Mas nenhuma punição é pouco demais.
E mais uma coisa: dizer que Hamilton é negro, só para quem nunca andou no Pelourinho, em Salvador. Ele tem, no máximo, alguma ascendência negra (o pai, por exemplo). Mas na Bahia ele é branquinho, branquinho!
A prova dos nove seria botar ele do lado dos tambores do Ilê-Ayê e ver se ele consegue acompanhar aquela malemolência linda que só os negros tem quando dançam.
Valeu!

Raissa Póvoa said...

Tambem acredito que Hamilton é queridinho e não é santo.
Mas mesmo com tudo isso quero que ele seja campeão e que mostre que o negro tem seu valor!!
racismo não tá com nada!

valeuuu

da uma passadinha lah no meu blog

Valéria said...

Lamentável, como toda a demonstração de racismo. Mas, nada surpreendente. Já houve várias dessas manifestações racistas no futebol espanhol.

rafael duarte said...

Update de Espanha...

Bom dia Alessandra. Que embolada que deu o compeonato nessa fase final, nao? Para que voce e os leitores do blog fiquem mais informados sobre o que se passa aqui na Espanha nessa fase final de campeonato, vou tomar a liberdade de colocar nos posts as ultimas novidades que a imprensa espanhola traz sobre o campeonato. Tudo contando com o seu consentimento, claro.

Bom, a grande novidade do final de semana era pra ser o abandono de Hamilton no GP chines, mas o que se ve estampado nos jornais e websites espanhois foi a declaracao do Ron "deus" (Ah que saudades das colunas do Edgard!) dizendo que a briga do campeonato era com o Alonso, e nao com a Ferrari... Bom, vamos as manchetes:

Marca

Ron Dennis: "Peleábamos contra Fernando Alonso"

Ron Dennis se quitó la careta que muestra ante los medios internacionales y enseñó su verdadera faz: la de padre de Lewis Hamilton. (...) La traducción de la frase es casi tanto como decir que prefiere perder a que Alonso se proclame campeón del mundo.
Eso sí, cuando unos minutos después atendió a todos los medios internacionales, ya más sereno, repitió el discurso de la igualdad de trato y que en el equipo McLaren no hay número uno. Sin embargo su credibilidad ya había quedado retratada.

........................

O periodico "As" segue a mesma linha. A publicacao tras de diferente uma entrevista com Ron Dennis e, segundo eles disseram, tratou muito mal a equipe de reportagem do jornal. Tomo a liberdade de colocar aqui a entrevista na integra:

¿Cómo se siente después de la carrera?
De una manera distinta a la que la mayoría de la gente en España se cree. Mi intención es ofrecer igualdad de oportunidades a ambos pilotos.

Sí, pero su reacción no ha sido la misma que con el abandono de Alonso
¿Por qué?

Le vi frío en Fuji y aquí no paraba de hacer aspavientos.
Cuando Fernando tuvo el accidente el coche estaba destrozado, ¿qué quería que hiciera? Lo cierto es que usted ha elegido sólo ver un lado de las cosas. Usted nunca viene a verme, nunca me pregunta mi opinión y se hace la suya propia.

¿Por qué no cree Fernando en McLaren ahora y tampoco para el futuro?
No discutiremos nada sobre los contratos hasta que termine la temporada.

¿Puede Fernando estar tranquilo para Brasil?
¿Ha visto usted algo que lo ponga en duda? No hay nada.

¿Y los problemas con las presiones en la calificación?
Las presiones de los neumáticos eran totalmente correctas y su vuelta fue buena para sus posibilidades.

El sábado Fernando dijo que usted debía callar más y decir menos mentiras.
Yo no criticaría a un miembro de la escudería. Nunca lo he hecho y nunca criticaré a un miembro de mi equipo.

¿La vuelta extra en Interlagos, teóricamente, debería ser para Fernando?
¿Por qué me pregunta cosas tan controvertidas y propias de la escudería? Nosotros siempre podremos justificar que nuestras acciones son justas e imparciales. ¡Se acabó!

Porque tenemos un piloto que no confía en su equipo
Usted no tiene a ningún piloto.

Pero es un piloto español...
¡Yo tengo a un piloto español en mi equipo! Usted no tiene a ningún piloto.

¿Así puede Fernando ser feliz en el futuro en McLaren?
No voy a hacer ninguna valoración de futuro. Esperaremos a después de Brasil.

..........................

Bom, acho que da pra entender... Se nao palavra por palavra, o contexto em si. Na entrevista, ele disse que ha igualdade na equipe, e que nao ficou desesperado no abandono de Alonso em Fuji porque era claro que nao havia como ele continuar a corrida devido aos danos no seu carro, o que nao se passou com o carro do Hamilton.
Disse tambem que Alonso nao teria com o que se preocupar no Brasil, e que essa historia de sabotagem por meio da calibragem dos pneus é besteira...

Bom, o clima ta assim Alessandra. O povo espanhol tem esperanca, mas se Alonso perder, com certeza vao dizer que foi sabotagem por parte da McLaren.

Abraco!

Groo said...

Sinceramente espero que Hamilton ganhe o título. Não como justiça por ser um piloto fabuloso, nem como injustiça por pilotar um carro irregular. Mas para que os espannóis espumem de raiva. E que Alonso volte para a Renault, seja coroado por lá como D. Lêoncio I, o chorão e caia no maior dos ostracismos...
Racismo ninguém tolera.