Tuesday, March 17, 2009

Top 5

No post "Vamos falar de homens (com todo o respeito)", mencionei que o francês Sebastien Loeb entraria fácil na lista dos meus cinco pilotos preferidos de todos os tempos. Falando em termos de atributos bem além da pilotagem, naturalmente. Os cinco abaixo listados não são todos pilotos geniais, mas não tenho culpa se, na discussão sobre o melhor piloto de todos os tempos, o item beleza passaria longe de totens do automobilismo, como Senna, Schumacher, Fangio, Prost ou Nuvolari.

Uma observação que, de certa forma, me causa alguma vergonha: os lindinhos aí de baixo são todos moldados praticamente na mesma forma - europeus, peles claras, olhos idem (quase todos). Eu adoraria apresentar uma lista mais miscigenada e politicamente correta. Fosse um rol de jogadores de futebol, seria fácil. De novo, a culpa não é minha: a Fórmula 1, esse funil estreito, é de fato a maior vitrine da elite branca mundial, para usar uma expressão que ele tanto usa.

Enquanto a Fórmula 1 não começa para valer e ficam todos aí teorizando (iludindo-se?)sobre os tempos da Brawn GP, com licença. Prefiro louvar a beleza do passado e do presente a me apegar a essa promessa de futuro.

Com vocês, os pilotos mais bonitos de todos os tempos:

François Cevert - o grande galã dos anos 1970. Com uma vitória apenas na Fórmula 1, morreu aos 29 anos, nos treinos para o GP dos Estados Unidos de 1973, em Watkins Glen, a mesma pista que assistiu sua única vitória. Morte trágica, horripilante: seu Tyrrell capotou e ele acabou degolado pelo guard-rail.




Alessandro Nannini - meu símbolo sexual na juventude. Outro que só tem uma vitória na Fórmula 1, justamente uma corrida cujo resultado eu detestei: GP do Japão de 1989, com a desclassificação de Ayrton Senna. Em 1990, sofreu um acidente de helicóptero e teve o braço direito decepado, depois reimplantado.


(que horror: um perde a cabeça, o outro perde o braço - qual será meu critério para eleger homens bonitos?)


Jenson Button - mais um que só tem uma vitória na Fórmula 1 (Hungria, 2006, a única vitória da equipe Honda). Button surgiu na Fórmula 1 em 2000 e foi logo alçado à condição de sensação pela imprensa inglesa. Escolhas erradas detonaram sua carreira (é, Jenson, nem todo mundo tem chance de consertar a própria vida...).


Fernando Alonso - caso raro de "beauty and brains". Beleza, cérebro, braço, talento, personalidade. Com dois títulos e 21 vitórias, é o maior vencedor da atualidade. Planeja ficar Fórmula 1 por pelo menos mais dez anos (palavras dele), o que pode contribuir para que suas estatísticas cresçam ainda mais.


Sebastien Loeb - o único piloto de fora da Fórmula 1. No último domingo, alcançou sua 50ª vitória no Mundial de Rali, ao vencer a etapa do Chipre. Pentacampeão, sempre pela Citroën, o francês de 34 anos é considerado o Schumacher do WRC, com a vantagem de ser incomparavelmente mais bonito.

11 comments:

Anonymous said...

Passo...

Amanda Roldan said...

Eu tinha um comentário pra fazer. Mas essa foto do Loeb me deixou sem palavras.

Volto quando parar de babar por ele.

Ron Groo said...

Acompanho o Caio.
Mas minha esposa votou no Nico, mesmo eu falando que o negocio dele... Deixa pra lá.

Anonymous said...

Eu voto na Mandy a mais bonita que já comentou aqui.

Rodrigo

Anonymous said...

Eu voto no......Kubica

Anonymous said...

Vou atrás do Tohmé ...

Jonny'O

Anonymous said...

É ruim, hein?
Minha esposa votou no Button, embora ache Alonso mais completo.
Respeito a opinião dela...mas passo.
Crabb

Anonymous said...

Linda voce, hein, Amanda (Mandy) !

Mas o Loeb é presença mesmo, tem um conhecido meu (q nem sei q fim levou) que é a cara dele, igual, só que mais alto

Amanda Roldan said...

Nossa! Desse jeito vou começar a achar que tenho alguma chance com o Loeb!

Anonymous said...

Vou lutar contra o machismo - o meu inclusive - e votar no Button. Mencão honrosa ao Alonso e ao Heidfeld de barba.

Sobre o alemão, a escolha tem um traco pessoal: uma amiga minha me acha parecido com ele :P

Anonymous said...

PS - Queria ser o Loeb só pra ganhar o coracao da Mandy e o da charmosa editora deste blogue!