Sunday, December 30, 2007

Rita, cê senta?


Tenho reparado que você raramente sorri nas fotos. Como a da capa da Rolling Stone deste mês, que veio louvar seus sessenta anos. Está com cara de saco cheio, como, aliás, convém a qualquer rock star. Nas páginas internas, mais carrancas. Há algum tempo, estive na Fnac, da avenida Paulista, e vi a exposição de suas roupas de shows de outrora, ao lado de fotos atuais, magra como sempre, envergando criações da Rosa Chá. Em todas, prevalece a cara azeda. Sorrisos, só de deboche. Evidente deboche, como dissesse: "Clica logo, moleque, a vovó aqui tem mais o que fazer."

Não vou dizer que você ficou triste com o tempo, que sua vida é amarga, que as fotos revelam a tormenta que agita seu coração. Não vou dizer isso porque não sei se é verdade, não te conheço, e não me parece verdade. Hoje, você faz 60 anos de vida, tem 40 de carreira, teve três filhos, ganhou dinheiro e conquistou fama, já é avó e vive há mais de trinta anos com um marido-parceiro que, ao que dizem, é ótima pessoa. Tudo isso é motivo o bastante para ser feliz, mas quem sabe o que vai no coração de cada um, não é mesmo? Conheço um monte de gente que fez coisas parecidas e vive chorando pelos cantos, ganhando felicidade só em pílulas. Cada um sabe de si e eu, na boa, sei tão pouco de você.

Devo ter lido 95% do que saiu na mídia, a seu respeito, nos últimos 27 anos. Só que uma coisa é ler o que sai na imprensa, outra é conhecer o objeto da mídia. Pelas revistas e pelos jornais, li que você tentou o suicídio, que estava com leucemia, que Roberto tinha lhe dado umas porradas. Mentiras, li tantas mentiras... Talvez por isso fui me habituando a não acreditar em tudo, até que cheguei ao ponto de não acreditar em quase nada. Por isso, entendo sua prevenção e sua defesa, na forma de caretas e carrancas. Se fosse comigo, acho que eu também fugiria de repórter o quanto desse, e faria como você, só dando entrevistas por e-mail, para ter a prova do que falei de fato.

No fundo, é tudo um grande toma-lá-dá-cá. Eles caluniam, você revida. Faça isso por quarenta anos e você criará calos, lógico. Quem te vê, ao vivo, reporta uma figura habitualmente tímida, com pressa de sair da linha de tiro dos holofotes. Parece que até os fãs incomodam um pouco e nessa eu também entendo, porque tem cada figura alterada que não é brincadeira. Nos últimos tempos, comecei a pensar que você prefere mesmo o amor bandido de quem mais ataca que elogia. Afinal, você deu sinal verde para o Henrique escrever esta biografia alucinada, narrada por uma personagem fictícia que odeia você. E também parece que gostou muito da peça estrelada pela Preta Gil, na qual ela faz um travesti que te seqüestra.

Eu poderia fazer um post homenagem dizendo que você pontuou minha adolescência inteira, que me ensinou fundamentos de feminismo, não com a teoria de Simone de Beauvoir, mas com a prática de empunhar uma guitarra, compor as próprias músicas, sem se importar se aquele era um ambiente predominantemente masculino. Eu, que por acaso acabei transitando em um ambiente também tão predominantemente masculino... Poderia dizer que, por sua causa, comecei a entender que um pouco de hedonismo não tinha mal nenhum nesta vida, o que em muitos aspectos contrastava com a moral católica do colégio em que estudei a vida inteira. Além de me fazer perceber, bem antes de praticar, que mulher também gosta de sexo, que não nascemos para ser objeto, mas sujeito, que a vidinha do disse-me-disse da dondoca dependente era um atraso total. E que o ser humano ainda tinha muito o que aprender neste planeta de caos, que a prova de sua involução eram os maus tratos que ele impunha à natureza, e que tudo isso era de uma burrice atroz, porque uma hora tanta crueldade irá se voltar contra nós mesmos.

Mas fico achando que, se eu disser isso, vou parecer tão piegas, tão sem graça que você, no fundo, vai odiar. Acho que hoje você só gosta de apanhar. Parece que, ao ser confrontada pelo ódio de personagens como a Bárbara Farniente, do livro do Henrique, ou o travesti, da Preta Gil, fica mais evidente tudo o que você fez naquilo que chama de "vidinha vulgar". Sua farsante, você sabe que de vulgar sua vida não teve nada. Pode parecer agora, cercada de bichos, de mato, de neta. Mas, na real, você sabe que mudou muitas cabeças neste país tropical, que entrou para a história, que deixou sua marca para sempre.

Eles atacam, você revida, difícil saber quem começou. No fundo, é tudo um grande toma-lá-dá-cá. Eu poderia me sentir agredida com sua cara feia na capa da Rolling Stone, achar que você só debocha da minha sincera admiração. E hoje, honestamente, já não me importa se seu próximo disco vai ser bom ou meia-boca. Você ja fez muito, como artista, já me sinto agraciada por ter fruído sua arte nesses anos todos. Já não me faz diferença se o próximo disco será inspirado como "Fruto Proibido" ou sofrível como "Bombom". Eu gosto de você, admiro você e não vou entrar no toma-lá-dá-cá que permeia todo o resto. Alguém, afinal, tem que quebrar a corrente. Pode fazer cara feia ou de deboche, nem ligo.

Parabéns, Rita Lee Jones de Carvalho!

///

Logo mais, saio para a Paulista, para minha segunda São Silvestre. Prometo contar tudinho depois. Bom ano novo a todos e obrigada pela companhia neste 2007!

9 comments:

Ron Groo said...

Alessandra, peço permissão para pular o tema do post. A carreira solo de Rita não me agrada muito.
Quero é lhe desejar um Ano Novo, repleto de realizações, felicidade, paz, amor, saúde pra você, seu filho, que ao que sei tem o mesmo nome de um dos meus, e para o Pandini, que está de férias do blog dele né?
Que 2008 seja iluminado.
Ah, eu ganhei um presentão, gostaria de dividir com você só não sei como. Ganhei a discografia em arquivo de mp3 de uma banda chamada Squirrel Nut Zippers, que faz swing como as big band´s americanas dos anos 30... Menina, quando ouvi algumas canções lembrei de você na hora...
Se quiser diga-me como posso enviar.
Abraços e boa sorte na Sâo Silvestre! Divirta-se.

Andréa N. said...

Faça uma ótima corrida, Alessandra, depois venho ler tudinho sobre.
Feliz Ano Novo! e Viva Rita Lee! Beijos.

Paulo de Tarso said...

Seguinte: a Rita está fazendo a cara que qualquer pessoa sensível, inteligente (no caso dela, inteligentíssima), crítica, informada e com mais de 50 anos faz. Aquela cara fechada ou debochada quer dizer: "Putaquepariu, faz 40 anos que eu falo, mostro, aponto, aviso, 'berro pra fazer silêncio e faço barulho eu mesma' e, no fim, é isso que fizeram? É isso que estão fazendo? Preguei no deserto? Falei com as paredes? Dei pérolas aos porcos? Dei pérolas a tão poucos? Aquela canção do Paul estava errada. "No fim o amor que você leva NÃO é igual ao amor que você faz"? E ele errou também quando disse "We can work it out". Certo estava o John quando respondeu: "Life is very short and there´s no time for fussing and fighting". O John tinha razão: o sonho acabou.

É difícil mesmo manter o bom humor. Aquela carinha sorridente, batendo um par de pratinhos de metal perto do microfone, com aquele coraçãozinho pintado na bochecha, ainda tinha muita esperança e muito humor pra dar de graça para todos. Ela só cobrou pela música e, mesmo assim, foi mal remunerada.
Mas tudo tem limite. Não dá pra ficar vendo o que restou da esperança e continuar sorrindo. Não dá pra ficar vendo o que fizeram, justamente aqueles por quem lutou, empunhando sua guitarra e seu sarcasmo como armas, e continuar sorrindo.
Não dá pra ficar vendo que berrou pra um monte de "nowhere men" que "don´t have a point of view", "know not where they´re going to" e que são "as blind as they can be, just see what they want to see!" e continuar sorrindo.
A cara da Rita é a cara de quem grita: "Yes I´m lonely... wanna die...", no sentido figurado, mas ainda assim um grito de dor.
Ela se sente só, muito só. Estou falando daquela solidão primordial, arquetípica, que sentimos quando estamos cercados por um mundo hostil, um ambiente opressivo com um monte de gente que não tem nada a ver com a gente. Aquela solidão que nos acomete quando não temos afinidade com nada nem com ninguém, só com os óbvios muito poucos. Aquela solidão que sentimos quando nos percebemos inadequados na festa; quando percebemos que não fazemos parte da tribo; a solidão que nos assalta quando estamos sós num país estrangeiro, do qual não sabemos o idioma nem a geografia.
Pra aguentar isso, só pegando o parceiro, os filhos, a neta e ir pro mato, recolher-se. E fazer cara feia.
Entendo muito a Rita. Ela deve, como eu, estar se identificando muito com o SHREK do primeiro fime. Ele só queria ficar no seu pântano, sem aquele monte de seres imbecis por perto. E quando eles se aproximavam, fazia caras horrendas.
Acho que a Rita tem sido até bem tolerante.
Falando em tudo isso, lembrei de uma outra mulher, igualmente corajosa, sensível, inteligentíssima, à frente do seu tempo, que berrou muito e não foi ouvida e que, por isso tudo, decidiu isolar-se no mato, com seus gatos, cachorros e outros bichos. Chamava-se HILDA HILST.
Garanto que a Rita sorri muito, quando lê os livros dela.

Luiza Prestes Karam said...

Rita Lee me influenciou, mas não com sua música. Em uma revista Capricho, li que ela pediu uma bateria quando fez 15 anos. Não queria festa, nem viagem, então, eu pedi uma guitarra para meu pai quando completei a mesma idade.

Alessandra Alves said...

ron: caramba, vou adorar receber esse som e desde já agradeço! acho que o mais fácil é enviar para o aalves77@gmail.com, pois o espaço lá é garantido. como estou saindo de férias e só volto no dia 10, não tenha pressa, pois não vou acessar o material tão cedo, OK? valeu, mesmo!

andréa: obrigada, querida, feliz ano novo para você também! e viva rita lee!

paulo de tarso: amigo, seu comentário ficou muito melhor que o meu post. obrigada!

luiza: pois é, essa mulher influenciou várias gerações. e, se hoje é fácil para nós transitarmos em ambientes antes só masculinos, devemos admitir que ela, no mínimo, nos mostrou o caminho, né?

Anonymous said...

Nice dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Say thank you you for your information.

Anonymous said...

[p]One Canada Goose slogan is, "Ask anyone [url=http://www.cheapcanadagoosejakke.com]cheap canada goose jakke[/url] who knows . This ultimate frying duo also possesses CookStar [url=http://www.canadagoosejacketoutletdk.com]canada goose outlet store[/url] all-stove base, which can be Fissler¡¯s energy-saving aspect that maximizes the contact between pot base and flame . [url=http://www.cheapcanadagoosejakke.com]canada goose jakke dk[/url] " . Your bird will demand attention from you all the time . ¡°They view the entire of Canada as this clean, safe, iconic place of wonder,¡± he says . Following up on their 2010 Canada Goose Chilliwack Bomber release,Drake and his October's Very Own crew (now well known as OVO) get together once again with the Toronto [url=http://www.cheapcanadagoosejakke.com]cheap canada goose jakke sale[/url] outerwear label on a 2011 version . [4]
In [url=http://www.canadagooseparkaclearances.com]trillium canada goose parka[/url] June 2010 the company opened a European office in Stockholm, Sweden, its first corporate office outside of Canada . What puts Canada Goose in an elite league may be a technical marvel developed by the [url=http://www.genuinecanadagoosevest.com]canada goose freestyle vest[/url] company.[/p]

[url=http://xn----otbagghbcig1afnk.xn--p1ai/includes/guest/index.php?showuser=1709]They are beautiful shop online statement made discount canada goose down8k[/url]
[url=http://www.filmredux.techline4teens.com/viewtopic.php?f=20&t=929285]we are beautiful shop online statement made canada goose5z[/url]
[url=http://www.nautisme-et-quartiers.infini.fr/spip.php?page=forum&id_article=36%2BResult:%2Bpage%2Btoo%2Blarge,%2Bnot%2Bfully%2Bdownloaded;%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robpac99%22;%2Bsuccess%2B-%2Bposted%2Bto%2Bfirst%2Bencountered%2Bpartition%2B%22http://www.nautisme-et-quartiers.infini.fr/spip.php?page=forum&id_article=36%22;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;+Result:+chosen+nickname+%22Robahz89%22;+success;]we are beautiful shop online statement made discount canada goose down0m[/url]

Anonymous said...

[p]Just like in our college, you can find that many girls are in UGG snow boots, and one of my friends was once asked by me that why she tended to buy this brand, not others, she said resolutely that she only trusted this brand, because it guaranteed her the quality and gave her the sense of superiority . Ugg Boot Sale: [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] What to Expect There are numerous questions regarding ugg boots sale especially for online stores . The UGG snow ground boot originated in Normal [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] 0 7 . The UGG bailey [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] button features an oversized button and it is open on one side of calf . new fashion UGG Bootsnew fashion UGG Boots UGG Boots Company was established in 1925 in Herzogenaurach, Germany, by Adolf Dassler for the manufacturing of athletic shoes . We utilize them to stroll plus dance . The delicate sheepskin is often damaged if harshly scrubbed . An ideal look for Spring/Summer, these flat boots have a fresh design with the kimono flower etched into the boot.[/p][p]While you can go straight to the mall or an store, some savvy online shopping can save you big bucks . They show their worth and worth for a [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] lot of years to can be found as shortly when you make an purchase in them . s . You can wear fashionable to buy something and Kate Winslet combination of a complete intellectualinternet shop, all the chorus line at the foot of praise UGG comfort and was seen on the beach in Australia to keep their feet warm when they came to water . This fashion you can absolutely eliminate fat, because the food items that you will probably be eating in your diet [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] regime are the forms of food items that will make you lose your hunger cravings . In the 1960s Australian surfers would put on Ugg boots to warm their feet after coming in from riding the waves, and people in Australia would often wear Ugg boots around the house during the mild winters . For your final feel, it is possible to wear canvas shoes or loafers, with no socks . Even though enough time gave their own becauty in reserve, that they also unique its captivating.[/p]



[url=http://robotikstudenter.com/forum1/listcat]Here Offer the discount MBT online with high-quality 3a[/url]
[url=http://www.antequltura.es/foro/posting.php?mode=quote&f=8&p=28300%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robcrp14%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the discount MBT sandals for men online with good quality 2s[/url]
[url=http://www.360news.gr/forum/posting.php?mode=quote&f=7&p=17439++++Result:+chosen+nickname+%22Robdda41%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the cheap MBT sandals shoes online with good quality 0d[/url]
[url=http://www.stroeblitz3.at/forum/posting.php?mode=reply&f=2&t=37995]Here Offer the discount MBT online with good quality 6m[/url]
[url=http://www.achsensprung.net/index.php?page=forum&action=newanswer&threadid=16041&_f=0+Result:+used+x_fields.txt;+chosen+nickname+%22Robwuh23%22;+registered;+logged+in;+success+-+posted+to+%22OffTopic%22;]There Offer the discount MBT online with high-quality 3h[/url]

Anonymous said...

[p]However it is disgrace, as consequence reduced temperatures, Need to work [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] and restrict from entire place . The most effective means for ordering a couple of Ugg boot holds true over the web in search of more respectable specifically little bit of an end of season sale . All boots inside our traditional Bailey assortment credit a gentle foam insole taken care of with genuine sheepskin and have a molded EVA brightness plus versatile outsole produced for exceptional comfort with everyone and every step . Their own shoes or boots are very classy, revolutionary and also well-known . Style: 5822 Black Cream Stripe Cable Knit Boots Light and flexible EVA outsole along with a suede heel guard provides durable wear all season long . T h i s s e t o f t w o d o e s n ' t w o r k t o w a r d s y o u r c a l f , a n d a l s o i s c o n s t r u c t e d o f w h a t e x a c t l y U G G t e l e p h o n e c a l l s " t w i n - f a c e s h e e p s k i n " . You will find [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] these shoes around UGG a pre-existing sale.[/p][p]Here is a little background on UGG boots, and some reasons why they remain in use today . If your looking for Cheap [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] Ugg Boots and Shoes at a Discount, we are here to serve you . discount womens ugg ultimate cuff chocolate [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] boots knockoffs Related Articles - ugg, boots, Email this Article to a Friend! Receive Articles like this one direct to your email box!Subscribe for free today! . Ugg [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] lorcano . Seeing next winter, the sparkle ugg boots latest focus on books that winter months vacation gear selection, wintry winter weather, specifically distant mountain tops, temperature ranges can frequently below the town a lot more than five levels . These shoes were, and still are, really popular because they were repeatedly spotted gracing the feet of soccer superstars Djibril Cisse and Arjen Robben, and they were a structured looking blue and white in fashion . The collocation with same color is the basic method of the UGG in this winter.[/p]



[url=http://ozeeya.com/ozeeyaforum/posting.php?mode=quote&f=5&p=729371%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robxim44%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the discount MBT shoes online with good quality 0x[/url]
[url=http://www.achsensprung.net/index.php?page=forum&action=newanswer&threadid=16041&_f=0%2BResult:%2BSERVER%2BERROR%2B%28host%2B140.129.26.90%29;%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robtgu09%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bregistered;%2Bprofile%2Bedited;%2Blogged%2Bin;%2Bsuccess%2B-%2Bposted%2Bto%2B%22Main%2BForum%22;+Result:+chosen+nickname+%22Robwkf75%22;+success;]There Offer the cheap MBT sandals shoes online with high-quality 7e[/url]
[url=http://robotikstudenter.com/forum1/2-svammel/3906-amerismoke-electronic-cigarette-electronic-cigarette-chest?limit=6&start=780%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robawq74%22;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robpom88%22;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]Here Offer the cheap MBT sandals for women online with good quality 1b[/url]
[url=http://s1.grepoforen.de/166/posting.php?mode=quote&f=2&p=43698%2B%2B%2B%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robevj13%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the cheap MBT sandals shoes online with good quality 8u[/url]
[url=http://www.darnus-bustas.lt/posting.php?mode=quote&f=7&p=1100+++++Result:+chosen+nickname+%22Robbjn72%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]Here Offer the cheap MBT online with good quality 2b[/url]