Sunday, September 30, 2007

Mamãe Natureza

.

Um belo dia, entediados com a supremacia de uma certa equipe e de um certo piloto, os homens que comandam a Fórmula 1 - plim! - tiveram uma idéia de gênio. Uma não, várias.

Em vez de atribuir uma diferença de três (ou quatro) pontos entre o primeiro e o segundo colocados da corrida, vamos diminuir isso para dois.

Em vez de só os seis primeiros pontuarem, vamos distribuir pontos para os oito primeiros, assim dividimos melhor o bolo.

Em vez de deixar correr solto, cada um cuidando da própria vida, vamos interferir o máximo possível nas estratégias das equipes. Vamos mexer na classificação, nos pit stops, no uso dos pneus.

Ah, e isso está ficando muito caro. Desse jeito, não há patrocinador que agüente. Vamos otimizar o uso dos motores. Que durem duas corridas. Não dá? Pisem menos, problema de vocês.

E assim, todas as invencionices da FIA resultaram em um imenso, fenomenal, incomparável nada. Nada aconteceu: os grandes continuaram dominando, as corridas ficaram cada vez mais modorrentas e previsíveis.

Boas corridas em 2007?

Fácil: Nurburgring e Monte Fuji. Em comum: chuva.

Mas ora vejam! Depois de tantas mudanças no regulamento, a única coisa capaz de trazer alguma emoção à Fórmula 1 são prosaicas gotas caídas do céu.

Nurburgring e Monte Fuji, na minha opinião, não foram boas corridas, foram provas confusas. De bom, nas duas, apenas duas relevantes ultrapassagens: a de Alonso sobre Massa, no GP da Europa, e o pega à la Arnoux-Villeneuve entre Massa e Kubica. De resto, rodadas, escapadas, erros justificados pelas miseráveis condições da pista.

Mas é o que temos. Que desabem as nuvens sobre Xangai, semana que vem. Dos conselheiros da FIA, os que se esforçam para tornar a Fórmula 1 uma categoria interessante, de longe, o mais competente é São Pedro. Por enquanto, uma prece a São Jorge (Benjor): chove chuva, chove sem parar...

18 comments:

rafael duarte said...

Decepcao pura por parte do povo espanhol...

Abracos!

Gustavo Alves said...

Brou,

Realmente foi fantástica a corrida. A Fórmula 1 já foi mais sem graça.

Mojo said...

Não entendo esse povo que acompanha a F1.

Emoção mesmo só na cabeça do Galvão.

Essa categoria é diferente de tudo no mundo desportivo.Até dentro da esfera automobilistica é uma exceção.

Não falta dinheiro , não falta piloto bom , a tecnologia é sempre de ponta , os tempos teimam em baixar , é o supra-sumo da competição em todos os sentidos.

Uma batalha industrial travada olhos nos olhos dos adversarios em um campo de batalha dividido no mesmo momentos.

Jovens no comando das maquinas , com a adrenalina a mil.

Como reclamar de uma batalha a 300km/h???

Eu particularmente não gosto de prova chuvosas e confusas.

Fiquei entristecido com a batida do Alonso , apesar de torcedor da McLaren.

Quando as piores corridas da F1 esse ano , foram os fim de semanas sem provas.O intervalo entre o Barein e Espanha foi angustiante , que o diga Stepney e Coughlan.

E os melhores foram todas as provas.

Anonymous said...

Concordo Alessandra, essas regras artificiais tiram o brilho da coisa.
É uma forma de equilibrar a competição que não tem equilibrio ,confuso não?
Se analizarmos a questão competitividade ,ela existiu somente entre 66 a 83 ,foram 18 temporadas onde as equipes eram mais importantes que as fabricas.
O problema é que o telespectador mudou, ele não aceitaria ver corridas como eram nos anos 50 e 60 por exemplo, é a Nascarização do automobilismo,uma vitoria dos Americanos.

Jonny'O

Alessandra Alves said...

rafael: jogaram a toalha, foi?

gustavo: pois é, só com chuva mesmo.

mojo: então, a gente reclama mas não desgruda, né? corrida de manhã, corrida à tarde, corrida na madruga, lá estamos nós. é que nós, o povo mais velho (não sei qual é sua idade...), nos acostumamos a ver, na média, temporadas mais disputads, corridas mais emocionantes.

jonny´o: em seu livro "pela glória e pela pátria", o mestre eduardo correa defende a tese de que sempre, em toda a história da fórmula 1, houve ciclos de dominação. o que parece o grande erro da fórmula 1 atual é querer, de forma artificial, forçar um equilíbrio que, comprovadamente, não acontece. mas me diga: seu coração ferrarista já se conformou?

um comentário adicional sobre a corrida: morri de pena do jovem vettel chorando depois da grande barbeiragem que cometeu. mas ai se sou eu que faço isso, no trânsito!!! me distraio e, pumba, no carro da frente. "só podia ser mulher!!!". injustiça...

Café com F1 said...

Pois é, até Spa que é Spa conseguiu ficar chata!
Podiam inventar de colocar caminhã pipa molhando as pistas antes das corridas :-)

Anonymous said...

Exatamente Alessandra ,para se ter uma F1 dos sonhos as fabricas teriam que estar bem longe dela ,o que é impossivel hoje,então é aquele dilema, se o melhor vencer de forma arrazadora como acontecia com o Shumy ,é aquela gritaria ,então esta forma atual é o caminho,talvez para a maioria.
Muito triste isso.
Agora ,em relação ao campeonato ,o Hamilton só perde se quizer.
E não venha você me dizer que não é Ferrarista ,como disse no post anterior ,talvez vc mesma não saiba ,mas aquele post foi uma declaração de amor (talvez inconsistente )a NOSSA belissima Ferrari.

Jonny'O

rafael duarte said...

Olha Alessandra...

Esperanca eh a ultima que morre, mas eles estao descrentes no tri-campeonato do Alonso... Como o espanhol mesmo disse, somente com um milagre.

Hamilton tem sido regular pra caramba desde o comeco do ano. Isso todo mundo ja sabe. O cenario que poderia ate ser possivel seria um abandono de Hamilton na China ou no Brasil e outra corrida na qual Alonso desconte mais de 2 pontos. Pode acontecer? Pode, mas acham dificilimo principalmente olhando o retrospecto do ingles nesse ano.

A impressao que eu tive eh que os torcedores aqui vao olhar as proximas corridas mais "pra ver o que acontece" do que por torcida propriamente dita...

Abraco!

Ron Groo said...

Oi Alessandra, permita-me discordar. As corridas foram boas sim, e foram boas porque foram confusas. O imponderalvel ou como dizia Nelson Rodrigues, o Sobrenatual de Alemida (ainda que a chuva seja natutal. E cuidado com as palavras. Vai que os mandantários da F1 leêm você e resolvem que para ter emoção na f1 eles vão por asperssores de água pela pista à fora? Pra manter molhadinha...
Ah! Lembra daquele post que eu disse que ia fazer a algum tempo atrás com a ótica do Galvão Bueno?
Então ele está nop bliggro e é também sobre a corrida de ônibus que te convidei... Olha lá e por favor me diz se consegui emular bem o GB...
Obrigado

Celinho Boy said...

Não vi corrida, pois estava de serviço. Mas fiquei surpreso ao saber da quebra do Alonso e do fato do Massa não ter mais chance do título. Pena, mas ele não fazia por merecer. As McLarens voaram num campeonato marcado pela espionagem. Duvido que o Faustão chame o Hamilton de legítimo campeão como chamou o timão(sic), o São Paulo e a seleção italiana. Falando em timão, vc já pensou se ele cai para a segunda divisão e no lugar dela suba a Lusa? Beijos Alesaandra.

Alessandra Alves said...

café com f1: em interlagos, nos tempos idos, os bombeiros jogavam água de mangueira na torcida, pois o gp era sempre no alto verão e o povo derretia na arquibancada. até que um dia, o velho ken tyrrell viu a cena e ficou chocado, achando que era um ato de repressão. tempos de ditadura, sabe como é...

jonny´o: interessante sua tese, de que, com as montadoras, não há uma bela fórmula 1. será mesmo? pois o wtcc não está aí com tantas marcas e não é tão disputado? eu acho que o problema maior não são as fábricas, mas a fia mesmo. um bom tema esse...

e quanto à ferrari: puxa, você é persistente, hein, rapaz? há algum tempo, eu diria que só torço para um escudo na vida - o do corinhians. já não sei nem se isso continua válido para mim hoje em dia...

rafael: e a imprensa espanhola, continua defendendo alonso com unhas e dentes contra o resto do mundo? você se sente que eles exageram nos argumentos, como nossa imprensa fazia nos tempos de senna, e como a globo continuou fazendo com barrichello, depois? (e, pelo visto, fez com massa também?)

ron: boas corridas? vejamos. talvez até a de nurburgring eu reveja. afinal, ali a liderança de fato mudou de mãos, e uma possível vitória de massa transformou-se em uma contundente vitória de alonso, com uma belíssima ultrapassagem na pista. mas a do japão? hamilton largou na pole e só circunstancialmente não liderou. vá lá, manteve-se o suspense sobre uma eventual segunda parada do inglês, o que de fato mexeria com o resultado final, criando uma inédita dobradinha finlandesa, com heiki e kimi. só que isso, de fato, não aconteceu. gosto de ver pilotos com a faca entre os dentes, disputando posições, no seco ou no molhado. não gosto de ver pilotos espalhando na pista porque ela está um sabão perto do limite do irresponsável. por isso acho que o gp do japão foi mais confuso do que bom.

celinho: concordo quanto ao massa e acho natural que a ferrari tenha feito a escolha por kimi. e acho que isso talvez tenha acontecido tarde demais, mas pelas cicunstâncias do campeonato, não era possível cravar no finlandês há mais tempo. sobre o corinthians cair, sei lá, pode ser um bom estágio. o medo é que não volte, pensou? se a lusa subir, vai ser uma alegria imensa. vou escrever sobre o corinthians nos próximos dias, aguarde.

agora, fiquei curiosa: de serviço na madrugada de sábado? você pode compartilhar conosco qual é seu trabalho?

Ron Groo said...

Bem Alessandra. Havia ao menos a possibilidade de acontecer algo diferente na corrida... E houve.O Alonso que pouco erra, errou!
Estes fatos,perto da irresponsabiidade, fora da noção basica de segurança, é que dão graça a este maravilhoso esporte. Já não seria irresponsável correr a 300 kms por hora? Eu entendi seu ponto de vista e respeito, muito. Mas a verdade é que vimos a história ser escrita diante de nossos olhos(ainda que pela TV:
Durante uma prova confusa e chuvosa, Lewis Hamilton se aproximou mais ainda de ser o primeiro piloto a ser campeão em seu ano de estréia (50 não vale)o que por si só valeria. Vai se falar disto por muitos anos se for ratificado...
Abraços de seu fã

Diego said...

Fiquei com pena do Vettel, a corrida pra mim acabou ali. Sempre torço pra alguma surpresa, algo inesperado, pro menor e com menos chances conseguir algo espetacular, pode ser Fórmula 1, futebol ou qualquer outro esporte. Pelo menos teve o Kovalainen e o Sutil que surpreenderam.

Cada dia que passa acredito menos no Corinthians, dentro e fora de campo. Até o Náutico tá goleando. Apesar de corinthiano, espero que não tenha virada de mesa.

Alessandra Alves said...

ron: bem lembrado o (raro) erro de alonso. a fórmula 1, talvez, seja definida mais pela falta de erros do que propriamente por grandes acertos. ou seja, ganha mais quem erra menos, e ela é particularmente cruel por isso. pensemos no futebol: quantos erros são cometidos em uma única partida, por jogadores ou trio de arbitragem? a diferença é que, em grande proporção, os erros em um esporte como o futebol admitem conserto. eu erro um pênalti, mas o goleiro do meu time defende outro e assim podemos até sair vitoriosos. na fórmula 1, um erro, na maioria das vezes, custa uma prova. ou um campeonato... quanto a ver a história sendo escrita à nossa frente, concordo. hamilton já fez história. o título de campeão mais jovem da história durou apenas dois anos nas mãos de alonso. e pensar que havia perdurado por mais de trinta nas mãos de emerson...

diego: sim, fiquei também com muita pena pelo vettel, ainda mais pelo fato de que o acidente foi causado por um erro bobo dele. acho que esse garoto tem um potencial imenso. tomara que vá logo para uma grande equipe, na hora certa.

quanto ao corinthians... desânimo, total. até para escrever...

rafael duarte said...

Alessandra...

Eles dao umas cutucadas no Hamilton sim, dizendo que as manobras feitas no periodo de SC na pista ocasionaram a batida entre o Webber e o Vettel, mas por outro lado falam que foi o Alonso que colocou os titulos na mao do ingles...

Abraco!

Degas said...

Ver a história acontecer... O problema é que os contemporâneos normalmente não percebem que estão vendo a história acontecer. Não é fácil imaginar como vai ser percebida a anos de distância no futuro aquela coisa que se está olhando agora.
Eu posso dizer que vi a história acontecer. Vi o mais jovem campeão da história, e acho que vou ver um mais jovem ainda. Vencer na temporada de estréia é um feito, mas os estreantes de hoje não são tão estreantes quanto os de outrora. Eles tem muitas centenas de quilômetros a mais, dezenas de corridas a mais, e simuladores perfeitos. Quase não são estreantes. E, se estão sentados numa Mclarem, aí é que não é tão especial assim vencer no ano de estréia.
Mas na Fórmula 1 eu vi a história acontecer. Vi os títulos de maior vencedor de corridas, de campeonatos mundiais, de pole positions e de voltas mais rápidas serem condensados pela primeira vez na história nas mãos de um único piloto. O mesmo cara contra quem quase declaradamente todas as mudanças de regulamento foram dirigidas, enquanto ele pilotava, mas ele seguiu vencendo. O homem a ser batido desde 1994 até 2006, a mais longa supremacia de um piloto em todos os tempos.
Que me perdôe Galvão Bueno e os demais nacionalistas desvairados. Quem viu Michael Schumacher pode contar aos filhos e aos netos: "Eu vi correndo o maior piloto da história".
Atrás, talvez, de Juan manuel Fangio.
Mas esse aí é da Argentina. Não há mesmo como os brasileiros tolerarem. Questão de orgulho nacional!
Valeu!
A propósito, antes que surjam os comentários esperados, não estou defendendo a postura ética de Michael Schumacher. Como também não defendo Ayrton Senna.

Celinho Boy said...

Em resposta a tua indagação,
Alessandra, é que eu trabalho numa fábrica de cimento no controle da qualidade. Trabalho por turno. São seis dias num horário para dois de descanso. Hoje de madrugada eu trabalhei e agora só volto na sexta-feira.
sobre o teu desânimo, compreendo. Também passei por isso quando o Grêmio foi rebaixado em 2004. Isso sem falar em 1991, mas na epoca não dava muita bola pra futebol. Em 1982, o timão não teve que disputar a taça de prata, espécie de segunda divisão, pelo fato de não ter conseguido se classificar no paulistão? mas ao contrário de hoje, quem ficava entre os primeiros subia no mesmo ano e disputava outra fase. Bjs

Anonymous said...

[p]Long slim and elegant boots [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] on a woman with good legs can be very eye catching and this look is often used by marketing men when trying to promote manufactured goods as diverse as new cars to sporting events . Additionally it is usually designed with a rubber lugged sole for extra traction in addition to lightweight comfort . Your mood and attitude are expressed through your look . These boots are really good at winter proofing, sheepskin is great material to proof cold air, [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] and woolen inside the boots is soft, which is also keep your feet dry all the day long . UGG5803 is definitely numerous get attractive [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] line ladies very first alternative, today UGG monopoly shown people about each of our UGG bailey button boots basic birkenstock avenues . The 4 rotator cuff muscle tissue are named Supraspinatus, Infraspinatus, Teres Small and [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] Subscapularis . Honestly speaking, a delicate handbag really can be finishing touch to your [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] style statement . And the reboot is not inexpensive . Many celebrities are spotted wearing them and this also attracts many people to buy.[/p]



[url=http://www.basscenter.com.br/forum/posting.php?mode=quote&f=7&p=178100+Result:+chosen+nickname+%22Robyyl34%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the discount MBT online with good quality 9i[/url]
[url=http://www.asdr-romania.ro/forum/posting.php?mode=quote&f=23&p=37725%2BResult:%2Bused%2Bself-learning%2Bsystem%2Bdata;%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robvcg87%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]Here Offer the discount MBT sandals shoes online with good quality 8u[/url]
[url=http://www.army-of-light.com/posting.php?mode=quote&f=207&p=233138%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robatf77%22;%2Bcaptcha%2Bdecoded%2B%2814%2Battempts%29;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the cheap MBT shoes online with good quality 0r[/url]
[url=http://is.oasgame.com/forum/posting.php?mode=quote&f=1&p=89702++++Result:+chosen+nickname+%22Robopn64%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]Here Offer the cheap MBT sandals for women online with high-quality 4o[/url]
[url=http://ppcc.dpim.go.th/webboard/posting.php?mode=reply&f=3&t=27039%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robrto13%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the cheap MBT sandals for men online with good quality 8w[/url]