Monday, September 10, 2007

Crocodilo Dennis (?)

.


Primeiro, achei que ele estivesse enxugando o suor. Depois, quando subiu ao pódio para receber o troféu, Ron Dennis deu toda a pinta de estar mesmo com as quatro rodas arriadas. Apesar da vitória de Alonso, do segundo lugar de Hamilton e de sua apresentação de gala, da humilhação imposta à Ferrari em pleno circuito de Monza, da ampla dominação nos Mundiais de Construtores e de Pilotos, de bater recorde de confiabilidade, a McLaren vive sua pior crise.

Independentemente do que aconteça no tribunal da FIA, na próxima quinta-feira, a McLaren está mais suja que banheiro de estádio. Ainda que a pizza esteja pronta para sair do forno, como sinalizam as reuniões dos chefões durante o GP da Itália, Ron Dennis sabe que a casa caiu para ele.

Ninguém parece ter muita dificuldade para aceitar que a Fórmula 1 hoje é mais negócio que esporte. Então, vamos transpor o que acontece na McLaren para um ambiente empresarial, daqueles ultracompetitivos nos quais o aperitivo mais apreciado costumam ser os antiácidos para combater a gastrite.

Quando uma empresa cresce demais, em determinado momento seus donos chegam a um impasse. Para ir além de onde foram por suas próprias forças, precisam captar dinheiro no mercado. Daí arranjam um sócio gigante, ou abrem seu capital. Então não respondem só por si, mas precisam prestar contas ao gigante ou ao mercado de ações. Ron Dennis tem um sócio gigante chamado Mercedes Benz. Alguém pode imaginar o que esse gigante alemão está achando de ver seu nome emporcalhado desse jeito?

Você não estaria chorando também? Por isso, acho que há muito de verdade nas lágrimas de Ron Dennis, enquanto alguns a enxergaram como lágrimas de crocodilo.

Então, passemos a Alonso.

Único campeão em atividade, maior salário da Fórmula 1, fazendo um campeonato consistente rumo a um provável (ou pelo menos muito possível) título. Infeliz, mal-humorado, destemperado em certas ocasiões. O que mais esse cara poderia querer? Está reclamando de barriga cheia? Vai dizer que você nunca ouviu falar de um super executivo, daqueles considerados "um avião" por seus pares, que recebe uma proposta irrecusável de emprego, mil benefícios e mordomias mas, no dia-a-dia, porta-se como o sujeito mais desagradável no trabalho, sendo temido, evitado ou odiado por todos que o cercam? E que, no fundo, arrasta-se infeliz na função que o faz rico e prestigiado?

Você também não ia querer voltar rapidinho para seu lar, para o lugar no qual você era feliz?

15 comments:

Anonymous said...

Lagrimas de um frio executivo e revolta de um bebe chorão .
Daqui a pouco vão querer jogar fogo em Roma.

Jonny'O

Anonymous said...

Nessa equipe, que tudo pode no momento, vai desmoronar se a pizza desta semana não for bem recheada.
Gosto da Mclarem, lógico, desde os tempos de Senna, mas não gostaria de ve-la neste calvário.

Anselmo / São Bernardo do Campo

(cara Alessandra, vou copiar no meu blog)

Anonymous said...

Alessandra, meus parabéns pela ponderação longe da manada. Um Ângulo de vista muito coerente.

Fora talvez a observação que a Renault seria com um lar para o Alonso, vide que ele brigava (e muito) com o Briatore em 2006 e tem gente na Renault que não está ansiosa de vê-lo voltar.

Fato é que pilotos de um padrão tão elevado sabem do seu valor de mercado e se vêm no direito de fazer exigênias monopolistas. Disto TODOS os campeões mundais dos ultimos trinta anos são culpados. E mais alguns, que sequer tem o cacife, também...

Anonymous said...

corrigindo o comentario anterior
...desde os tempos Emerson...

Anselmo / São Bernardo do Campo

Anonymous said...

Ótimo post. Gostei do enfoque.

Celinho Boy said...

alessandra, sinceramente gostaria de saber o que ocorre nos bastidores da f1 para ter uma opinião mais critica. mas não posso deixar de dizer que todos os esportes hoje viraram grandes negócios. vide a seleção brasileira, que sequer joga no próprio país por um contrato caça níqueis. na f1 isso não deve ser diferente. aquele choro dele soou mais como: eu sou bom, mas não vai ser suficiente.
certamente o choro dele se referia ao julgamento da mclaren por espionagem.
sobre o alonso, temo que sofra o mesmo mal do vileneuve depois que ele foi campeão em 97. alonso disse estes tempos que ele queria os 37 milésimos(uma coisa assim) que ele conquistou.
não bastasse o julgamento, ainda tem esta guerra particular entre alonso e o hamilton. isso deve também ter passado na cabeça dele.

mudando de assunto, tu viste a final da IRl, pra mim fantástico. a danica tava em terceiro lugar e foi reabastecer no box, mas rodou o carro a coitada. safety car na pista. o franchiti se aproximou do outro piloto que não me lembro agora que estava disputando o título com ele e que estava na frente dele. na última volta, o combustivel do lider acabou e o marido da ashley judd ganhou o título deste troço que nem sei o que chamo(de verdadeira ou falsa fórmula indy, pois nos anos 90 ouve a cisão em duas categorias, essa da band e a tal de formula mundial). foi engraçado e triste ver o carro dum dos postulantes ser carregado. sabe que esta foi a única corrida que assisti da band. e olha que o jogo da seleção passou no mesmo horário.

falando em emerson, hoje faz 35 anos que ele ganhou o primeiro campeonato de f1.

beijos alessandra

Gustavo Alves said...

Brou,

O mercado imobiliário fez muitas IPOs (Initial Public Offering ou Oferta pública inicial) e transformou empresários milionários em bilhardários pressionados, exatamente do modo que você falou. É um novo estilo de vida que alguns se arrependeram.

Anonymous said...

Sensacional! Perfeito este post! Parabéns, moça! =D
ODINEI, chama a Alessandra de novooooooooo! :)

Anonymous said...

Sensacional! Perfeito este post! Parabéns, moça! =D
ODINEI, chama a Alessandra de novooooooooo! :)

[]s, Miss Pit Lane

Anonymous said...

Alessandra,

Do ponto-de-vista em que você analisou está perfeito, mas eu acrescentaria algo importante: O Ron Denis SABIA desde o início que estava fazendo algo que poderia, como aliás aconteceu, MANCHAR seus 22 anos de McLaren, por isso se ele se arrependeu estaria perdoado...o homem Ron Denis, mas para sermos justos, a McLaren e seus dois pilotos têm que ser punidos porque foram pegos com a "Boca na Botija", afinal, acho que ninguém parou para imaginar que 780 Folhas equivalem a um Livro de Medicina de 1500 páginas, que é o tamanho dos melhores e essas folhas não foram cópias de Rascunho e sim folhas OFICIAIS da Ferrari, com tudo de mais secreto e o Sr. Ron Denis SABIA sim e usou para se beneficiar, ainda tendo a PETULANCIA, bem típica dele , pelo que falam aqueles que o conhecem, de entrar com uma ação contra a Ferrari sobre o Pseudo Fundo LISO, que a FIA não aceitou e para fazer isso era preciso ter acesso aos documentos.
Por isso, por esses fatos,
PUNIÇÃO JÁ.

PS: Nunca fui um Fã ardoroso da Ferrari, pois eu sempre gostei da Lotus e da MATRA e da McLaren do EMERSON e do Bruce McLaren.

Alessandra Alves said...

jonny´o: mas vem cá - você vai ficar feliz de verdade se a farrari ganhar esse título? juro, não é provocação...

spped arosi: anselmo, ninguém está apostando cegamente no que vai acontecer, se pizza, punição exemplar ou meio termo. só quinta, my friend.

mario bauer: que bom tê-lo aqui! obrigada pelas palavras. de fato, alonso não vivia um conto de fadas na renault (aliás, será que alguém pode viver um conto de fadas ao lado de flavio briatore?). parece, no entanto, que ele estava mais em casa lá, se bem que eu não aposte cegamente na volta dele para lá. acho bem provável que ele esteja negociando com outros times. quanto ao cacife exigido pelos pilotos, taí uma coisa que eu acho justa. se a fórmula 1 hoje é uma mina de ouro, vai ficar tudo para o bernie? ou para os donos das equipes. quem arrisca o pescoço lá são os pilotos. só gostaria de vê-los um pouco mais unidos e menos cada um por si. acho, até, que se houvesse uma associação de pilotos de fato, talvez os rumos da fórmula 1 hoje fossem outros. será que se os pilotos dessem pitacos no regulamento ele seria essa mosntruosidade atual?

marcus: obrigada!

celinho: pois é, a seleção e seus amistososo caça nike... não vi a irl, o que foi uma pena. eu estava torcendo pelo franchitti, mas fiquei com muita pena do dixon. ninguém merece, né?

brou: ah, essas IPOs... queme está de fora pode não acreditar, mas às vezes dinheiro é fonte de infelicidade genuína...

miss pit lane: obrigada!

caíque: acho incrível que, até agora, ninguém tenha comparado o ron dennis ao lula, porque são situações tão semelhantes, né? mas o ron dennis é chique, inglês, primeiro mundo, né? hehehehe

olha, está me coçando fazer essa observação, mas não aguento segurar: eu não lembro de ver o ron dennis chorando no enterro do senna. e olha que eram compadres! a mulher dele eu vi, chorou bastante. aliás, é a mesma mulher que aparece nos boxes, atualmente? porque a de hoje parece tão mais nova que a de 13 anos atrás. também, que estou falando... hoje em dia, meninas de 15 parecem ter 25, mulheres de 40 parecem ter 25. imagine os recursos que mrs. dennis tem à mão...

Anonymous said...

Claro que não,mas vamos partir de um ponto,que ninguem na F1 é santo,então ,se a casa cair ,não vale o choro.
Para mim ,destruiram um campeonato,ganhe Mclaren ou Ferrari,um ano como este não tem o que comemorar,a unica coisa que se pode tirar disso tudo é o exemplo ,justiça ,impunidade?
Por aqui ,a gente já esta acostumado né.

E vc não foi no RadioGP.

Jonny'O

Anonymous said...

Cometi contra mim mesmo uma Heresia: Esqueci da Cooper Cars como uma de minhas prediletas, aliás a segunda depois da MATRA...vou me auto-flagelar....

Anonymous said...

TRiste ver a MCLaren envolvida em um caso como este. Uma pena!

Anonymous said...

Uma pena o Mario (Bauer) achar que o resto é manada. Devemos ser manada por estarmos cansados de ver gente comprovadamente culpa jurando inocência e chorando na TV? A F1 não foge a regra. Como na nossa política é conveniente chorar um pouquinho. Se não me engano aquela menina loira que ajudou o namorado a matar seus pais enquanto o irmão estava no cinema também chorou. E copiosamente...
Pode ser que ele (Ron Dennis) não tenha usado nada do tal dosiê, pode ser que também que nem sabia. Mas "o contrário também bem que pode acontecer", diria Gilberto Gil em sua musica 'Estrela'. Moro num país em que por tudo que já vi acontecer sou cético. Não Acredito mais em choro. Seja de quem for, venha de onde vier. Não sou manada.
Fiz um postizinho sobre o assunto e citei uma canção do Lenine bem apropriada... "Santana" quem quiser ver a letra entra lá.
Alessandra pra você o convite é eterno.
Ps.
A Globo pos uma menina para fazer as reportagens durante a corrida. De repente me bateu uma saudade de ouvir sua vóz no radio. Liguei e você não estava comentando. Então achei melhor ficar com o Galvão Murray Walker mesmo...