Sunday, August 26, 2007

O GP da Turquia (e eu)

.
Pois então, hoje, participei pela primeira vez de uma transmissão de Fórmula 1 pelo rádio, como comentarista convidada nas rádios BandNews FM e Bandeirantes AM.

Dividi a mesa com o lucutor Odinei Edson e com os comentaristas Fábio Seixas e Jan Balder, mais o âncora Luiz Megale. O GP da Turquia foi chatinho como têm sido as corridas da Fórmula 1, com raríssimas exceções.

Felipe Massa fez uma corrida nota 10, quase barba-cabelo-bigode. Largou na pole, liderou de ponta a ponta e só não marcou a melhor volta, registrada por seu companhero Kimi Raikkonen no final da prova. Atestado inequívoco de que as Ferrari dominaram amplamente em Istambul.

A dobradinha da equipe italiana foi ótima para o Mundial, que continua embolado. Diante do desastre anunciado para a McLaren, o terceiro lugar foi o melhor que Alonso poderia ter feito. Mas o pneu estourado de Hamilton configurou-se, para o espanhol, ainda melhor. Alonso encurtou sua distância em relação ao inglês na classificação do campeonato em dois pontos (eram sete, agora são cinco).

Mas a vitória de Massa talvez tenha um outro significado além de dez pontos na tabela. A cinco provas do final da temporada, a Ferrari deve partir para a união de esforços, ou seja, a trabalhar por um dos pilotos. Massa agora tem um ponto à frente de Raikkonen. As duas próximas corridas serão disputadas em pistas que, teoricamente, favorecem a Ferrari (Itália e Bélgica).

É difícil dizer se, a esta altura, Massa já adquiriu esse domínio dentro da própria equipe, afinal Raikkonen foi contratado a peso de ouro, para substituir Michael Schumacher. Mas, se o time se unir em torno do brasileiro, ele está mais dentro da disputa do que nunca.

E vocês, o que acharam da corrida?

E para os que ouviram a transmissão da Band, digam o que acharam da comentarista convidada.

Gostei muito da experiência e mais uma vez agradeço pelo convite.

42 comments:

Anonymous said...

Resumindo a corrida, o melhor que houve foi a comentarista da Band. Gostei demais de sua participação, cheia de elegância e inteligência. E se saiu muito bem quando surgiram certas piadinhas machistas.
A corrida em si foi chatíssima. E Raikkonen poderia ter vencido caso antecipasse um pouco sua segunda parada nos boxes. Massa poderia se perder com os retardatários e aconteceria o mesmo que ocorreu na França.
Minha sensação em relação ao Massa permanece a mesma: Ele não tem jeito de campeão. O investimento nele na disputa de campeonato, por parte da Ferrari, entendo ser mais arriscada do que no finlandês. É uma percepção minha.
Grande abraço e saudações cruzeirenses. (Rsrsrs... não poderia deixar essa passar.)

Anonymous said...

Bem... Parecia que você esta tensa durante a transmissão. Seus comentários sempre muito sobrios e pertinentes, como aquele em que você comparou a atual temporada com a de 99. Gostei muito. Mas o climax foi mesmo quando você disse: "-Vocês viram que o Raikkonen deu um gole no champagne antes de estoura-la?". Mais ou menos com estas palavras. Ai descontraiu-se geral. Os comentários sobre o sabor etílico e que Kimi é piloto 'total-flex' me fizeram sorrir de orelha a orelha. E então reconheci a Alessandra Alves do blog que eu tanto adoro ler... Parabéns e que venham mais participações.

Anonymous said...

Eu nem esperei você fazer o post, já comentei no post anterior mesmo. Ótima transmissão, parabéns.

Anonymous said...

Otima transmissao Alessandra. Voce foi nota 10, assim como o Fabio e todo o pessoal.

Abraco!

Anonymous said...

Ah, quanto a corrida... Chatinha ne? Mas esse papo de a Ferrari favorecer o Massa de agora por diante... Depende ne?
Se na proxima corrida o Massa abandona e o Kimi vence embola tudo de novo... Vai saber... Eh tudo relativo...

Anonymous said...

Acho que o Kimi perdeu a corrida na escolha da tatica durante os treinos ,já esta mais que provado que quem tem combustivel para mais uma volta apenas leva vantagem ,como aconteceu na França, mais ai é aquele jogo de xadrez ,se vc não faz a pole qual a garantia que vai estar em segundo no momento do pit?
O Alemão cansou de fazer isso,será que ninguém percebeu ainda?

Jonny'O

Anonymous said...

Você tem futuro. Ainda bem!

Anonymous said...

Parabéns!
Quem dera que o Figueiroa da ESPN tivesse 1% da sua inteligência, elegância e conhecimento!
Assim não sofreriamos com coisas como "muro de contenção", "qualificação","linha de largada", "pneus moles são mais duráveis", e outras barbaridades, além de piadas de mau gosto e insinuações de que Jeff Gordon é homosexual...

Anonymous said...

Olá Alessandra.
Ouvi a transmissão na Band e pra variar você foi impecável.. Parabens e continue assim, você é simplesmente o máximo... Boa sorte e conte com a nossa audiência.

Alessandra Alves said...

herik: obrigada!
sobre o massa, talvez ele não tenha mesmo pinta de campeão e talvez seja cedo para apostar na opção da ferrari por ele neste campeonato. sinto que jean todt tem uma batata quente na mão, porque a opção por qualquer um dos dois pode ser arriscada, por dois motivos. primeiro: a pouquíssima distância entre os dois (era de um ponto pró-kimi antes da turquia e se mantém de um ponto, agora pró-massa). e também: os dois pilotos têm sido absolutamente instáveis este ano. são pilotos que erram muito. difícil fazer esta opção.

sobre a parte final do seu comentário: magoei...

ron: pois então você abandonou gb para me ouvir?! mas que honra, muito obrigada! vou te contar uma coisa, rapaz: eu estava tensa, sim, mas não pelo microfone, por um fato prosaico. estou saindo de uma gripe/virose que me deixou, semana passada, nesta ordem: fanhosa, afônica e com tosse! os acessos de tosse começaram no sábadoo, imagine! eu estava com medo de começar a falar e tossir no ar! mas deu tudo certo e fui relaxando. o pessoal gostou da piadinha, pelo jeito...

marcus: eu tinha visto seu comentário, obrigada!

rafael: obrigadíssima pela remota audiência, e também pelas gentis palavras. sobre kimi e massa, é o que eu escrevi acima, para o herik. acrescento outra conclusão a que cheguei, depois de ler as entrevistas. talvez a ferrari não feche a equipe em torno de um único piloto daqui para a frente, mas crie estratégias corrida a corrida, de acordo com o desempenho de cada um, o que é algo muito normal e foi o que aconteceu em istambul. quem faz o melhor tempo tem direito a escolher a estratégia, quem sai na frente no segundo pit não deve ser ultrapassado pelo companheiro etc.

jonny´o: mas não é chatinho ficar comentando resultado de corrida apenas e tão somente em função das estratégias? eu acho, muito. houve um tempo em que a estratégia era uma parte da vitória. a outra parte era com o piloto. lembra do gp do brasil de 1983?

fábio: mais uma vez, muito obrigada!

anônimo: taí uma coisa que eu jamais faria - insinuar homossexualidade de quem quer que fosse. o que tenho (temos) a ver com isso?

Alessandra Alves said...

anselmo: puxa, assim eu fico vermelha... obrigada!

Alessandra Alves said...

ah, sim: teletransportando um comentário do post anterior, agradeço também à eloisa, do f1girls. obrigada, companheira!

Ico (Luis Fernando Ramos) said...

Parabéns Ale, nao ouvi, mas tenho certeza de que foi ótimo (e, pelos comentários aqui, foi mesmo).

Nao foi por negligência ou esquecimento, mas porque aconteceu o que sempre acontece: quando tento acessar o "ao vivo" do site, dá excesso de banda. É assim há anos e, curioso, no site da Jovem Pan eu nao tenho problema.

Você nao quer mudar de rádio? ;-)

Alessandra Alves said...

ico! obrigada!

vou mandar seu relato para o pessoal da band para ver se eles descobrem o problema.

a jovem pan e a bandeirantes são as rádios da minha vida, porque minha família as ouve desde que eu era criança. mas os amigos estão na band...

Unknown said...

maravilhosa!!!
a comentarista e não a corrida ^^
ouço sempre pela band e visito seu blog frequentemente e adorei sua participação nessa corrida, é um ponto de vista diferente que precisamos ouvir às vezes, massa venceu então o gp foi ótimo ^^, mas se eu não fosse brasileiro éra só regular.
o único fato lamentável foi não poder ver a comentarista convidada XD.

Anonymous said...

Alessandra, você foi muito bem e, ao meu ver, não deixou transparecer que estava tensa. Gostei do seu ponto de vista em relação a falta de ultrapassagens na F1, eu sempre creditava, única e exclusivamente, às inovações tecnológicas inseridas nos carros. Nunca tinha parado pra pensar que a pontuação poderia influenciar nesse aspecto. Muito bom mesmo.
Outra coisa, não dá pra não comparar o narrador da band com o da Globo. O Odinei além de bem humorado deixa todos os comentaristas falarem. Isso é básico mas faz muita diferença. Além disso a sintonia entre vocês era muito boa, nem parecia que era a primeira vez que trabalhavam juntos.
E por fim, dessa vez a difereça do tempo da Tv com o da Internet foram menores, uns 20 segundos no máximo.
Agora uma dúvida: você vai continuar nas transmissões?
Bjos e parabéns

Anonymous said...

Ótima a participação AlePanda Alves...
Ouvi ontem e lembro que no início você já comentava sobre a Ferrari priorizar um dos dois pilotos, discordo completamente disso (O Seixas também falou sobre isso depois!).
Infelizmente pra Ferrari, nenhum dos dois pilotos é Schumacher e não consigo enxergar claramente que deveria ter essa prioridade, os dois pilotos da Ferrari mais me assustam, e à grande maioria dos ferraristas, que confortam.
Os dois estão fazendo um campeonato absolutamente regulares: Uma no cravo, outra na ferradura. Esse fds foi a vez do Raikkonen fazer sua besteira no quali, tomara que ambos se estabilizem a partir da corrida de ontem...


Alex Sotto

Anonymous said...

Alessandra,
Talvez seja bobagem minha, mas frequento seu blog diáriamente e tomo cerveja regularmente, porém conheço suas opiniões aqui e ouvi sua voz no último domingo, porém nunca vi sua imagem... Você tem fotos divulgadas na net??? Onde posso ve-la... Grato...

Alessandra Alves said...

daniel: obrigada por tantas palavras gentis! pois é, faltou a imagem, mas uma das magias do rádio é justamente esta...

priscila: puxa, que bom que o delay diminuiu desta vez! e muito obrigada pelo retorno tão simpático. vou repassar ao odinei as suas observações, tenho certeza de que ele vai gostar também. minha participação foi como comentarista convidada e o futuro a deus pertence ;)

alex: pois é, hoje mesmo já saíram declarações do todt de que não vai privilegiar ninguém. e acho que um dos motivos é este mesmo que você comentou (como eu mencionei acima, também). para o campeonato, é melhor, claro, que disputem os quatro entre si! e obrigada pelo elogio!

anselmo: é chato "conhecer" alguém e não saber como é o rosto dessa pessoa, né? olha, aqui no blog já postei algumas fotos minhas. procure os posts "sabe, rita" (março 2007) e "são silvestre" (janeiro 2007).

Anonymous said...

Olá Alessandra.
Era o que eu temia, além de inteligente, escrever bem, mandar bem no rádio é uma mulher muito bonita.
Depois dessa só te dando os parabéns novamente.
Até breve...

Alessandra Alves said...

jonny´o: em tempo, eu quis me referir ao gp da áfrica do sul daquele ano, não o do brasil. foi em kyalami que piquet largou leve, abriu uma vantagem absurda e parou primeiro.

Alessandra Alves said...

anselmo: obrigada!

Capelli said...

Alessandra, infelizmente não consegui ouvir a transmissão. Havia uma diferença de tempo significativa entre áudio e imagem (minha tv a cabo digital atrasa o sinal em quase sete segundos), então o som chegava muito, mas muito antes. Assim, a corrida perdia toda a graça.

Mas parabéns, pelos comentários deu para perceber que foi ótimo.

Fica para a próxima, quando eu descobrir um "delayer" para o meu rádio FM. ;)


Abraço,

Capelli

Unknown said...

A "comentarista convidada" foi melhor que os titulares. Espero escutar seus conentários no próximo GP, a Band não pode tirar você mais das transmissões.

Parabéns pela transmissão.


Galvão pé gelado nunca mais (nem pra jogo do Corinthians).

Anonymous said...

Cara Alessandra
Gosto de sua escrita, já a vi pessoalmente nos Farnéis #96 de Interlagos, já ouvi nos Podcast do Grande Premio e se não me engano no programa PolePosition da Band, portanto, estou me acostumando com sua fala tranquila e temperada de sabedoria, portanto, vá em frente, estamos aqui para te ouvir.
Parabéns
Anselmo de São Bernardo do Campo
(existem poucos Anselmo, mas aqui já tem um xará)

Anonymous said...

Alessandra,

ouvi seus comentários via Internet. Eu a colocaria no lugar do Lito no Sportv.

Anonymous said...

Vc foi mto bem! Gostei! Fico mto contente de uma mulher fazer comentários sobre F-1 bem embasados e em momentos corretos. Os homens têm mania de pensar que este esporte é algo tipicamente masculino e que não entendemos nada.
Sucesso!
[]s,
Miss Pit Lane - F1GirlsOnline.com

Eloisa said...

Realmente foi bem legal te ouvir na transmissao! tomara que te convidem mais vezes para as transmissões.

Aline-NC said...

Olá!
Conheci seu blog há pouco tempo, mas sou ouvinte fiel da transmissão da RB. Independente de ser homem ou mulher, o legal é ouvir quem manja do assunto (o que é o seu caso!) Espero que vc participe mais vezes!
O melhor comentário da transmissão foi aquele do Kimi não ter bebido o champagne primeiro :)
Sobre favorecer o Massa ou o Kimi, Jean Todt já mandou avisar que não vai rolar, por enquanto. Todo mundo vive dizendo que o Massa se dá melhor na equipe, que conquistou todo mundo, que é praticamente o filho adotivo do Todt, mas até agora, foi cada um por si e a Ferrari por todos. E em minha modesta opinião, não se justifica beneficiar um deles agora, visto que estão quase empatados.
bjs

Alessandra Alves said...

capelli: obrigada, valeu a tentativa! engraçado esse lance de delay, né? em casa, a tv a cabo atrasa um pouco, mas um ou dois segundos só. já em bh, como relatou a priscila, a rádio atrasava quase uma volta...

diego: obrigada pelos elogios, mas os titulares sabem tudo! e quanto ao corinthians, well, vou pular esta parte...

anselmo: obrigada! no pole position, da band, ainda não. talvez você tenha me visto no linha de chegada, do sportv.

caíque: putz, obrigada, mas o lito também sabe muito!

miss pit lane: pois você acredita que ouvi - de dois homens! - comentários machistas desse teor, antes da transmissão?! "o que mulher sabe de corrida?" afe, maria! como diz o flavio gomes, no comments. obrigada!

eloisa: mais uma vez, obrigada! vocês, do f1girls, também estão fazendo um trabalho muito legal. reparem nos links ao lado...

alinenc: claro, não importa se é homem ou mulher. aliás, o que uma coisa tem a ver com a outra? sobre a ferrari, pois é, não vão escolher ninguém por enquanto. mas ainda acho que, em determinado ponto, isso vai acabar acontecendo, porque a ferrari tem uma desvantagem grande em relação à mclaren e, historicamente, a ferrari disciplina a briga interna. mas, como já dissemos aqui, não dá para cravar em nenhum dos dois por enquanto.

Anonymous said...

Puxa!O post foi um sucesso!
Já tô começando a ficar preocupado,se aumentar muito vamos perder a atenção da escriba!
Parabéns Alessandra.

Jonny'O

Anonymous said...

Agora entendi,Gp da Africa.
Nem me fala,eram outros tempos,que saudade!

Jonny'O

Anonymous said...

Alessandra, só uma correção. Na verdade sou de Montes Claros, fica no norte de Minas e a Rádio Bandeirantes não "pega" aqui. Por isso, ouço pela internet e o delay é tão grande.
Agora, espero que você seja convida definitiva para as transmissõe.
Bjos

Gustavo Castro said...

Como estava em Curitiba, consegui escutar a band news, sem o delay da rádio online. Foi bem sóbria a transmissão de vocês, sem ufanismos exagerados. Houve torcida pro Massa, mas não tão descarado como a da emissora que detem os direitos de transmissão na tv. E a mais engraçado foi você falando do meu piloto predileto, que ele bebeu antes de estourar a champanhe, me matei de rir.

Parabéns Alessandra, e tomara que você volte nas próximas transmissões.

Alessandra Alves said...

jonny´o: estou ficando velha, camarada!

priscila: ah, entendi. desculpe pela confusão.

gustavo: a band news tem essa vantagem, de estar em várias capitais. fico feliz que os fãs do kimi tenham gostado da piada. também gosto dele, acho mesmo que ele tem um estilo interessante, tanto como piloto quanto como personalidade.

Anonymous said...

Não ouvi, não comento. Brincadeira, vai. Sei que vc foi bem. E na semana que vem, vê se não arranja uma desculpa que não seja a conexão para radiar. Beijos, e nos vemos amanhã!

Anonymous said...

Elogiei no meu blog e me pediram para entregar o elogio a domicílio. Adorei sua participação, Alessandra, e amei sua voz!

Anonymous said...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]how to sell software, [url=http://firgonbares.net/]discount software office 2007[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] buy microsoft office 2003 software autocad download
can i buy oem software [url=http://firgonbares.net/]netload adobe creative suite 4[/url] software to store information
[url=http://firgonbares.net/]microsoft student discount software[/url] student price software
[url=http://firgonbares.net/]free academic software[/url] discount adobe software for
use oem software on [url=http://firgonbares.net/]oem software ms office[/b]

Anonymous said...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]where to buy adobe software, [url=http://vonmertoes.net/]Advanced Mac FileMaker Server[/url]
[url=http://bariossetos.net/][/url] macromedia software to buy cheap adobe software
get academic software [url=http://vonmertoes.net/]cheap oem software scam[/url] academic testing software
[url=http://hopresovees.net/]sell software online[/url] academic productivity software
[url=http://vonmertoes.net/]college student discount software[/url] FileMaker Pro
macromedia studio 8 software [url=http://hopresovees.net/]adobe acrobat 9 pro mac share[/b]

Anonymous said...

[url=http://murudobaros.net/][img]http://murudobaros.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]oem software what is it, [url=http://murudobaros.net/]discount software review[/url]
[url=http://murudobaros.net/]kaspersky antivirus[/url] my office software purchase linux software
cheap graphics software [url=http://murudobaros.net/]2009 Poser 7 Mac[/url] rules of order software
[url=http://murudobaros.net/]i buy macromedia[/url] buy operating system software
[url=http://murudobaros.net/]discount software office[/url] macromedia flash software to
autocad architectural drawing standards [url=http://murudobaros.net/]educational software store[/b]

Anonymous said...

[url=http://hopresovees.net/][img]http://hopresovees.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]oem software price, [url=http://vonmertoes.net/]furniture store software[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] discount software non buy game software
adobe photoshop cs3 brushes [url=http://bariossetos.net/]eye candy 5 for mac photoshop cs[/url] safe to buy software
[url=http://hopresovees.net/]windows vista games[/url] adobe software
[url=http://hopresovees.net/]build or buy software[/url] i buy software to
software stores london [url=http://hopresovees.net/]adobe software educational discount[/b]

Anonymous said...

[url=http://vonmertoes.net/][img]http://bariossetos.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]free and agricultural and autocad, [url=http://vonmertoes.net/]microsoft pocket pc software[/url]
[url=http://hopresovees.net/][/url] buy microsoft softwares to buy spss software
canadian software resellers [url=http://vonmertoes.net/]free adobe acrobat 9[/url] microsoft software mouse
[url=http://bariossetos.net/]i buy macromedia flash[/url] learn adobe creative suite 4
[url=http://bariossetos.net/]software with academic discount[/url] adobe software for linux
free adobe photo software [url=http://vonmertoes.net/]64 bit Retail Price[/b]