Tuesday, January 20, 2009

Lovely Aretha



O pouco que vi da posse de Barack Obama foi pelos telejornais, à noite, e pela internet, quase em tempo real. Consegui ver pouco ao vivo, pela Globo, e me chamou a atenção a foto que a emissora escolheu para ilustrar o fato - o rosto de Obama, meio de lado, com a luz insidindo na cabeça. Parecia uma aureóla de anjo. E assim reforçam-se os mitos.

Lamentei, de fato, não ter visto a apresentação de Aretha Franklin na posse. A descomunal dama do rithm´n´blues cantou "America - My Country Tis of Thee". Em geral, acho essas apresentações solenes muito chatinhas. E cantoras de voz potente cantando hinos de forma meio desfigurada sempre me fazem lembrar da simpática Fafá de Belém. Mas a escolha de Aretha tem muito significado.

Aretha é, sem exagero, herdeira musical de minha "ídola" Dinah Washington. Consta que a consagrada Dinah, pouco antes de morrer, esteve em uma festa de noivado de Aretha, abençoando a jovem nubente e a voz da jovem nubente, elegendo-a como sucessora. (Essa história sempre me lembrou daquele mito sobre a morte de Cacilda Becker, morta em cena. Diz a lenda que a grande dama, ao ser carregada já desfalecida por entre a platéia, teria esbarrado sua mão em Marília Pera, como se a ungindo herdeira artística.)

Com ritual ou não, o negócio é que Aretha Franklin tornou-se uma das maiores cantoras norte-americanas e se mantém ativa há mais de quarenta anos. Sendo herdeira de Dinah, acaba sendo herdeira de Billie Holiday, que imortalizou a devastadora "Strange Fruit", um dos maiores libelos artísticos contra o racismo, cuja história completa está aqui. Nada mais significativo do que a voz de Aretha para embalar a posse do primeiro presidente negro dos EUA.

Quer ouvir um arrasa-quarteirão na voz de Aretha Franklin? Procure "Jumpin´Jack Flash", dos Stones, com participação especial dela. Se você não sair dançando depois disso, bom sujeito você não é...

2 comments:

Anonymous said...

Eu considero a Aretha a maior cantora que existe. Há décadas ela não tem quem lhe rivalize. Para os seus leitores que não a conhecem, recomendo "Save Me", da fase clássica dela.

Ron Groo said...

É sim... Aretha é 'herdeira' de Dinah Washington...
Só acho que ontem seria pertinente se ela - com aquele vozeirão que Deus lhe deu e ela soube tão bem agradecer gravando discos maravilhosos com hinos gospel que arrepiam até incrúes - tivesse cantado o hit "Respect":
I'm about to give you all of my money
And all I'm askin' in return, honey
Is to give me my propers
When you get home (just a, just a, just a, just a)
Yeah baby (just a, just a, just a, just a)
When you get home (just a little bit)
Yeah (just a little bit)


Ps. Se você lembrou da Fafá com este epsódio é melhor então o Obama se precaver. Se Aretha for tão pé frio ele estará em maus lençois. rs.