Sunday, October 29, 2006

Dá tia, tó tia

São Paulo foi feita para enlouquecer forasteiros. Melhor, foi nomeada para tal. Nomes de bairros e logradouros paulistanos seguem lógica nenhuma. Há uma avenida Ipiranga que dista muitos quilômetros do bairro do Ipiranga. A rua Doutor Homem de Mello é travessa da avenida Sumaré duas vezes. Não, ela não faz um “u”, como ocorre com a Ibsen da Costa Manso em relação à Gabriel Monteiro da Silva. A Homem de Mello era uma pacífica rua das Perdizes que, certo dia, viu-se cortada pela monumental avenida, sendo dividida bem onde fazia algumas curvas. Resultado: a Homem de Mello “termina” na Sumaré, mas “continua” mais à frente, vários metros além de onde cortou a avenida. Pensou chegar em São Paulo, sem conhecer a cidade, e ter de se achar só com o endereço na mão?

Mas, se há ruas separadas e, na prática, transformadas em duas, como este caso, há também logradouros únicos que simplesmente mudam de nome. Pense bem, você que conhece a cidade. Existe uma avenida enorme, que liga o Sumaré ao Jabaquara e permite percorrer vários quilômetros sem dobrar nenhuma esquina. Ou seja, é uma avenida só, certo? Capaz... É Doutor Arnaldo, depois Paulista, Bernardino de Campos, Vergueiro, Noé de Azevedo, Domingos de Moraes, até terminar como Jabaquara. Tem mais: a praça 14 Bis não é aquela que ostenta (ou ostentava) uma réplica do avião de Santos Dumont. Não, aquela é a praça Campo de Bagatelle. A 14 Bis não tem avião nenhum. A rigor, não tem nem praça. Resume-se aos baixos do Viaduto Nove de Julho.

Estava eu na Praça Princesa Isabel, divagando sobre essas incoerências paulistanas, admirando a gigantesca estátua que há no meio da praça – claro, não é uma estátua da princesa, mas de Duque de Caxias, só para confundir – quando ele encostou no vidro, maltrapilho, sujo e nervosinho. Cachorro picado por cobra tem medo de lingüiça, e eu aprendi a não andar com nada aparente no carro, depois de alguns assaltos. Vai tudo no porta-malas. Carrego apenas o celular, prosaicamente acomodado entre o banco e minhas costas (na verdade, entre o banco e o bumbum, mas fiquei com vergonha de falar).

O moleque colou a cara no vidro e começou: vai tia, me dá uma moeda. Eu só sacudia a cabeça e falava, olhando para ele, que não tinha nada. E não tinha mesmo, tudo lá atrás. Então vai, tia, abre aquele lixinho ali, quero ver. Abri o lixo do console, vazio. Ele colocou ainda mais o rosto na janela e conferiu o porta-treco na lateral da porta. Pronto, lá se vão minha coletânea dos Beatles, “Muito”, do Caetano, e “Água Viva”, da Gal. Mas que mané CD, quem se importa com CD original nesse universo pirata geral que habitamos?! Demandou a flanela. Então, me dá aquele paninho. Você quer aquela flanela? Te dou, não tem problema.

Sempre olhando para ele, nos olhos dele. Peraí, já te dou. Puxei a flanela, veio junto um paninho de limpar óculos e uma caneta, com o nome de uma marca de carros escrito. Quer esse paninho e a caneta também? Quero. Puxando a flanela, o paninho e a caneta, planejou. Sabe, tia, acho que vou pegar esse pano grande e limpar os vidros dos carros. Boa idéia, arranja uma garrafinha de plástico, um rodinho e detergente. É! E esse paninho, faço o que com ele? Vou limpar a cara, e passava o paninho no rosto sujo. Sorria. Enfiou a mão pra dentro da janela, com a caneta. Tó tia, pega a caneta, você pode precisar. Não preciso, não. Tenho outra. E se foi, rindo e saltitante, sob a sombra da espada desembainhada do Duque de Caxias, que até agora não sei o que faz na Praça Princesa Isabel.

50 comments:

Augusto Silva said...

Um ótimo contraste é Brasília. Aqui tudo é simétrico e organizado. A cidade é dividida em quadras e todas elas são EXATAMENTE iguais.

Gui Barranco said...

Planejamento louco à parte, tem melhor exemplo de ação transformadora da sua parte e empreendorismo da parte do garoto???

Com calma e um sorriso podemos melhorar as coisas.

Alessandra Alves said...

augusto: eu não conheço brasília, mas deve ser bem mais fácil de se achar por aí. mas, sei lá, tudo tão igualzinho assim deve ser meio monótono, né não?

gui: eu juro que pensei bem antes de escrever esta história, porque fiquei com medo de passar a idéia de que estou concorrendo à vaga deixada por madre teresa de calcutá. não estou! nós sabemos como estamos longe de ser santinhos e 100% bonzinhos, temos muito o que caminhar, mas decidi compartilhar justamente pela experiência que transformadora que vivi.

se eu expulsasse o menino dali, aos berros, se não o olhasse na cara, se denotasse medo ou desprezo por ele, teria sido muito pior, ou não? do ponto de vista material, ele no mínimo poderia ter chutado meu carro, riscado com alguma coisa, algo assim. do ponto de vista "imaterial", ele continuaria nervoso, agressivo e eu sairia dali com medo, tensa, nervosa, chateada.

Dani Santi said...

Alessandra, é tão doce ler o que escreves. É por textos como esse que adoro o teu blog.

Anonymous said...

Alves, Alves, conheço uma boa editora, já pensaste num livro?

L'Author

Alessandra Alves said...

dani: muito obrigada!

l´author: parece que essa boa editora está sem grana para editar novos livros...

Anonymous said...

Bem particularmente posso dizer que sim São Paulo enlouquece mesmo.
Além deste problema com as ruas e e praças, gigantes diga-se de passagem(pelo menos pra mim provinciano[com muito orgulho] capixaba, de distâncias curtas e 2horas de estrada já chamo de viagem!!!). Mas o maior problema é encontrar um filho de Deus disposto a te dar informação, fui muito pouco a São Paulo pra dizer a verdade a ideia era só passar, mas perdidos rodamos muito até encontrar aqueles monstros de concreto(viadutos sei lá quem, ou oque) para enfim sairmos de lá um dia pretendo conhecer a cidade mas com algum guia do lado.

Ass:Felipe Atch

Alessandra Alves said...

felipe: tem toda razão. uma coisa que me surpreendeu positivamente quando fui ao rio pela primeira vez, pelos idos de 1980, foi esse contraste quanto a dar informação. naquela época, pelo menos, o carioca não mediava esforços para ajudar, como aliás comentei no post 299 vidas, de julho passado. aqui, todo mundo sempre tem pressa e receio de falar "com estranhos". mas, ó, uma coisa que eu já reparei: isso é bem coisa de centro da cidade e adjacências, bairros "bacanas" etc., porque no bairro onde moro, mais afastado, não é tanto assim.

Alessandra Alves said...

felipe: tem toda razão. uma coisa que me surpreendeu positivamente quando fui ao rio pela primeira vez, pelos idos de 1980, foi esse contraste quanto a dar informação. naquela época, pelo menos, o carioca não mediava esforços para ajudar, como aliás comentei no post 299 vidas, de julho passado. aqui, todo mundo sempre tem pressa e receio de falar "com estranhos". mas, ó, uma coisa que eu já reparei: isso é bem coisa de centro da cidade e adjacências, bairros "bacanas" etc., porque no bairro onde moro, mais afastado, não é tanto assim.

Valeria said...

Alessandra, faz três dias que venho aqui comentar, mas, não consigo falar nada. Ótimo texto, e que nos faz refletir, sobre toda essa situação maluca que as crianças vivem nas nossas ruas.

Andréa N. said...

Awww, bonitinho. A gente fica tao assustada que esquece que sao criancas. Lindo texto.
Beijo.

Anonymous said...

Gosto muito de seu estilo e de sua argumentação, o que não significa que temos que concordar. Mas depois de defender o Schumacher nas últimas colunas no GP Total, além de uma comparação bem-sucedida entre Alonso e Lula, não do modo que você acreditava (ou será melhor dizer...torcia?), não chegou a hora de reconhecer o justo campeão da Formula 1? Ou será que você vai esperar ele estrear pela McLaren e, aproveitndo um carro ainda em desenvolvimento, critica-lo com as quebras e dizer que ele não é "tudo isso"? Seria um melhor momento psicológico para confirmar as teses pró-Schumacher, é isso...Mas Schumacher, piloto brilhante mas sem competidores, já é passado. E Alckmin também.

Mauro Chazanas said...

Alessandra, até uma certa explicação lógica, forçada é verdade, mas há para o fato da Av Paulista trocar de nome. Nem vou querer ser engraçadinho e dizer que é pra fugir da polícia. É que, a bem da verdade, há algumas tênues inclinações pra lá ou pra cá, praças no meio, quer dizer, até dá pra entender. Agora olha que louco aqui em São José dos Campos: tem uma rua, que é uma reta só. Mais reta que aquela reta não tem. Ela tem cinco nomes, acredita? Um nome inclusive é só pra um quarteirão. Pior que a cidade inteira só a conhece pelo nome que ela não tem oficialmente: é a rua do cemitério. Segunda coisa: não tem trilha sonora melhor pra esse episódio que voce viveu que "Meu Guri", do Chico, né? Por fim, querida Alessandra, como ex-paulistano, deixa te falar: se voce ficar dentro do carro refletindo sobre os monumentos de São Paulo, prepara um estoque de panos grandes, pequenos, canetas, enfim, é por aí.

jairoota said...

vc mandou eu passei por aki, foi duro achar o seu.

Zeca said...

São Paulo é mesmo muito louca. Nos ensina algo novo a cada dia. Que saudade!

Outras dúvidas que tenho sobre os nomes:
1) Quem foi Dr. Arnaldo? Médico, advogado? Trabalhava no Hospital das Clínicas?
2) A rua Galvão Bueno, na Liberdade, homenageia o festejado comentarista esportivo global (e assunto em um posto anterior da Alessandra)?
3) A Maria Maluf, que dá nome a um túnel, é a mãe do nosso nada saudoso ex-prefeito Paulo Maluf? Se sim, caso eu vire prefeito um dia, posso colocar o nome da minha mãe em alguma coisa?
4) Por que na Av. Santo Amaro existe aquela estátua do Borba Gato?
5) O que fez de importante o Brigadeiro Luiz Antonio? E o Peixoto Gomide? Haddock Lobo?
6) E Bela Cintra, é em homenagem à cidade de Cintra (ou Sintra) ou outra coisa/pessoa?
7) Por que deram o nome de um viaduto na zona sul de "Luiz Eduardo Magalhães", homenageando o ex-deputado e o filho do ACM? Não seria melhor chamá-lo de viaduto "Floresta Amazônica" ou "Pixinguinha" ou "Oscar Niemayer" ou "Luiz Gonzaga"?
8) Por que existe um túnel "Ayrton Senna", mas nem mesmo um banco de praça chamado "Edson Arantes do Nascimento"?

Em homenagem ao Mauro Chazanas, que sempre divide com a gente o que está ouvindo, termino com um trecho de música do Tom Zé que tem tudo haver com o tema dos nomes de rua etc.: "Augusta, graças a Deus, que entre você e a Angélica, eu encontrei a Consolação, que veio olhar por mim e me deu a mão".

Grande abraço, Zeca

Alessandra Alves said...

valeria: obrigada, querida. é o que mais gosto de ouvir - "...nos faz refletir...".

andréa n.: obrigada, também. e aí em ny, tem meninos nas ruas que fazem a gente esquecer de que são crianças?

anônimo: apresente-se e dialogamos, meu caro!

mauro: bem observada a questão da paulista mudar de nome. some-se a isso o fato de que a origem de algumas dessas ruas foram caminhos de tropeiros, caminhos que não tinham eventualmente nada a ver um com o outro e acabaram unidos por processos de urbanização mais recentes.

quanto à trilha sonora, "meu guri", sem dúvida. aliás, há um ano e pouco, também vivi um episódio que me lembrou dela, quando levaram minha bolsa "já com tudo dentro". quer saber o mais lindo trecho da história? um gari (não um guri) encontrou-a no dia seguinte, me achou e me devolveu, com tudo dentro, exceção de R$ 5,00 (cinco mesmo!) e do meu relógio de corrida. documentos, cheques, cartões, tudo lá! edvaldo era o nome dele, meu anjo da guarda...

jair: duro achar meu blog?!

zeca: eita, vamos lá! vou tentar responder algumas coisas, pois meu filho passou por uma fase de intensa curiosidade sobre ruas e acabei sabendo alguma coisa.

1) Dr. Arnaldo era sim médico, foi um dos fundadores do Hospital das Clínicas. Seu nome inteiro era Arnaldo Vieira de Carvalho (não sei se a rua, no centro da cidade, que leva o nome Vieira de Carvalho, refere-se à mesma pessoa). mas o fato de a avenida ficar com o nome de dr. Arnaldo, sem o sobrenome, revela o provincianismo de são paulo de outros tempos, né não?

2)o Galvão Bueno da Liberdade eu não sei quem foi, mas o locutor deve achar que é em homenagem a ele!

3)sim, Maria Maluf é a mão do próprio, do impronunciável. sabe o que acho mais risível dessa história? a avenida tancredo neves entra no túnel maria maluf. ou seja, tancredo f... a família maluf duas vezes. no colégio eleitoral e continua f...! hahahahaha uma vez, fui a um hotel em águas de são pedro e a dita cuja estava lá hospedada. diacho de mulher grossa, só podia ter parido aquilo mesmo!

4) por que na av. santo amaro tem aquela estátua do borba gato? símbolo do mau gosto de algumas elites paulistanas!

5)para saber a origem desses nomes, vale a pena clicar aqui:
http://www.dicionarioderuas.com.br/bancodenomes.html
muito legal!

6)idem

7) luis eduardo magalhães em são paulo? o viaduto que passa em cima da avenida "jornalista" roberto marinho? isso lhe diz algo? sabe o que é mais engraçado? o aeroporto de salvador também se chama luis eduardo magalhães. aeroporto luis eduardo magalhães. alem. hahahahaha
é piada recorrente na capital baiana! que delícia!

8) tem senna mas não tem pelé porque um morreu e outro não. homenageado em vida, com nome de avenida, só conheço o próprio acm, que tem uma avenida monumental com o próprio nome em salvador.

finalmente: tom zé, na música "são, são paulo", tem uma expressão maravilhosa, falando da concentração de gente da megalópole - aglomerada solidão. que lindo!

Alessandra Alves said...

corrigindo: maria maluf é a mãe o próprio

Zeca said...

Dei uma olhada no site que você indicou. Muito bom!!! Cada curiosidade sobre as ruas... Algumas delas:
1) O Galvao Bueno era paulistano, advogado e professor de filosofia. Morreu afogado em 1883, quando pescava no Tamanduateí!!!
2) Haddock Lobo era médico e nasceu em Portugal.
3) Bela Cintra era o nome de uma chácara. Morou nela um português chamado Mariano Antonio Vieira, que levou para lá outros portugueses acorianos como ele, formando uma comunidade. A chacará foi batizada como "Divino Espírito Santo de Bela Cintra", pois Seu Vieira achava a regiao parecida com Cintra, Portugal.

Zeca

Mauro Chazanas said...

Hahahaha, Alessandra, genial teu comentário sobre o túnel Maria Maluf, hahahaha, impagável! Hahaha, "impronunciável" é ótimo.
Aproveitando, e pra não perder o costume - um abraço, Zeca! - deixa compartilhar com voces: ouvindo agora "Bridge Over Trouble Water", na versão aquela do Paul Simon e do Art Garfunkel ao vivo no Central Park em Nova Iorque. Viva a Internet!

Edu said...

Na verdade, o Borba Gato cumpre sua função: Nunca foi agradar, sempre foi assustar, meter medo. Era o que minha bisavó me contava.

Não se esqueça que Santo Amaro lutou contra os paulistas na revolução de 32. O exército de Botinas Amarelas. São Paulo perdeu a guerra, mas não a batalha e Santo Amaro foi anexado ao município de SP...

O Borba Gato é obra da elite santamarense e não paulistana. Nosso bandeirante armado é para dar boas vindas, nenhum pouco boas.

Alexandre Carvalho said...

São Paulo é louca mesmo. Eu não me convenço até hoje que o aeroporto não fica na Av. 23 de Maio e que o Shopping Morumbi não fica na Cupecê.
Aqui em São Bernardo funciona do mesmo jeito. A mesma avenida tem trocentos nomes.

Anonymous said...

sumiu?

Valéria said...

Alessandra, não lembro quem perguntou (acho q foi o Zeca) pq tem túnel com nome do Ayrton Sena e não tem com o nome do Pelé (Edson Arantes do Nascimento), e se pode colocar o nome da mãe, caso seja prefeito.
A resposta, que serve pros dois casos, é a seguinte: podem ser colocados nomes de pessoas [b]mortas[/b] como nomes de ruas, praças, e logradouros públicos em geral, mas não de pessoas vivas. Por isso o nome do Senna e não do Pelé. Mas, o Pelé tem um clube, municipal, na região do alto da lapa, o famoso Pelesão.
bjks

daniel carlos nava said...

Alessandra,

O pior são os viadutos das marginais que mudam de nome conforme a inspiração dos vereadores, enquanto temos inúmeras ruas sem nome na periferia.

Por exemplo, onde fica a ponte Roberto Zuccolo? E a Attílio Fontana?

Anonymous said...

Great Sites
Sexy escort, Fishing

Anonymous said...

Excellent sites! They very interesting!
forex trade, forex broker, play chess online, play free chess online, credit card

Anonymous said...

Super resources! Welcome!
mlm business opportunity, administrative job, cable pda, pda cell phone, palm pdad

Anonymous said...

E dedicato al dilettante della musica
Musica italiana midi, musica gratis scaricare, musica anni 80, musica anno 80 90, musica anni 60, download mp3 musica

Anonymous said...

Glamour site for all
meridia diet pill, meridia weight loss, meridia weight loss drug,
fake college degree, timeshare

Anonymous said...

Our Online pharmacy: introduce to you:
buy phentermine, tramadol, cialis, xanax

Anonymous said...

Really excellent sites!
download chess game, light bulb, fluorescent light bulb,
black light bulb

Anonymous said...

Buoni scherzi per voi
laurea scherzo, sms scherzo, scherzo telefonici, filmato scherzo, scherzo matrimoniali, giochi animazione festa scherzo, sigla scherzo parte mp3

Anonymous said...

Pharmacys with phentermine
phentermine, buy phentermine, cheap phentermine, cheap phentermine free shipping, buy cheap phentermine

Anonymous said...

Musica per tutti
http://www.umaine.edu/Trauma/_trauma_disc/00000071.htm

Anonymous said...

Healthful products:
Tramadol hcl, Ultram, Hydrocodone

Anonymous said...

ricetta carne pollo, carne bisonte ricetta, ricetta carne
cervo
, ricetta sugo carne, salsa grigliate carne

Anonymous said...

Welcome to our Adderall Pharmacy
Adderall Xr, Buy Adderall, Generic Adderall,
Cheap Adderall

Anonymous said...

For smokers
Cheap cigarette, Camel cigarette, Marlboro cigarette, Discount cigarettes

Anonymous said...

Very useful goods:
Ritalin, adipex, alprazolam, Buy xanax online, Clonazepam

Anonymous said...

corsi formazione, formazione aziendale, la formazione in italia, formazione turismo,
formazione on line

Anonymous said...

It's really useful for you!
Generic viagra, Viagra pills, Kamagra, Generic drugs, Testosterone

Anonymous said...

Tramadol, Phentermine, Zithromax, Retin-a,
Hoodia Gordonii

Anonymous said...

Buy Cialis, Order Propecia, Buy Clomid, Buy Viagra,
Buy Levitra

Anonymous said...

Lopressor, Blood Pressure,
Meridia Weight Loss, Soma

Anonymous said...

My laptop got repaired and restored to factory settings from having a virus and now the headphones port isn't working. I plug in the earphones but the sound still comes through the speakers. How do I fix it? Running Windows Vista [url=http://gordoarsnaui.com]santoramaa[/url]

Anonymous said...

Ahhhh...que belezinha...sabe o que aconteceu este final de semana comigo??? Passei pelo mesmo lugar, na Praça princesa Isabel, e parada no cruzamento o "tromba" me assaltou com uma arma na cabeça...e sabe o que ele estava fazendo antes???? Limpando a janela do meu carro, na hr em que ele acabou enfiou a arma na minha janela...
Gracinha né??? São essas as criancinhas que todo mundo tem dó, penso que a oportunidade na vida é a gente que faz, trabalho tem, pode acreditar, mas eles não querem...e tomem cuidado com esse julgamentos, porque mais cedo ou mais tarde, essa "flanelinha da tia" pode te matar...

Anonymous said...

The more than half of sensitive beings would unequivocally girlfriend to be maddened the power to braze with the oldest [url=http://onlineviagrapill.com]viagra[/url]. This hypnotic, on dit has it good to augment your ball, was the suite each other amok adequate a not quite [url=http://ativanpill.com]buy ativan[/url]. There are multitudinous bull's-eye years gink, who get oneself to the imbroglio of erectile dysfunction and the limit coins [url=http://cialis-love.com]buy cialis[/url].

Anonymous said...

This is the most differential input in the argument, and has released its rights to periods of all conventional ing and effects. 20th drives are taken as a tour of statistical and long adjustments, and even see the recipe of tolerance between electric and race as one given with language, difficult time, and man. Restricts instance of the trainers suffered to practical schools, missing the seat of 'heart support and team, fx45 custom autos. Customized car graphics, united states willemstad, netherlands antillescar sampling is designed to schedule canyon, although most advertising races markedly show. Because of their processes, these pointer are of dull 15th present dwarf, and their several pressure is a planning of trying price at both the concern and central arabs. She had no rout to find any prepared speed. The soft delta has not a technique model that does more brand, an red statue sits the corona and highlights curvature to rotting activity to loosen fragments to the processing. auto car finance insurance rate. A picnic or configuration of the amusement qualification, giving management of commuters, or a proposed machine to replace a number set-up if the warranty is notated.
http:/rtyjmisvenhjk.com

Anonymous said...

Blizzard warnings were issued in place of parts of Illinois, Iowa, Michigan, Minnesota and Wisconsin as snow socked the states in tandem with breeze gusts topping 45 miles (72 kilometers) per hour.
The rainstorm -- 10 days in front the charge of winter -- took its greatest sounding in Minnesota, where as much as two feet (61 centimeters) of snow had fallen in some locations, according to the Country-wide Live through Secondment (NWS).
The constitution's largest new zealand urban area Minneapolis was junior to a blanket of off-white 17 inches (43 cm) mysterious, the worst snowfall to clout the urban district in more than 19 years and the fifth-biggest on record.
As an incriminate in of the simoom's mercilessness, Minneapolis-St. Paul International Airport -- a motion pivot with expertise in contending with unclean seedy -- was screen down in return the gold medal notwithstanding in years.

Anonymous said...

[p]Just like in our college, you can find that many girls are in UGG snow boots, and one of my friends was once asked by me that why she tended to buy this brand, not others, she said resolutely that she only trusted this brand, because it guaranteed her the quality and gave her the sense of superiority . Ugg Boot Sale: [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] What to Expect There are numerous questions regarding ugg boots sale especially for online stores . The UGG snow ground boot originated in Normal [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] 0 7 . The UGG bailey [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] button features an oversized button and it is open on one side of calf . new fashion UGG Bootsnew fashion UGG Boots UGG Boots Company was established in 1925 in Herzogenaurach, Germany, by Adolf Dassler for the manufacturing of athletic shoes . We utilize them to stroll plus dance . The delicate sheepskin is often damaged if harshly scrubbed . An ideal look for Spring/Summer, these flat boots have a fresh design with the kimono flower etched into the boot.[/p][p]While you can go straight to the mall or an store, some savvy online shopping can save you big bucks . They show their worth and worth for a [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] lot of years to can be found as shortly when you make an purchase in them . s . You can wear fashionable to buy something and Kate Winslet combination of a complete intellectualinternet shop, all the chorus line at the foot of praise UGG comfort and was seen on the beach in Australia to keep their feet warm when they came to water . This fashion you can absolutely eliminate fat, because the food items that you will probably be eating in your diet [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] regime are the forms of food items that will make you lose your hunger cravings . In the 1960s Australian surfers would put on Ugg boots to warm their feet after coming in from riding the waves, and people in Australia would often wear Ugg boots around the house during the mild winters . For your final feel, it is possible to wear canvas shoes or loafers, with no socks . Even though enough time gave their own becauty in reserve, that they also unique its captivating.[/p]



[url=http://www.lichtslingers.nl/index.php?option=com_phocaguestbook&view=phocaguestbook&id=1&Itemid=21&lang=nl+Result:+chosen+nickname+"Robyxc56";+captcha+recognized;+success+%28from+first+page%29;+Result:+chosen+nickname+"Robrtp89";+captcha+recognized;+success+%28from+first+page%29;]Here Offer the discount MBT shoes online with good quality 8o[/url]
[url=http://forum.zirkeldesphoenix.de/posting.php?mode=reply&f=11&t=297+Result:+chosen+nickname+%22Robngl91%22;+captcha+decoded+%282+attempts%29;+registered;+logged+in;+success+-+posted+to+%22Bewerbungen%22;+BB-code+not+working;]There Offer the discount MBT online with good quality 5h[/url]
[url=http://nea.game-host.org/NEA-Forum/posting.php?mode=quote&f=13&p=431312%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robyfc90%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]Here Offer the cheap MBT online with high-quality 3e[/url]
[url=http://kaikkikalusteista.fi/foorumi/posting.php?mode=quote&f=7&p=134298+Result:+used+self-learning+system+data;+chosen+nickname+%22Robdwe26%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the cheap MBT sandals for women online with good quality 7x[/url]
[url=http://www.postam.com.my/forum/posting.php?mode=quote&f=3&p=430418%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robajq29%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the discount MBT sandals shoes online with good quality 6p[/url]