Monday, August 24, 2009

Devagar, devagarinho



Oh, turba de homens ingênuos! Multidão de seres humanos desavisados! Vós que estais diante das câmeras de TV e não entendeis por que o jamaicano Usain Bolt parece sempre desleixado nos últimos metros de suas provas!

Olhai os passos débeis do magnífico atleta, depois para o cronômetro. Por que será que, depois de 60 ou 70 metros, no caso da prova dos 100 metros rasos, Bolt parece simplesmente se desinteressar da disputa? Por que ele perde centésimos de segundos preciosos olhando para os lados, mexendo a cabeça, gesticulando com os braços?

Ora, qualquer um que tenha informações mínimas sobre o esporte de alto nível sabe o quanto essas distrações fazem diferença no tempo final. Cheguei a escutar, de comentaristas gabaritados, falando em tom de brincadeira, que o ideal seria programar Bolt para uma prova de 200 metros e computar apenas os 100 primeiros, para que ele pudesse relaxar no final sem comprometer o resultado de fato medido.

Parece evidente que Bolt pode fazer muito melhor do que já fez, por mais assombroso que isso pareça. Então, perguntariam os ingênuos, por que ele não faz logo de uma vez?

Ah, é? Para quê?

Para bater os recordes mundiais dos 100 e dos 200 metros rasos apenas uma vez?

Bolt tem noção do quanto pode alcançar. Lembra o ucraniano Serguei Bubka, que subia o sarrafo de centímetro em centímetro, chegando a bater o recorde de salto com vara por 35 vezes. Tantas vezes quantas puder bater o recorde dos 100 metros, a prova mais nobre do atletismo, tanto mais rico e famoso Bolt ficará.

É por isso que ele desencana no final. Para não dar tudo numa única vez. Vai baixar esse recorde mais um monte de vezes. Sem pressa. Devagar, devagarinho.

3 comments:

Rafael said...

Lembro de ter escutado em algum comentario durante as olimpiadas de pequim, enquanto se falava dos recordes de isinbayeva, que a cada vez que o recorde era quebrado ela levava 500 mil dolares, ou 1 milhão...ão lembro o valor.

luizano said...

Rafael, a cada quebra de recorde o atleta ganha U$ 100.000,00 mas acho que essa premiação só vale nas etapas do mundial.

Ron Groo said...

Então eles alinham!
Cresce a expectativa, cresce o interesse... Tiro!
“Pkou!”
Lá vão eles, eu me ajeito na cadeira e...
Cruzam o disco final...
Nem tive tempo de ficar nervoso, ou de me emocionar com a corrida.

Nove segundos e cinquenta e oito centésimos, recorde mundial!
Pqp!
Cem metros em 9,58!
Usain Bolt cruza em primeiro sorrindo.
Fez história e parece nem ter se esforçado!
Definitivamente atletismo não é para mim.
Nem para assistir, quanto menos para praticar.
É para feras; maquinas; gênios; maravilhas humanas de ossos, músculos e determinação como Usain Bolt.
O homem mais rápido da face da terra...