Wednesday, April 29, 2009

Claptonmania x Claptonfobia


Durante a transmissão da Band/Band News FM do GP do Bahrein, nosso Luis Fernando Ramos, o Ico, fez uma breve entrevista com o guitarrista Eric Clapton, que estava badalando no local. A corrida, aliás, estava coalhada de roqueiros. Além de Clapton, estavam lá Robert Plant, do Led Zeppelin, e Nick Mason, baterista do Pink Floyd.

No ar, comentei que Ico tinha tido ainda mais sorte que Ayrton Senna. Explico: depois de uma corrida no Brasil, Senna declarou em entrevista que tinha visto Deus. Brinquei, dizendo que Ico tinha ido mais longe, por ter conversado com Deus. Nos anos 1970, apareceram alguns muros pixados em Londres, com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus"). No ato, o locutor Luis Megale, da Band News, mandou ver um trecho de "Cocaine", de Clapton. Gostei da trilha sonora, mas registrei que teria preferido "Layla", minha favorita entre as músicas de Clapton. Mais tarde, quando Ico citou Robert Plant, foi o Led Zeppelin que fez o fundo musical.



Depois de uma transmissão tão musical - Fórmula 1 e rock, o que mais eu poderia querer? - comecei a semana com muita vontade de ouvir Eric Clapton. Meu fornecedor oficial de arquivos em mp3 tirou o corpo fora. "Não tenho nada de Clapton", decretou, com o mesmo orgulho que diria "Nunca pisei no Parque São Jorge". Apelei para o You Tube e encontrei apresentações ótimas lá. Uma memorável, com Clapton tocando junto com Stones, Jeff Beck e Jimmi Page. Achei outra legalzinha também, versão acústica, Clapton e Mark Knopfler (Dire Straits).

Consta que "Layla" foi feita para Pattie Boyd, então namorada do beatle George Harrison. Enquanto George, que teria composto "Something" para ela, ficava no hare, hare, krishna, krishna, Clapton perpetrou "Layla" e conquistou a mulher do amigo. A letra não deixa dúvidas - é um homem jogado aos pés da mulher amada (Layla, you've got me on my knees). A letra:

What'll you do when you get lonely
And nobody's waiting by your side?
You've been running and hiding much too long.
You know it's just your foolish pride.

Layla, you've got me on my knees.
Layla, I'm begging, darling please.
Layla, darling won't you ease my worried mind.

I tried to give you consolation
When your old man had let you down.
Like a fool, I fell in love with you,
Turned my whole world upside down.


Let's make the best of the situation
Before I finally go insane.
Please don't say we'll never find a way
And tell me all my love's in vain.

A questão que quero lançar é: afinal, você é um claptonmaníaco, como os que pixaram os muros de Londres, ou é cleptonfobíaco?

9 comments:

Ron Groo said...

Nem um nem outro, mas gosto muito do trabalho do Mr.Slowhand. Porém acho que minha predileta dele é uma chamada "I fell free" ainda no tempo do Cream.

Cê já ouviu um cd dele chamado "Fron the cradle" em que Clapton interpreta classicos do blues que segundo ele formaram sua veia musical? Logo na abertura a uma versão de "Blues before sunrise" que emociona aos primeiros acordes. E também o solo central de "Five long years" que nos leva ao céu... Nossa...
Será que sou 'claptonmaniaco'?

Ron Groo said...

Ah, ia esquecendo. Sobre os roqueiros reunidos em Sakhir.
O Galvão Bueno mandou a pérola:
Daria pra montar uma banda de rock das boas aqui. O Sr. John Button pegaria uma guitarra, Eric Clapton, que também toca guitarra, Robert Plant cantando e o baterista do Pink Floyd: Rick Wright..."
Ele conseguiu não só ressucitar Wright como também trocar o instrumento dele...
Pobre Nick Manson.

Creco said...

Bom, suspeito que você tenha lido a autobiografia do Clapton. Se não leu, leia. É sensacional. E de preferência, leia ouvindo um disco dele.

Anonymous said...

Claptonmaníaco, always!

Marcos Antonio said...

Depois dele desfilando com o boné da Ferrari deixei de ser Cleptonmaníaco...hehehe

Alexandre Gossn said...

Desde Sunshine of your love, I so glad, ou "Yellow tiger... from the jungle " na voz de Jack Bruce, sou claptomaníaco ...rs

Passando por DEREK AND DOMINOS (EM QUE SURGIU A PRIMEIRA VERSÃO
DE LAYLA), MONEY and cigarettes etc.

O único trabalho meia boca dele é o PILLGRIM.

sds

Lutch Carl said...

CLAPTONMANÍACO sem dúvida!!!

Pra mim o melhor guitarrista de todos os tempo: Todos os seus projetos foram sucesso, tudo q ele resolveu fazer é bom demais!!!! sem exageros...


Recomendo Derek and the Dominoes, trabalho dele com o Duanne Allmann o Allmann Brothers Band... como disse o amigo acima, é lá que tem a versão original da sua adorada Layla... Recomendo também "Me & Mr. Johnson" versões dele para o primeiro grande Bluesman da história, Robert Johnson...


Parabéns pelo Blog!!

Rodrigo Mattar said...

Quer músicas do Cream? Eu tenho a coleção completa. Posso gravar pra vc!

Thom said...

Alê, recomendo o seguinte link, sobre Eric e Patty:

http://whiplash.net/materias/biografias/068366-ericclapton.html

Bjão!