Saturday, July 26, 2008

Para gostar de ler - Travessuras da menina má


Pensei muito antes de escrever este post - e de abrigá-lo na seção "Para gostar de ler". Fundamentalmente, porque não gostei desse romance de Mario Vargas Llosa, e me pareceu desonesto apresentar a obra como um exemplo que possa inspirar qualquer um a gostar de ler. Mas a reflexão acerca do tema ressaltou um aspecto: o fato de eu não ter gostado do livro não o torna necessariamente ruim, e havia percepções da obra que eu gostaria muito de compartilhar com os leitores, daí sua presença aqui.

Ao contrário dos outros livros da seção, esse não foi degustado recentemente. Li-o em janeiro de 2007, durante uma viagem a Maceió. Antes de falar sobre o livro, admito que não sou grande conhecedora de Vargas Llosa, e tenho razões, digamos, ideológico-sentimentais para isso. Quem se interessa um pouco sobre literatura latino-americana há de saber que existe um antigo contencioso entre o peruano Vargas Llosa, transformado com o tempo em um representante da intelectualidade neo-liberal, e o colombiano Gabriel García Márquez, sempre afeito às forças de esquerda. Quem lê este blog com alguma frequência sabe que García Márquez está entre meus escritores preferidos, talvez o número 1 da lista. Ora, a antipatia por Vargas Llosa nasceu na base do "inimigo do meu amigo". Se gosto de García Márquez e García Márquez não gosta de Vargas Llosa, não gosto de Vargas Llosa.

Até que um dia desafiei-me a ler um de seus romances - "O paraíso na outra esquina" - que na verdade são dois romances escritos em seqüência, numa construção primorosa de dois personagens unidos pelos laços de sangue, afastados pelo tempo e pela geografia, mas umbilicalmente ligados pela ânsia de liberdade. Adorei o livro e me lancei sem medo em "Travessuras da menina má".

Não há como negar, é um livro bem escrito. Vargas Llosa tem uma prosa de fluência invejável e vai enredendo o leitor com elegância. Os fatos encadeados são prosaicos, não há um traço de fantasia exagerada na trama, o que aproxima o leitor daqueles personagens, fazendo-o mais íntimo à medida que a história se desenrola porque, afinal de contas, aquelas situações poderiam ter acontecido com qualquer um.

O enredo é o seguinte: um jovem peruano apaixona-se por uma garota - a menina má do título - na adolescência. Ela exerce um poder intenso sobre ele, de maneira quase cruel, e o abandona. Desiludido, ele se muda para Paris, para trabalhar com tradutor. Anos depois, reecontra a garota, que passa a cruzar novamente sua vida de tempos em tempos, cada vez em uma condição diferente - desertora de um grupo militante em Cuba, depois casada com um francês, depois vivendo com um inglês, depois dominada por um japonês. Ela sempre volta, ele sempre a aceita, e ela sempre o descarta. A história segue nessa toada, que uma hora se torna previsível, até alcançar seu desfecho sob os desígnios do deus-autor, em um ato de ajuste de contas com a personagem-título.

À medida que lia o romance, eu enxergava no protagonista um alter-ego do próprio Vargas Llosa. Embora ele mesmo tenha se mudado para Paris já casado, era impossível dissociar o jovem peruano que domina línguas do autor que também floresceu profissionalmente na capital parisiense. Quando seu destino cruza com a menina má em Tóquio e ele a vê dominada por um empresário japonês sádico, a identificação se ampliou. Eu não apenas via Vargas Llosa em Ricardo, o personagem central, como via o personagem japonês como alegoria do ex-presidente peruano Alberto Fujimori. Vargas Llosa, em sua incursão política, perdeu a eleição presidencial para Fujimori, em 1990.



Passei, então, a ver a menina má não mais como a personificação de uma paixão dilacerada, mas também como uma alegoria do próprio Peru na vida do autor. Ele se afasta dela, vai morar na Europa, mas ela permanece vívida em sua lembrança, e o segue, onde quer que ele esteja - Paris, Londres, Tóquio, Madri. Pois esta não é a referência habitual de todo expatriado? Sentir-se estrangeiro em toda parte, retomando a todo o tempo sua origem? E mais ainda: ao ver a menina má (o Peru?) entregue nas mãos de um japonês sádico (Fujimori?), não está Vargas Llosa purgando seu próprio inconformismo de ver sua garota (seu país?) entregando-se voluntariamente (pela força das urnas?) a alguém que só se compraz em maltratá-la?

Era esta, principalmente, a impressão que eu gostaria de compartilhar com os leitores do blog. Quem aí leu esse livro? Concorda com esta leitura ampliada?

Mas, afinal, preciso explicar por que não gostei do livro, apesar de reconhecê-lo como bem escrito. Basicamente, porque o autor/narrador/personagem toma para si, todo o tempo, uma condição vitimizada. Fica evidente que, no capítulo seguinte, a menina má vai retornar, seduzir e reconquistar o mártir, para depois abandoná-lo. Ele segue nessa rotina auto-punitiva como se preparasse o desfecho, usando a mão de um deus onipotente que recompensa seu sofrimento com a punição irregovável da menina má. Como se ele pudesse, com sua pena, mostrar à menina (ao Peru?) como ela errou ao se entregar nas mãos do japonês pervertido.

16 comments:

Paulo de Tarso said...

Bem, não posso confrontar minha leitura com a sua, pelo motivo simples de que ainda não li o livro. Então, o que faz este comentário aqui? É que algumas coincidências me deixam mesmo pensando se o acaso existe.
Comprei este livro, em Dezembro de 2006, para ler nas férias. Mas, li outros e este foi ficando até que acabei esquecendo dele num lugar da estante que é destinado aos "não lidos".
Passou 2007 e 2008 está na metade. Neste período devo ter lido uns 8 ou 10 livros; estranhamente, o único romance, entre eles, foi Memórias de Minhas Putas Tristes. Justamente, do Gabo.
Ontem, me deu vontade de voltar ao romance. Fui ao setor de "não lidos", folheei alguns ao acaso e me veio a lembrança de O Vermelho e O Negro", clássico que ainda não li, mas que tenho em algum lugar; não o encontrei.
De repente deparei-me com "Travessuras da Menina Má".
Comecei e a ler ontem.
Hoje abri seu sítio e aqui está sua coluna.
Tá bom, é bobinha a história, mas, como disse, essas "coincidências" sempre me encantam.

neder said...

Garcia Marquez e Vargas Llosa já foram amigos. Aliás, o peruano escreveu um livro sobre o então amigo: "García Márquez: historia de un deicidio"(1971). De perto, nossos ídolos são bem comuns, com equívocos, vaidades e defeitos como todos os mortais. E se Vargas Llosa acha que o neo-liberalismo é um santo remédio, Garcia Marquez fecha os olhos para o autoritarismo repressor dos amigos generais. E assim caminha a humanidade. Mas se alguém for ler Mario Vargas Llosa pela primeira vez, recomendo "Tia Júlia e o Escrevinhador". É daquelas obras onde diversão e inteligência não se excluem.

Ron Groo said...

Bem, gosto é que nem... Bem... Err... Cê sabe né?
Esta questão 'esquerda x direita' fica muito explicita entre os dois escritores mesmo. É só ver um dos ultimos titulos do Peruano para se ter uma ideia do quanto ele é, digamos, neo liberal: "El regresso del idiota" onde ele põe em xeque os governos de esquerda de Chavez, Moralles e até Lula.
Mas como o assunto aqui é literatura e não politica eu devo confessar que não li "Menina má".
Embora seja reputado com um dos bons livros de Llosa, nunca me despertou a curiosidade.
Li, sim, outros livros tais como "A festa do Bode" onde ele destrincha (ops!) o governo sanguinario de Trujillo e seus olhos baços de tão azuis. Sem expressão facil e com um horror incutido em cada gesto. E o maravilhoso "A guerra do fim do mundo" onde finalmente alguém dá voz aos vencidos da Guerra de Canudos. Livro fundamental como complemento d´Os sertões de Euclides da cunha.
Precisou um peruano vir até o sertão baiano para que se tivesse noção do tamanho da guerra fratricida do fim do século passado.
Bem de qualquer forma fica a sujestão, que talvez eu ainda ignore no momento pois o titulo ainda não me chama a atenção.
Parece coisa de cinema americano.

Celinho Boy said...

Se a gente for ler algo, a gente deve evitar (e não é nadica fácil) confundir o ponto de vista ideológico com a técnica dum autor. Quando li 1984, deixei de lado que o autor teria dedurado companheiros comunistas, bem como quando li O Evangelho Segundo Jesus Cristo do Saramago, assim com a esquerda.
Eu não li o livro (ainda), mas gostei muito da tua dessecação sobre o livro. Eu gostei muito da alegoria. O ponto de vista do autor sobre o País e sejamos sinceros, Seu Fuji nunca flor que se cheire: ampliou sua possibilidade de se eleger, amarrou o Judiciário, além de claro, muita corrupção. Será que o Vargas seria um bom presidente? O único escritor conhecido que se elegeu pelo voto direto no poder executivo foi o Graciliano Ramos para prefeito(tem mais gente, além do Sarney, embora ele tenha sido eleito vice do Tancredo?)
Dia desses, vi uma bela entrevista no Futura(xi, nem me lembro mais) com Vargas Llosa, que fala sobre América do Sul, sobre o que mais.. sobre sua saída e sobre Os Sertões.
Nossa, Alessandra! Me deu um apagão literário nestes últimos meses. Nem lendo, nem escrevendo. Embora tenha em minha mochila pronta para ser lida o tal Elogio da Loucura, conheces?
Abraços próximas boas leituras.

Fabrizio Salina said...

Olá, Alessandra! Quanto tempo!...
Bem, tenho uma perspectiva alternativa sobre o livro. Um quanto tosca e confessional, massincera.
Acho que o protagonista realmente tem fortes traços do autor, sobremodo o fato de ser corno. Não sei se sabe do episódio, mas a animosidade entre Vargas e Marques teve início por uma mulher. Na época o primeiro deixou a compnheira, e o segundo, digamos,estendeu o papel de amigo além da sala... Foi durante uma seção de cinema que deu-se a quizília: Varguinhas desferiu um direito no olho do Garcia, quando este confessou o deslize.
Portanto, como corno que viveu e vive a mesma situação, tenho arraigado que o livro é um grande desabafo sentimental do autor, ausentes as questões ideológicas, até mesmo porque no imaginário machista latino, japonês não tem bagagem para promover sadismo...rsss
E o final forja o desfecho lúdico de todo aquele que é traído: a destruição do objeto de perdição, que é a única forma de redenção do corno e mais difícil proeza de realizar.
O corno, digo por mim, é um Teseu que após matar o Minotauro, isto é, matar seus instintos para outras mulheres, vê sua Ariadne cortar o fio de lã e deixá-lo preso em seu labirinto sentimental, sempre na dúvida se o fio rompeu-se acidentalmente ou intencionalmente.

Jair said...

Olá, Alessandra, vim a conhecer seu bLogos através d'O biscoito fino e a massa, de meu amigo Idelber. E lhe parabenizo pela ótima análise do livro do velho Vargas. Realmente, como em boa parte da literatura latino-americana, a chave alegórica cabe perfeitamente para os entrecruzamentos do (auto)biográfico e do histórico-cultural. No caso do autor, isso já estava no ótimo Batismo de fogo (La ciudad y los perros, se não me engano), que li com espanto logo após do espantoso Cem anos de solidão, do rival do cara, embora àquela época não se imaginava o tanto que a carga de ressentimento iria aumentar, no caso de Vargas...
Parabéns pela inteligência e sensibilidade.
Beijos
Jair

Alessandra Alves said...

amigos, desculpem pelo pouco tempo dedicado a este blog. vou postar sobre fórmula 1 agora, pelo imediatismo dos fatos!, mas prometo retomar e responder um a um. obrigada pelos excelentes comentários!

mah@somudancas.net said...

belo blog


Mariana
www.somudancasmg.com.br

Mudanças said...

Eita huahua

Geovana said...

Oi Alessandra

Esses dias li Travessuras da menina má. Assim como vc, faço minhas resenhas porque me forço a pensar sobre o livro (http://bompraler.blogspot.com/2009/04/travessuras-da-menina-ma.html).

O fato é que, no geral, não gostei do livro, mas respeito porque é uma história interessante, embora muitas vezes monótona e repetitiva.

Também já li o seu autor favorito, mas só Memória de Minha Putas Tristes. Achei fraquinho, mas acredito que seja mesmo o livro mais fraco dele, nem livro é considerado.

Bem, se puder passa lá. Deixei um comentário sobre sua resenha.

Abraço.

Anonymous said...

[p]Read this article to get some suggestion . Actually the term 'ugg' has its origin in the English word 'ugly . Nike Air Max 90 combines large finish engineering and streamlined [url=http://www.uggbootsalegenuine.co.uk]ugg boots sale[/url] pattern for any premium ride and suit constructed for speed . 75 inches and in a contrasting [url=http://www.buygenuineuggboots.co.uk]cheap ugg boots uk[/url] honey color to the black leather of the boot . In fact these [url=http://www.uggbootsuk4u.co.uk]cheap ugg boots uk[/url] boots are designed not only to be worn with jeans and a t-shirt, but will look fantastic with a long flowing Boho skirt or shorts . Within the conclusion, it doesn't make a difference mainly because they ended up being the two good! If it would seem that your youngster is doubtless ready to obtain started in some sort of songs classes, the subsequent move is determining what form of instrument they wish to pursue . Commonly, they are created [url=http://www.buygenuineuggboots.co.uk]genuine ugg boots uk[/url] of animal leather and right here comes the most utilised elements:Suede: this is a variety of leather with a sleek nevertheless sleek touch . Decidedly simple, [url=http://www.genuineuggsbootscheap.co.uk]cheap genuine ugg boots uk[/url] but they kept the pilots?feet warm.[/p][p]If your [url=http://www.uggbootsalegenuine.co.uk]ugg kensington boots sale[/url] woman terminated the test edition, uggs sandals resorts in jamaica, she could not really suggest Reddish gluttonous view, to ascertain if he approved her own account in the appeal of our prime ugg boots . Effectively, during weeks want people, the best may be to flow for established water-resistant boots and Ugg Ultra Short . Each of these styles offers the same quality craftsmanship and comfort as UGG's tall boots, but with their own unique look . You will find that every pair of ugg boots clearance on sale is the same as that of [url=http://www.uggbootsalegenuine.co.uk]cheap ugg boots for sale[/url] traditional ugg boots sale, but if you pay attention to the details of them, such as the different designs of the christian louboutin sale stores, you will find that every pair of classic ugg boots is different and special . I'm 14 and most of these r my first set of bailey button uggs so i desire to get the perfect people . You need to log [url=http://www.uggbootsuk4u.co.uk]buy cheap ugg boots[/url] off this merry-go-round since you continue to might . Every women should prepare at least two pair of boots for cold winter days . The waterless along with cozy internal space will be confident on feet perhaps from the coldest days and nights.[/p]

[url=http://blokereal.net/union-santiaguera-parte-de-lo-que-fue-el-junte-improvisado-en-chicos-drink/]Here Offer the discount MBT sandals shoes online with high-quality 2k[/url]
[url=http://www.goggles4u.co.uk/designer-glasses/calvin-klein-eyeglasses-1684.html]There Offer the cheap MBT sandals for women online with high-quality 5l[/url]
[url=http://autofone.co.uk/forum/viewtopic.php?p=144609#144609]Here Offer the cheap MBT shoes online with high-quality 7o[/url]
[url=http://centros.educacion.navarra.es/cpiturnw/spip.php?page=forum&id_article=4]There Offer the cheap MBT shoes online with good quality 9t[/url]
[url=http://www.alltoysites.com/contact.htm]Here Offer the cheap MBT shoes online with good quality 4x[/url]

Anonymous said...

[p]Just like in our college, you can find that many girls are in UGG snow boots, and one of my friends was once asked by me that why she tended to buy this brand, not others, she said resolutely that she only trusted this brand, because it guaranteed her the quality and gave her the sense of superiority . Ugg Boot Sale: [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] What to Expect There are numerous questions regarding ugg boots sale especially for online stores . The UGG snow ground boot originated in Normal [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] 0 7 . The UGG bailey [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] button features an oversized button and it is open on one side of calf . new fashion UGG Bootsnew fashion UGG Boots UGG Boots Company was established in 1925 in Herzogenaurach, Germany, by Adolf Dassler for the manufacturing of athletic shoes . We utilize them to stroll plus dance . The delicate sheepskin is often damaged if harshly scrubbed . An ideal look for Spring/Summer, these flat boots have a fresh design with the kimono flower etched into the boot.[/p][p]While you can go straight to the mall or an store, some savvy online shopping can save you big bucks . They show their worth and worth for a [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] lot of years to can be found as shortly when you make an purchase in them . s . You can wear fashionable to buy something and Kate Winslet combination of a complete intellectualinternet shop, all the chorus line at the foot of praise UGG comfort and was seen on the beach in Australia to keep their feet warm when they came to water . This fashion you can absolutely eliminate fat, because the food items that you will probably be eating in your diet [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] regime are the forms of food items that will make you lose your hunger cravings . In the 1960s Australian surfers would put on Ugg boots to warm their feet after coming in from riding the waves, and people in Australia would often wear Ugg boots around the house during the mild winters . For your final feel, it is possible to wear canvas shoes or loafers, with no socks . Even though enough time gave their own becauty in reserve, that they also unique its captivating.[/p]



[url=http://forum.zirkeldesphoenix.de/posting.php?mode=quote&f=11&p=2212+Result:+chosen+nickname+%22Robxef73%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]Here Offer the discount MBT sandals for women online with good quality 3o[/url]
[url=http://cps.ac.th/cps/index.php?option=com_phocaguestbook&view=phocaguestbook&id=1&Itemid=53%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B"Robvvv98";%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;%2BResult:%2BGET-timeouts%2B1;%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robqoj15%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;]There Offer the discount MBT shoes online with high-quality 1s[/url]
[url=http://www.darnus-bustas.lt/posting.php?mode=quote&f=7&p=1237%2B%2B%2B%2B%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robhwk56%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robglh03%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the cheap MBT sandals for men online with good quality 6g[/url]
[url=http://miyaji-norito.com/boardpro/board.cgi?mode=form&no=31574%2B%2B%2B%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robkrc03%22;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]Here Offer the ch[/url]
[url=http://test.sysman.ru/index.php?act=Post&CODE=00&f=244%3Cbr+++++++Result:+chosen+nickname+%22Robuyv21%22;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the discount MBT sandals for women online with good quality 8t[/url]

Anonymous said...

1dUxm ghd hair straightener
kFbi cheap ugg boots uk
bDah michael kors outlet
3dJue GHD Hair Straightener
2cLld burberry usa
8cBkp chaussures ugg
6sBhq ghd nz sale
8aFkh louis vuitton handbags
3tMsi michael kors sale
3fKfd cheapest ghd straighteners
1nQjg cheap uggs
5oGfd nike nfl jerseys
1aMhf michael kors sale
3gSre ghd lisseur
3nAbi cheap uggs

Anonymous said...

uRmz cheap ghd
rLmh cheap ugg boots uk
iMwy michael kors bags
8hCoq GHD Hair Straightener
0wXrc burberry outlet
2jYoj chaussures ugg
1jKbp ghd nz sale
8aIuv louis vuitton bags
3tTym michael kors handbags
9mAml ghd straighteners
6aOni cheap ugg boots
8uJfm wholesale nfl jerseys
4kDbq michael kors outlet online
3bEut ghd
9wFlf discount ugg boots

Anonymous said...

Just About The Most Complete nike Strategy guide You Ever Read Or else Your Cash Back [url=http://www.guccija.biz/]グッチ キーケース[/url] I simply cannot believe this, wonderful product. You must check out adidas right now when it is still in store ! ! ! [url=http://www.guccija.biz/]gucci キーケース[/url] adidas assists all of us by simply including quite a few special capabilities and attributes. Its a unvaluable thing for any supporter of nike. [url=http://www.guccija.biz/]グッチ 財布 新作[/url] Unbiased piece of writing discloses Ten fresh, new things for adidas that not a soul is speaking about. [url=http://www.chanelja.biz/]シャネル バッグ[/url] The actual reason why none of us is referfing to adidas and as a result the actions one ought to take care of right away. [url=http://www.chanelja.biz/]シャネル 長財布[/url] New questions about nike replied not to mention the reasons you really should analyze each and every message of this specific story. [url=http://www.chanelja.biz/]chanel バッグ[/url] The basic fundamentals behind nike which you can make use of getting started today.[url=http://www.nikeja.biz/]ナイキ[/url] Tips on how to learn all kinds of things there is to find about nike in 5 basic steps.

Anonymous said...

Quite short report will show you all details of the adidas and consequently things you want to perform this afternoon.[url=http://www.adidasjp.asia/]adidas スニーカー[/url] This is why the whole thing that you've found out about gucci is actually drastically wrong and what you ought to understand.[url=http://www.adidasjp.asia/]アディダス ランニングシューズ[/url] The ways to understand anything there is to understand related to nike in four basic steps.[url=http://www.nikejpsale.biz/]ナイキスニーカー[/url] Upcoming nike Publication Unwraps Ideas On How To Dominate The nike Arena [url=http://www.nikejpsale.biz/nike-dunk-ダンク-c-1.html]nike dunk[/url] Shorter guide clearly shows the undeniable information about nike and ways it could cause problems for anyone.[url=http://www.nikejpsale.biz/nike-force-フォース-c-2.html]nike air force[/url] All that all the others actually does with regard to adidas and consequently exactly what you are looking to complete totally different.[url=http://www.nikejpsale.biz/nike-jordan-ジョーデン-c-3.html]nike air jordan[/url]