Monday, September 14, 2009

Presa e predador



Rubens Barrichello subiu ao pódio de Monza, ontem, acrescentanto um gesto ao seu repertório de sinais corporais. Imitou um atirador de flechas, dando vida ao conceito de franco atirador que este campeonato lhe impôs.

Barrichello fez uma primeira metade de temporada bem apagada em comparação ao companheiro de equipe, Jenson Button. Enquanto o inglês ganhou seis em sete corridas, marcando 61 pontos no campeonato até o GP da Turquia, Barrichello somou 35.
Em compensação, de lá para cá, Button marcou apenas 19, contra 31 do brasileiro.

A diferença, que era de 26 pontos, caiu para 14. Barrichello tem que descontar 3,5 pontos por corrida, nas quatro que faltam, para superar Button. Não é impossível. Sempre vale lembrar a espetacular reação de Kimi Raikkonen em 2007, que descontou 17 pontos em relação a Lewis Hamilton em apenas duas provas.

Como Raikkonen, Barrichello agora é o caçador. Uma posição bem mais confortável que a de Button, que desde o início do campeonato é a caça. O problema, para Button, é que a distância entre ele, presa, e o predador, Barrichello, está cada vez menor. O problema, para Barrichello, é que o campeonato está se afunilando. Faltam apenas quatro provas e ele precisa que Button sofra algum revés significativo para se aproximar mais na classificação. Algo como aconteceu com Raikkonen e Hamilton no já citado 2007 (para descontar os 17 pontos, Raikkonen contou com um abandono de Hamilton, na China, e com um humilde sétimo lugar do inglês, no Brasil).

Uma diferença fundamental entre o Raikkonen de 2007 e o Barrichello de 2009: o finlandês tinha uma equipe inteira brigando por seu título, inclusive com a solidariedade de Felipe Massa, que abriu mão da vitória, no Brasil. Ali, era uma Ferrari inteira, em bloco, contra uma McLaren fratricida. Agora, é uma Brawn contra outra.

O que será que vai dar?

10 comments:

Anonymous said...

O maior problema nisso tudo é que Button já sofreu os reveses,que por um motivo ou outro Barrichello não pode aproveitar.

Ron Groo said...

Só que Raikkonen não tinha um inimigo dentro de casa e Massa trabalhou para ele.

Achei que a corrida de Jenson ontem foi inteligente.
Ficando sempre uma posição atrás do 1B o Jenson tá tranquilo e o brasileiro só alcança ele no ano que vem.

No fundo eu odiei o resultado, já que não é segredo que para mim o 1B é rival e não aliado.
Como não gosto e não entendo de futebol tenho na F1 meu esporte predileto, e levo para ele a forma de torcer do futebol.
Até reconheço quando o piloto que não gosto vai bem, mas não sou obrigado a gostar... Certo?

E a corrida que mais gosto no campeonato, na pista com mais pontos de ultrapassagem foi decidida na... Estratégia.
Só por isto ja não fiquei satisfeito e pior ainda com o vencedor.

foca said...

é isso aí groo!

Guaruja em Foco said...

ALGUÉM ACHA MESMO QUE O RUBINHO PODE TER "SORTE" EM 4 CORRIDAS??(RSRSRS) CLARO QUE NÃO.

Guaruja em Foco said...

Alessandra,como alguém pode levar a sério,um cara que tem um estremilique no pódio?? rsrsrs

niltonhc said...

E eu que achei que o gesto do Rubinho era uma referência ao Usain Bolt... kkkk...

Ouvi seu comentário no final da transmissão. Realmente o Rubinho ganhou após chegar mais uma vez ao autódromo com aquela camisa... O que poucos sabem é que o Schumacher, por correr na italiana Ferrari, vestia uma camisa do Palmeiras por baixo do macacão todas as vezes que ganhou uma prova... hehehe...

Bjs.
Nilton

Jonny'O said...

Outro fator que pode ajudar ou atrapalhar é o equilibrio entre as equipes neste momento.

As ultimas corridas foram surpreendentes quanto a competitividade dos carros ,nestas quatro corridas restantes Red Bull,Mclaren,Ferrari e até mesmo a F.India podem ficar entre os dois candidatos ao titulo .

Pela logica isso dificulta ainda mais os planos de Rubens ,que no caso terá que superar sempre essas equipes ,mas se conseguir isso é Button que terá a pressão de estar logo atrás do brasileiro ,ou seja ,no fundo os dois pilotos terão que andar muito.

niltonhc said...

Num ano em que:

- A Force India consegue uma pole position;
- A mesma Force India também consegue chegar em segundo lugar;
- Uma Ferrari larga em último;
- Uma mola sai de um carro e acerta a viseira do capacete do piloto que vem atrás;
- É revelada uma das maiores farsas da história da categoria;

...só falta mesmo o Barrichello ser campeão! Para o mundo que eu quero descer!

Júlio Melo said...

Oi Alessandra

Primeira vez aqui no seu blog... mas sempre ouço seus comentários na BandNewsFm antes e depois das provas... as vezes durante também.

Button está bem confortável em relação ao campeonato (ele estava bem feliz no fim da corrida, repararam?), mas, como você mesmo disse, Barrichello aparece como franco atirador. Se Barrichello vencer todas as quatro provas e Button chegar em segundo em todas ainda assim o título fica com Button.

Não consigo deixar um prognóstico, mas vou torcer muito para o Barrichello.

Um abraço.

Uncle Bernie said...

Mesmo contra a vontade de alguns, não tenho dúvidas que esse campeonato é do BARRICHELLO... Podem chorar, podem expernear...RUBENS BARRICHELLO CAMPEÃO MUNDIAL DE F1 EM 2009