Saturday, September 12, 2009

Nelsinhogate Quiz



O lado bom de ter quase 40 anos é se chocar menos com alguns acontecimentos. Os fatos vão se repetindo, com pequenas variações, e a gente se acostuma à ideia de que a vida é uma sucessão de escândalos.

O caso Nelsinho Piquet x Renault não me chocou como a algumas outras pessoas com quem tive contato. Não que eu ache bonito bater no muro para o companheiro de equipe se locupletar e vencer a corrida. Mas já vi pilotos provocarem acidentes de propósito, vi outros deixando o companheiro vencer, vi artimanhas e mutretas diversas. É triste, mas é a vida.

Vários ângulos do affair Nelsinhogate levantam polêmica e chocam em maior ou menor grau. Fiquei curiosa para saber a opinião dos leitores do blog. Listo abaixo alguns desses aspectos e peço a opinião de vocês.

O que lhe parece pior nessa história?

a) o fato de Nelsinho ter supostamente aceitado a ordem da equipe para provocar o acidente?
b) o fato de Nelsinho ter se calado enquanto considerava que essa obediência lhe garantia um lugar na Renault?
c) a atitude vingativa da família Piquet contra a ex-equipe?
d) a reação destemperada do chefe de equipe, Flavio Briatore, negando a suposta farsa e atacando Nelsinho pessoalmente?
e) o fato de Briatore usar uma suposta relação homossexual de Nelsinho como forma de desabonar sua imagem?
f) a postura da FIA, antecipadamente garantindo imunidade a Nelsinho, oferecendo ao piloto a chamada delação premiada?
g) a postura de Fernando Alonso, vencedor da prova, alegando desconhecer a suposta farsa?

Votem, fiquem à vontade para argumentar, para acrescentar outros ângulos. Só não vale apelar para o velho "todas as anteriores".

19 comments:

Jorge Ortiz said...

Não tem como escolher uma pior, sério, tem que ser "Todas as anteriores".

Marcus said...

O que eu achei pior foi o C, a postura vingativa da família Piquet. Porque parece que a demissão de Nelsinho foi plenamente justificada pelos péssimos resultados que ele vinha conseguindo.

Duvido que, ao pedir a Nelsinho que batesse de propósito, Briatore tenha garantido "estabilidade no emprego".

As outras alternativas, por mais absurdas que sejam como fatos, são coisas que infelizmente já vimos antes na Fórmula 1.

foca said...

olha alessandra , as alternativas A, D e E são fueda, as outras outras menos. que parada dura...
mas acho pq trabalhei muito tempo na publicidade me acostumei a ver todo tipo de atitude (até desumana) pra se garantir numa posição, tirar vantagem e/ou lucro.
só acho que ninguém lembrou (vcs jornalistas tbm) que o rapaz é muito novinho ainda e nessa idade a gente faz muita estupidez, até se sujeitar aos outros. que atire a primeira pedra diriam antigamente. agora atiram depois perguntam.
abraço e bom fim de semana.
foca.

esqueci: o alonso é muito sortudo, só falta achar um pré-sal embaixo da bunda...

Anonymous said...

Braz diz: A alternativa b. Contar só agora, com algo que ele concordou?! E não tem essa de pouca idade, pois ele estava e está assessorado pelo Nelsão, que de novo/bobo não tem nada. Nelsinho só volta se o Pai comprar uma equipe. Tá queimado.

Lucas said...

Nenhuma!

A pior coisa mesmo foi o Briatore e o Symonds terem arquitetado (supostamente) isso tudo. Isso é fraude, tem que dar cadeia imediatamente!

Pro Piquet tbm, mas ele é "reu primario" né, o Briatore ja tem uma ficha extremamente longa.

To indignado que porque o Briatore sempre foi mau caráter, todo mundo acha que o grande vilão agora é o Nelsinho!

Bem coisa de brasileiro que condena ladrão de galinha mas vota em político corrupto.

Ron Groo said...

D)Este foi a pior, até porque Freud diz que existe uma teoria do espelho: Ninguèm quer ser viado sozinho. Então acusa os outros, heheh maldade.

Agora... A postura do Alonso é terrivel: Luiz Inacio Alonso da Silva.
Eu o acho tão culpado quanto todos os outros.

Unknown said...

Alessandra, como vai? Espero que lembre-se deste humilde escriba, que vale-se da oportunidade para, especialmente, lhe desejar Shaná Tová.
Se você der licença, gostaria de, uma vez que não entendo nada - também - de Fórmula 1 ou qualquer outra fórmula ao menos sugerir alguma trilha musical para este episódio do Nelsinho, que aqui da minha ignorância parece ser um treco chato pra todo mundo,não lhe parece? É o tipo de coisa importante o suficiente para render conversa num Café ou boteco e até render alguma marchinha de carnaval mas insuficente para render um filme com direção por exemplo do Walter Salles, Brad Pitt no papel do Piquet Filho, David Letterman no papel do Piquet Pai, Robert de Niro no papel de Galvão Bueno e, sei lá, Angelina Jolie no papel da bruxa do Oeste e Fernanda Torres no papel de Dorothy. Que canções poderiam ser tocadas enquanto lemos e digerimos as notícias a respeito deste fato? Talvez "Paralelas", do Belchior, seu comêço é lindo: "Dentro do carro, sobre o trevo, a cem por hora, oh meu amor, só tens agora os carinhos do motor..."; e aquela outra, que não me lembro o nome, nem quem canta, e que tem um trecho assim: "(...) por isso eu corro demais, corro demais, por isso eu corro demais só pra te ver meu bem...".
Enfim, esperemos que tudo resolva-se a contento, fiquemos atentos à marcha dos acontecimentos, meu time pega, ou melhor, digo, pior e possivelmente, o pegarão novamente logo mais na Vila Belmiro, agradeço voces terem ganhado só de 2 a 1 da gente, é nesta hora que a gente vê os amigos, obrigado, boa sorte e inté.
Assinado: Mauro Chazanas, Saint Joseph On The Fields, Paráiba Valley, dica musical para este domingo com gentil permissão da proprietária do blog: "Peixinhos do Mar", com Milton e Grupo Uakti, bom dia para todos.

Atenágoras Souza Silva. said...

Olá Alessandra, tudo bem?
Para ser sincero, eu quero a cabeça de Flavio Briatore.
Na Indy, na última prova da temporada de 2007, para o companheiro de equipe, Dario Franchitti, ser campeão, e conseguir completar a prova (ele tinha pouco combustível), Danica Patrick rodou na entrada dos box, ocasionando uma bandeira amarela.
Quando a corrida foi reiniciada, faltavam poucas voltas. Scott Dixon sofreu pane seca, mas Dario não.
Se Danica não tivesse rodado, ambos teriam de ir aos boxes, mas Dixon estava com a vantagem.
Eu nunca vi ninguém crucificar a piloto por causa disso, e a atitude dela e de sua equipe foi muito mais escancarada.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Fabrizio Salina said...

Caríssima, o que mais me incomoda é me sentir como jogador de caça-níquel, ou seja, gastando tempo de vida assistindo corridas cujos prognósticos não são confiáveis.
Como escrevi num blog alhures, se os responsáveis não forem punidos, a F1 perdeu a credibilidade (vejam entrevista com Patrick Read nesse sentido), pois todo mundo já sabia que ali tinha, mas agora é fato.

Anonymous said...

O Alonso e cara de pau mesmo....

said...

Alê, vou de 'F, mas as alternativas teriam de ir até z!

Aproveitando, um e-mail que acabo de enviar a Rádio Bandeirantes.

A Rádio Band AM tem tradição na F1, melhor opção para se ouvir as provas, com os comentários precisos do Fábio Seixas, Alessandra Alves, Jan Balder e Ico.
Nojento ouvir o Sr. Milton Neves neste domingo pela manhã “Comentar” sobre o caso do Nelsinho e Renault.
Emitir opinião do caso, das trocas de farpas entre Piquet e Sena é absolutamente normal, mas usar o microfone desta rádio que tem uma história no jornalismo brasileiro para criar, ou “querer” pegar carona na notícia foi coisa de mais baixo nível.
Este jornalista não conhece os fatos, ou é divulgador de boatos, criador de polêmicas com intuito de alavancar sua audiência, encher sua caixa de e-mails, com a irresponsabilidade de afirmar com todas as letras que Nélson Piquet havia solicitado a Flavio Briatore para “separar Nelsinho do velho com quem morava junto e tinham um caso homossexual”.
Por curiosidade deixei a rádio conectada, e por várias vezes repetiu o chavão.
Para quem gosta e conhece automobilismo, acabar de ouvir Jan Balder comentando uma prova de fórmula 1, e em seguida no mesmo meio de comunicação as imbecilidades ditas por Milton Neves é de arrepiar.
Queria ver se Milton Neves teria coragem de à frente do Nélson Piquet ficar fazendo tais afirmações.
Como exemplo, hj. a Globo não citou o caso na transmissão, talvez pela Renault ser uma das anunciantes.....


Abração ao Panda.

Marco Fabretti said...

Todo o caso é ruim. De bom, que veio a tona.

O fato de dirigentes armarem uma desta é o que mais chocou. E todo aquele blablabla da imprensa sobre alonso piloto completo, que vence até com carro ruim... bah.. é simples: alonso ganhou pq trapacearam, e ele como campeão do mundo deveria bater no peito e cobrar uma posição da equipe: fez ou não, se fez devolvo o troféu, se não fez expliquem certinho pq tem muitas provas em contrário.

Se ele não assume esta postura, a única possibilidade que resta é ele n ter como afrontar a equipe por saber de tudo.

Briatore e Alonso: foram longe demais. Para o esporte é isto que importa. Quanto à nelsinho, provou que não merece sentar num carro de fórmula 1. Lhe falta personalidade.

Pablo said...

Talvez nao tenhaa ver com a idade.eu tenho 23 anos e tb nao me choquei muito. É o tipo de coisa que acredito que acontece muito nos bastidores dos esportes, principalmente com há interesses maiores por trás.

Como vc disse, é triste mas é a vida

Guaruja em Foco said...

Nada me espanta!!talvez o que não venha a público me espante.

Mas como não virá,não me espanto(rrs)o que me assusta é o julgamento e a condenção de todos, talvez até a cadeira elétrica.

Eu vou aguardar um pouco mais,até os depoimentos dia 21,e as palavras do Nelsão pai.

ALESSANDRA, ADORO OUVIR VCS NAS CORRIDAS,BOM HUMOR É TUDO.

ASS SERGIO CESAR

niltonhc said...

f) Delação premiada é algo que não cai muito bem nesse caso.

carlos said...

Os itens a,d e e. estes itens são piores. E vai ter cheirinho de pizza Briatore.

valeriaterena said...

Sem dúvida alguma a letra "c".
Piquet filho concordou com a farsa, não foi inocente, e, até onde noticiado não houve nenhuma "coação" e tão pouco qualquer "promessa" explícita. Ou seja: ele concordou pq quis.
Com os resultados que vinha obtendo a rescisão contratual era algo previsível.
O que me parece foi que a famiglia Piquet pode ter tentado usar o episódio como arma contra a rescisão contratual, como não deu certo delatam.

Unknown said...

Todas as anteriores. É lastimável uma equipe se submeter a tal , íor o piloto se submeter a tal. Inclusive esse papelão superou a troca de posição entre Barrichello e Schumacher na Áustria, pelo menos o Rubens brigou com a equipe durante 8 voltas antes de acabar o GP e só entregou na linha de chegada em protesto para mostrar ao mundo o que a ferrari estava fazendo.
Mas o que revolta é um competidor se arriscar a se estrupiar no muro para fazer jogo de equipe. É lamentável.

MoVilla said...

Então em vez de "todas as anteriores" vou optar, por "todas as acima", porque simplesmente não consigo distinguir entre elas, qual seria a pior.

O que me parece mais invulgar nisto tudo, é o fato de os Piquet não terem adiantado a possibilidade de o Jr. virar esse quase sinonimo de mau carater, de baixaria, e se estimaram as consequencias parecem não ter dado bola à ela. O que me parece pior ainda.