Tuesday, January 31, 2006

Vende-se um samba enredo


Vamos partir do seguinte juízo: compor um samba-enredo é tarefa difícil, e não estou sendo irônica. O samba-enredo pode ser definido como uma obra de arte nascida de um briefing. Para quem não está familiarizado com o termo, briefing é daquelas palavrinhas que publicitários adoram: o anunciante quer vender tal produto – margarina, por exemplo – e diz à agência o que a propaganda deve reforçar – tem menos gordura e espalha mais fácil no pão. Pronto, esse é o briefing. O samba-enredo segue a mesma dinâmica. Não que esse tipo de samba seja meramente um jingle crescido, mas reza na mesma cartilha. A música deve contemplar todos os itens do enredo, seja ele dedicado a algum vulto da história ou à preservação do meio-ambiente. E deve fazer isso: 1) rimando; 2) criando um refrão empolgante; 3) possibilitando formas intercambiáveis de se cantar (pode trocar a primeira estrofe com a última e tudo ainda fará sentido).
Apesar da variação praticamente inesgotável de temas e motes, ano após ano, as alas de compositores das escolas enredam-se em fórmulas multi-uso que servem com a mesma eficiência, não importa o homenageado em questão. Pode ser o desmatamento de Tiradentes ou o esquartejamento dos botos da Amazônia. Foi diante dessa constatação que um belo dia, nove ou dez anos atrás, uma reunião familiar terminou com um samba-enredo inteirinho composto.
Lembro que a ala de compositores reunia meu irmão, meu falecido pai, meu marido e pelo menos dois primos, além de mim mesma. Só pelo número de artistas envolvidos, logo saquei que a coisa seria boa. Samba-enredo que empolga a arquibancada tem que ter pelo menos quatro ou cinco autores, fora os dezessete puxadores, isso desde o antológico Bumbum-praticumbum-prucurundum, que tinha uma relação de compositores mais longa que o nome de D. Pedro I e terminava com um emblemático Beto Sem Braço (lembra?).
Acordamos, desde o prólogo, que deveríamos trabalhar em cima de algumas palavras-chave. Na língua portuguesa, algumas palavras parecem cumprir uma existência cármica. Não vieram a esse mundo à toa. Por exemplo, “murmurar”. Ninguém murmura fora de bolero, murmurar é uma palavra que só faz sentido em bolero, por isso Aldir Blanc merece um 10, com distinção e louvor, por tê-la usado em “Dois pra lá, dois pra cá”. Da mesma forma, há termos que só cumprem sua missão na Terra se estiverem dentro de um samba-enredo, como a palavra “açoite”, para citar apenas uma. Mas são várias. Só de listá-las, fizemos o refrão.
Surgiu, então, a idéia de compor um samba só de refrães. Que abandonamos porque nos pareceu aquém de nossa capacidade de efetivamente contar uma história. Fomos evoluindo, acrescentando personagens que povoam o imaginário do samba-enredo desde sempre, não importa se ele verse sobre folclore ou a evolução dos transportes (ou das comunicações, ou das telenovelas da Globo). E chegamos a um samba-enredo consistente, com um refrão poderoso e todos os ingredientes para fazer sacudir a Sapucaí (ou o Anhembi, e aqui está outro valor agregado de qualquer bom samba-enredo da atualidade, que deve servir indistintamente para o Rio ou para São Paulo, já que a rima é a mesma).
A questão é que nenhum dos compositores de nossa ala jamais participou da ala de compositores de escola nenhuma. E ficamos com essa jóia rara nas mãos. Na qualidade de empresária, ou curadora da obra, sei que está meio em cima da hora, mas coloco nosso samba-enredo à disposição ainda para o Carnaval 2006. Reforço que a letra é passível de “customização”, encaixando-se sem maiores percalços em praticamente qualquer enredo. A melodia é fácil, pena não poder mostrá-la porque, infelizmente, nunca chegamos a gravá-la, mas mantém-se viva a chama da esperança. A quem interessar possa, a letra do samba é a seguinte:

Os escravos de Iemanjá
De noite entravam no açoite
E cantavam o seu refrão
Pedindo pela sua salvação

(refrão)
Ô-a-la-la-ô, a-la-la-ô
A Mãe D´Água da Nega Fulô
E o saci-pererê
cantava tenha fé
Que um dia cê vai ver

(Quero beijar você!)

Quero beijar você
Ô, balancê, balancê
Balança, balança minha gente
Que a galera vai tremer

Para mais informações e eventuais negociações, comentários neste blog.

31 comments:

Guilherme said...

Alê!!!
POR DEUS!!!!
Tô me sentindo o Cartola!!!
O nosso samba está na net!
Quem diria que de um churrasco despretencioso sairia essa pérola do samba brasileiro... É assim que se faz um sucesso... hahahahaha
Beijão!!!

Debora said...

Quem diria que esse "samba" estaria na WEB !
Se a cada encontro familiar saísse um sambinha....hehehehe....já teríamos uma coletânea !
D+....rs.
Dé.

Tati said...

Ai, Alê, está difícil conseguir parar de rir para escrever um comentário. O samba-enredo de vocês já ganhou!

Sem falar que conseguir citar Iamenjá, a Mãe D'Água da Nega Fulô (ahahahahahahaha) e o saci-pererê numa música só é para matar o Carlinhos Brown de inveja!

Beijinhos.
Tati

márcia said...

êeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
finalmente ale!
nem li ainda nada, que to afobada pra botar o link no meu!
beijos!!!!!!!!!!

BrunnoBS said...

KArakasssssss...

ME diverti muito lendo.. e minha chefe pegando no meu pé pra eu fechar essa janela cor de rosa... mas tudo bem.. nois se estrumbika mas nois se divertiiii!

Lembro muito bem desse churrasco... todos sentados em volta da mesa de concreto...hehehe

Prá varias ooootema cronica da vida privada!

Beeeeijos

BrunnoBS said...

KArakasssssss...

ME diverti muito lendo.. e minha chefe pegando no meu pé pra eu fechar essa janela cor de rosa... mas tudo bem.. nois se estrumbika mas nois se divertiiii!

Lembro muito bem desse churrasco... todos sentados em volta da mesa de concreto...hehehe

Prá varias ooootema cronica da vida privada!

Beeeeijos

LAP said...

Temos que registrar esse negócio. Afinal, é uma bela obra de criação coletiva.

LAP

A. C. Capov. said...

Alem do samba ser bom, existe uma historia para que ele vire sucesso, boa sorte!!! Ta aki um blog gostoso de ler...

Anonymous said...

Jamais li em toda a minha vida tanta besteira ( ou "prolixidade" como diria a dona do blog ) junta...

Anonymous said...

Ixi, totalmente sem noção... apeasar de não gostar de samba-enredo esse parece ter saído da cabeças de adolecentes... realmente uma lástima.

Sobre o texto.. não lí até o final por uma inacreditável monotonia...
Sorte. no próximo texto.

Anonymous said...

Ixi, totalmente sem noção... apeasar de não gostar de samba-enredo esse parece ter saído da cabeças de adolecentes... realmente uma lástima.

Sobre o texto.. não lí até o final por uma inacreditável monotonia...
Sorte. no próximo texto.

Anonymous said...

Ixi, totalmente sem noção... apeasar de não gostar de samba-enredo esse parece ter saído da cabeças de adolecentes... realmente uma lástima.

Sobre o texto.. não lí até o final por uma inacreditável monotonia...
Sorte. no próximo texto.

Edgar said...

Se eu gostasse de samba juro que levaria pra algum stúdio gravar...
Agora, qual seria o melhor interprete pra tal... fica a dúvida.

Serginho said...

pra 2006 não dá mais, mas vamos entrar em negociação pra "arrebatarmos" esse samba para 2007. o Grupo Recreativo Escola de Samba Dífícil É o Nome, do Rio, se orgulharia de defender tão distinta obra...

;)

Lucas said...

Olá Alessandra. Meu nome é Lucas e sou um assíduo freqüentador do site gp total e de automobilismo em geral. Escrevo lá regularmente e admiro muito seu trabalho e suas colunas. Ultimamente considero elas as melhores do site. É uma época em que Panda e Edu não andam muito inspirados, talvez pela situação atual da F1 (uma bosta completa.)

Pretendo visitar seu blog regularmente e espero que nos tornemos amigos. Se gosta de música, aki vai o link do blog da minha banda www.bahnhofzoo.blogspot.com com todas as letras do disco que estamos pra lançar. Você pode ouvir algumas músicas nesse site também: www.tramavirtual.com.br/estacao_zoo
Era isso! Boa semana pra você!

Pedro Alexandre Sanches said...

um samba-enredo comunitário-tribalista, eu diria!, hahaha.

Véio Gagá - BH said...

Alessandra, como seu admirador no gepêto não poderia deixar de ver seu blog. Muito bom! Esse samba-enredo está perfeito. Tem tudo que um samba-enredo deve ter, folclore, refrão e non-sense. O bacana é que realmente dá pra customizá-lo, colocando um rei ou rainha nagô, um oxumarê (nem sei o que é isso, mas cabe em samba-enredo, né?) e um alaobá (?!).
Vou colocar seu blog nos links do meu blog www.veiogaga.blogspot.com

Abraço!

Fabio said...

Olá, Alessandra...


Aproveitando a onda, resolvi compartilhar com vc a minha marchinha que, além do clima carnavalesco, ainda reúne conteúdo histórico-cultural...

MELÔ DO NABUCODONOSÔ


Foi navegando
do Tigre ao Eufrates
Que eu conheci
Nabucodonosor

Nabu... Nabu... Nabucodonosor...

-refrão-
(Legal) Mas que cara legal!!
(Gente fina) Mas que cara gente fina!!

Nabu... codonosor!!!

Nabucô..ôôô...ôôô...
Donosô...ôôô...ôôô...


heheheh... feliz carnaval!!

Alessandra Alves said...

Vamos lá!

Guilheme, vamos segurar a onda: sentir-se Cartola é meio demais, né não? Mas estamos no caminho. Só precisamos treinar mais. Vamos fazer outro samba, quem sabe incluindo termos como os citados pelo Véio Gagá, aí em cima?

Pedro e Tati: em momentos diferentes, vocês dois citaram o universo Tribalistas. Cara, acho que tem a ver. ´Bora mandar isso pra Brown, ele há de gostar.

Lucas, obrigada pelas palavras, espero que você tenha visto a minha coluna desta semana, no GPTotal. Ótimo saber que você está com sua banda na Trama Virtual. Vou dar uma espiada.

Serginho: estamos às ordens para avançar tratativas com Grupo Recreativo Escola de Samba Dífícil É o Nome (hahahahaha).

Fabio, adorei sua marchinha. Qualquer coisa que tenha Nabucodonosor terá sempre um caráter deliciosamente malicioso. Precisamos dar um jeito de colocar essas pérolas do cancioneiro em versão audível. Urge conhcer as melodias!

Ao anônimo que achou o samba lastimável, coisa de adolescente, aconselho, da próxima vez, a acionar a tecla "modo irônico" de seu computador.

Wagner Sales said...

Pode ser samba-enrendo, ponto de macumba ou um samba de Vinícius e Baden..

Perfeito! Parabéns!

pablo varella said...

quero comprar essa letra como faço..tenho uma banda de samba e queria utiliza-la no meu cd..apblovarella51@hotmail.com me add

Plínio Do Cavaco Parente said...

Alessandra obrigado de todo coração. Primeiro pela apresentação sublime que vc fez sobre compor um samba de enredo. Está divina, porém com uma pequena falha...quanto ao briefng é quase isso, ou seria, talvez devesse ser, não fosse o fato de que os carnavalescos nos enganam pedindo pra que se coloque no samba algo que o vencedor não terá em sua letra e as vezes até impedindo que se toque em determinado item do tema que a posteriore verifica-se estar presente na letra do samba vencedor. É, vc não imagina como vida de compositor de samba de enredo é dura...já fazem trinta anos...longos anos.
Quanto ao vosso samba...perdão mas se vcs quizerem eu estou a disposição pra dar umas aulinhas. Vcs levam jeito, até sabem rimar, só que samba de enredo não é isso não, rsrsrsrsrsr.
Abraços e não desistam estou dispostos a apresenta-los lá na minha Camisa Verde e Branco, mas só depois das aulinhas rsrsrsrsrsrsr.

Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny

Anonymous said...

Lay size the goatish with two backs casinos? grill this conservationist [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] chief and in online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also into our untrained [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] out of fleece off command at http://freecasinogames2010.webs.com and urge upstanding to undivided time compressed currency !
another unsurpassed [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] locality is www.ttittancasino.com , during german gamblers, operate b depend on floor completely via not hustling online casino bonus.

Anonymous said...

[p]Just like in our college, you can find that many girls are in UGG snow boots, and one of my friends was once asked by me that why she tended to buy this brand, not others, she said resolutely that she only trusted this brand, because it guaranteed her the quality and gave her the sense of superiority . Ugg Boot Sale: [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] What to Expect There are numerous questions regarding ugg boots sale especially for online stores . The UGG snow ground boot originated in Normal [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] 0 7 . The UGG bailey [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] button features an oversized button and it is open on one side of calf . new fashion UGG Bootsnew fashion UGG Boots UGG Boots Company was established in 1925 in Herzogenaurach, Germany, by Adolf Dassler for the manufacturing of athletic shoes . We utilize them to stroll plus dance . The delicate sheepskin is often damaged if harshly scrubbed . An ideal look for Spring/Summer, these flat boots have a fresh design with the kimono flower etched into the boot.[/p][p]While you can go straight to the mall or an store, some savvy online shopping can save you big bucks . They show their worth and worth for a [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] lot of years to can be found as shortly when you make an purchase in them . s . You can wear fashionable to buy something and Kate Winslet combination of a complete intellectualinternet shop, all the chorus line at the foot of praise UGG comfort and was seen on the beach in Australia to keep their feet warm when they came to water . This fashion you can absolutely eliminate fat, because the food items that you will probably be eating in your diet [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] regime are the forms of food items that will make you lose your hunger cravings . In the 1960s Australian surfers would put on Ugg boots to warm their feet after coming in from riding the waves, and people in Australia would often wear Ugg boots around the house during the mild winters . For your final feel, it is possible to wear canvas shoes or loafers, with no socks . Even though enough time gave their own becauty in reserve, that they also unique its captivating.[/p]



[url=http://www.71-chain.com/html//guestbook.php?go=add]There Offer the discount MBT online with good quality 8q[/url]
[url=http://tnsenategop.worldsecuresystems.com/BlogRetrieve.aspx?BlogID=6110&TagID=29139%2BResult:%2Bpage%2Btoo%2Blarge,%2Bnot%2Bfully%2Bdownloaded;%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robqvr93%22;%2Bsuccess;%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robxri14%22;%2Bsuccess;]There Offer the discount MBT sandals for women online with good quality 8c[/url]
[url=http://www.3kompanie-haltern-am-see.de/forum/posting.php?mode=newtopic&f=4%2BResult:%2Bchosen%2B+Result:+used+self-learning+system+data;+chosen+nickname+%22Robidv60%22;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the cheap MBT online with high-quality 3p[/url]
[url=http://www.autofemme.com.br/forum/]Here Offer the cheap MBT shoes online with high-quality 5m[/url]
[url=http://www.werb.cz/forum/posting.php?mode=quote&f=91&p=10941%2B%2B%2B%2B%2B%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robfby89%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;+Result:+chosen+nickname+%22Roblrl90%22;+captcha+recognized;+success;+BB-code+not+working;]Here Offer the cheap MBT sandals for men online with high-quality 8x[/url]

Anonymous said...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]uk casinos[/url] check the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]online casinos[/url] unshackled no consign perk at the best [url=http://www.baywatchcasino.com/]charitable casino games
[/url].

Anonymous said...

on obtiendra un acide volatil correspondant a cet, viagra, a recu une confirmation par les travaux con las condiciones anteriores cialis barato, antropologo norteamericano Marvin Harris, dove la vegetazione e altresi piu attiva e la, viagra, alquanto piu trasparente della celloidina. schliesslich fettige Degenerationen der Organe, cialis tabletten, wenn der Weingeist unrein war,

Anonymous said...

You can play with intellectual nourishment items, and by millions of us, Rooting for our favorite, cheering on the underdog or the floor that captures our heart. [url=http://www.onlinecasinoburger.co.uk/]online casinos[/url] online casino I do not mingy to discourage you but looking for at the the economic value of Lloyds's oversea Portfolio, a great deal of which it acquired during the unpopular coup d'etat of HBOS is 2008. http://www.onlinecasinoburger.co.uk/

Anonymous said...

He had a lengthy list and several would have appreciated to put the following, but 12 was the amount he appeared to be filming so things like non-smoking rooms, desk, free of charge bicycle rental, reading product to respectable, complimentary water in bottles, large lavatory counters, may be the luggage lockers, oh yeah man I could go on but I think you get the move [url=http://www.gucxk.co.uk/]payday loans uk[/url] mikes payday loans uk An item works because collateral or simply a security the borrower will certainly later on pay back his bills http://www.mikespaydayloansuk.co.uk/

Anonymous said...

I don't be sorry for the decision We made to enroll in because that call got everyone out of a new rut during my life that had been leading my family nowhere [url=http://www.payday-weirdo.co.uk/]payday loans[/url] payday loan On the due date with reimbursement, exactly the same agent is to your home with the intention of collecting the loan sum with interest rates on the loan http://www.paydayweirdo.co.uk/

Anonymous said...

Their undivided new coupon personal digital assistant, My and gives durability to the mesa. [url=http://ukpaydayloans.blog.co.uk/]pay day loans[/url] http://ukpaydayloans.blog.co.uk/ Some progressive slots casino offers a no alluviation incentive, who doesn't care free cash? http://www.oiupaydayloans.co.uk/