Thursday, February 01, 2018

Grid Girls: uma questão de mercado


Entregador de leite, arrumador de pinos de boliche, despertador humano, cortador de gelo, acendedor de lampiões. Isso para ficar apenas em profissões, sem contar os carregadores de liteira e as amas de leite, que eram funções de escravos. A humanidade sempre assistiu à incorporação e ao desaparecimento de profissões, como sinais dos tempos.

Quando a Liberty, empresa que controla a Fórmula 1 atualmente, informou que estudava a ideia de eliminar as “grid girls” das corridas, a grita já começou. Nesta semana, a mudança foi anunciada: nada de mulheres gostosas segurando placas com os números dos pilotos.

Não foram poucos os comentários sobre o fim de uma profissão “que não tem mal nenhum em ser exercida”. Concordo. Como não havia mal nenhum em empregar garotos para levantar pinos de boliche ou submeter trabalhadores ao sacrifício de cortar gelo. Só que a humanidade se transforma, e não serei tola em usar a palavra “evolui”. Foram aspectos como o desenvolvimento industrial, com a automação, por exemplo, que eliminaram esses postos de trabalho.

O garoto pobre que levantava pinos de boliche para os burguesinhos se divertirem nas noites de sábado certamente saiu chutando pedra, chateado e desgostoso, quando perdeu seu emprego. E foi fazer outra coisa, simplesmente porque aquela função já não fazia sentido em uma sociedade industrial.

Eu adoraria pensar que a decisão da Liberty atende ao anseio de uma parte cada vez maior de mulheres que não deseja ser um objeto de decoração em um ambiente badalado, carregado de testosterona. Mas talvez o atendimento desse desejo tenha acontecido por uma via bem tortuosa.

Quando assumiu a Fórmula 1, a Liberty realizou uma pesquisade mercado junto ao seu público, para mapear quem anda assistindo às provas de Fórmula 1 e descobriu um público potencial considerável para aumentar sua lista de fãs do esporte – as mulheres.

Além de conquistar o público feminino que ainda não se interessa pelas corridas, a empresa percebeu que já estava, na órbita da Fórmula 1, um contingente de mulheres que já assistiam às provas. Faziam isso para acompanhar companheiros fanáticos pelas corridas, não amavam nem odiavam o esporte, mas também não se sentiam atraídas por ele. Não se sentiam representadas em um ambiente no qual as mulheres ocupavam espaço de figura decorativa.

É com olho nesse público potencial que a Fórmula 1 está. (Da mesma forma que quer cativar as companheiras, a Liberty também está empenhada em trazer os filhos desses fãs da categoria, porque a tal pesquisa apontou que a idade média dos fanáticos por corridas ultrapassava os 40 anos, ou seja, F1 em geral se tornou esporte de tiozinho.)

Em um tempo no qual as discussões sobre empoderamento feminino ganham repercussão, alinhar-se ao tema já é, por si só, uma forma de fazer barulho e, no mínimo, atrair a atenção do público que almeja. Tem muito menos feminismo e muito mais interesse de mercado na decisão da Liberty.


Mas é alentador saber que, como amas de leite ou levantadores de pinos de boliche, as “grid girls” ficaram para a história.

5 comments:

Anonymous said...

'O garoto pobre que levantava pinos de boliche para os burguesinhos se divertirem nas noites de sábado'. Tititi... burguesinhos.
Deus queira você não seja uma jovem esquerdista caviar.

Bom, sou um conservador. Jovem, era liberal( de direita). Para ser um conservador é preciso adquirir experiência. Jovem conservador não rola.
Será que um 'ser' de esquerda, 'homem socialista', conseguirá amadurecer ou se tornará num ser cínico como um Jean AeroWillys que viaja de primeira classe para Paris tomando champanhe sendo ele do PSOL, partido cuja sigla carrega algo para lá de incongruente com a realidade: Socialismo e Liberdade. Ou a Jandira Feghali, PC do B, que fez o mesmo trajeto só que na classe executiva. Poxa, tinha a classe menos burguesa de todas, a econômica! Socialistas Air France ! Uma olhadela na mais jovem república socialista vemos a liberdade se esvaindo... Venezuela, ou seja, Socialismo e Liberdade juntos é melhor acreditar em Papai Noel e em fantasmas. Acredito que a segunda opção seja bem mais coerente. A Revolução Industrial, suas fábricas, para muitos - maus observadores -, eram verdadeiros infernos na Terra. Doutrinadores omitem que as pessoas empregadas naquele 'início' do Capitalismo Industrial conseguiam lá o seu ganha pão e que milhares do lado de fora queriam aqueles mesmos empregos pois passavam fome, muita fome. Mais indústrias e fábricas queriam. 200 anos depois, a tecnologia está eliminando vários e vários empregos. Um dia, no futuro, precisaremos de médicos ?
Isso é discussão para metro mas fiquemos com as Grid Girls. Elas NÃO são obrigadas ao serviço. Não são as escravas 'brancas' de muçulmanos em 1200. Carregado de testosterona ? Já viu arquibancadas de autódromos ? Muitas mulheres as frequentam desde 1900equáquá ! Bota, You Tube F1 1950, 1960, 1970. Importante, sim, é pesquisar se existem mulheres trabalhando em montadoras ou nas equipes de F1 atualmente ! Duas equipes, até pouco tempo atrás eram comandadas por mulheres. Williams e Force India. Acho que você só vê o carro, o bólido, rasgando a reta. Pesquisa. Só F1 ? Automobilismo ? E o Futebol, este, sim, carregado de testosterona ? Dá para assistir o Mengão no Maraca em final de campeonato usando um jeans bem colado ao corpo ? Com saltos altos ? Conquistar o público feminino que não se interessa pelas corridas... Acho que, na verdade, as mulheres, sua maioria, não se interessa por esportes. Motivo. Testosterona. De menos. Somos homens e mulheres mas, na natureza e eternamente ligados a ela, machos e fêmeas. Conservadorismo tem disso. O Passado é forte ! Está incrustado dentro de todos nós ! Somos feitos de pó das estrelas, imagine nossos primos dinossauros e nossos irmãos, peixes e mamíferos, não ? Tudo dentro de nós. Viu a Márcia Tiburi ? 'Deus me livre... não, deusas me livrem'. A conservadora dentro dela, apavorada que estava pois perderia o debate, falou ! E fugiu. Não será uma ideologiazinha mequetrefe, de 160 anos que irá mudar o Homem, não é ? Não, temos as mulheres sapiens, não posso me esquecer.
Continua...

Anonymous said...

continuando...
Nunca foi proibido, nos países OCIDENTAIS, DESENVOLVIDOS( ou não), a entrada de mulheres nos estádios, hipódromos e autódromos. Aliás, nem no Coliseu era proibido a entrada e faz tempo, hein ? Mulheres, sei lá por que razão, não se interessam tanto por esportes. Ué, estou me contradizendo. Testosterona de mais em um, menos em outro. Aliás, amplio a coisa. Algumas mulheres tem mais testosterona mas nunca na dosagem de um homem. Pô, ciência. Sabe que nós somos os únicos a chamar os apaixonados por futebol( e de outros esportes ) de 'torcedores' ? Sabe por quê ? 100 anos atrás ou mais, no campo do meu Flu, mulheres, nervosas, torciam suas luvas. Torcedoras de luvas. Mulheres acompanham esporte faz mais que séculos ! Mas sempre uma minoria. Agora, vamos para pista. NASCAR, F-Indy. F-Indy, pilotos mulheres ? Várias ! Tem uma que é uma gata, Danica Patrick, mas acho que está na NASCAR. F1, também. Nas Fórmulas e no Turismo, muitas. O problema é competir conosco onde o físico vale mais. É a tal da testosterona. É preciso trazer as famílias de volta aos autódromos, isso, sim. Grid Girls. Como homem e admirador das corridas, não fará falta alguma. Por quê ? Google. Digitando 'Grid Girls', depois, imagems. Pronto. Olha que tem coisa pior se eu digitar, tá ? O problema é que começam por aí, grid girls, e estão criando na realidade criando um Fla X Flu perigoso, um Homem X Mulher destrutivo, tudo por uma ideologia assassina que quer o pior para todos e o bom para poucos numa época que mulheres conquistam cada vez mais lugares importantíssimos na sociedade ! Vi piloto e co-piloto mulheres pousando um A-380. Pouco, não ? Pouca responsabilidade. 800 passageiros, 87 toneladas... Turismo e Entretenimento é a mola para o futuro, nem todo mundo tem a inteligência e a paciência para estudar e se tornar um engenheira nuclear ou uma médica cardiologista. As grid girls, muitas, pela beleza, óbvio, poderiam estar estudando por conta própria fazendo o famoso bico, precisando manter-se( aluguel, comida, transporte, livros) sem a ajuda dos pais ou podem ser modelos, sua esmagadora maioria,(acabaremos com elas também ?) e, claro, prostitutas. Veja. A estudante ou a modelo podem prostituir-se. Meu Deus, é o mundo ! Viveremos neste faz de conta moralista politicamente correto ideológico da escola de Frankfurt até quando ? Infelizmente, quanto menos educado for mais se corre o risco as submissões tristes da vida mas alguns que escolhem certas 'profissões' até gostando delas, sabia ? Vai da índole da cada um. Uma presidente( herdeira) da BMW fazia das suas... casada e riquíssima. Ora, ora, homens também. Fui à feira do automóvel em 2016, Sampa. Do lado de um baita carro, sempre, uma linda mulher. Qual o problema? Fui até paquerado por uma. Sei lá, me achou interessante. Deveria ter me 'aproximado' mais ? Estava acompanhado. E minha mulher é ciumenta.
Viu ? 'minha mulher'. Leão, Gorila... Homem.
Mas sou monogâmico. Casal Quero-Quero.
Mas elas estão com seus dias contados também, como as grid-girls. Vai ficar mais 'frio' os salões dos automóveis do futuro. Se colocarem um Pablo Vittar do lado de um Mustang eu não apareço nem na porta ! kkkkkkkk !
Mulheres... Elizabeth I, Margaret Thatcher, Golda Meir, Marie Curie, Maria Mayer, Jane Goodall, Lella Lombardi, Meryl Streep, Fernanda Montenegro, Cecília Meirelles, Maria - mãe de Jesus -, Maria Madalena...
Mas temos as Grid Girls. Tínhamos.
obs: Me veio, de repente, num turbilhão, um vídeo que assisti e o poetinha dizendo: beleza é fundamental...
Grid Girls, seria mais um ataque à beleza ?
Mulher empoderada, com cabelo no sovaco, não dá. É feio pacas !
O vídeo, de Roger Scruton. Se tiver coragem, assista.
https://www.youtube.com/watch?v=bHw4MMEnmpc

bjs, M.C.

Anonymous said...

bom dia !

E algo engraçado na mente esquerdista ocorre devo alertar aos que aqui aparecerem.
Vejam a foto. Mulheres. Lindas. Uma segurando no bumbum da outra.
Mulheres empoderadas.
https://www.youtube.com/watch?v=kDhptBT_-VI

. Aí eu pergunto. Por quê não dedicar o seu tempo para falar deste vídeo ?
Porque é ideológica a parada. F1, ícone do Capitalismo.
As empoderadas do vídeo são da favela, né... Nenhuma feminista levantou um dedo contra o vídeo mas as Grid Girls comportadas do momento, aaaahhhh !
. Alguém aí acredita em esquerda ?
Quem acredita, levanta a mão ! Ganhará 'di grátis' um passeio no disco voador de um amigo meu até o planeta dele, na galáxia de andrômeda !


M.C.

walter said...

Gostei da reflexão do 'post'.

Vale a pena ler de novo.

Fez das 'grid girls' uma reflexão sobre os novos tempos e seus novos empregos e desempregos.

Anonymous said...

Tão estúpido