Tuesday, November 17, 2009

Procuram-se repórteres


Antes de qualquer coisa, desculpem pelos dias sem atualização. Excesso de trabalho, apenas isso (mas, como prometi alguns meses atrás, continuo me esforçando para não abandonar o blog nem meus treinos de corrida. Well, pelo menos aos treinos eu tenho comparecido...).

Foram dias intensos, com apagão, rodoanel e muitas notícias na Fórmula 1. Compra da Brawn pela Mercedes, namoro sério entre Button e McLaren, anúncio de Timo Glock na Manor.

Assim que li esta última, hoje cedo, pensei a mesma coisa que o Ico: se Glock está confirmado na Manor, e era dado como provável na Renault, será que isso significa a retirada da Renault, como se especulou nas últimas semanas?

O pensamento seguinte me levou à divagação que compartilho com vocês. Este mundo cibernético, online, virtual em que vivemos tem me possibilitado coisas incríveis, como falar frequentemente com meu amigo que mora em Salvador, coisa que seria inviável nos tempos do interurbano. Ou editar, aqui em São Paulo, um jornal que é diagramado, composto e impresso em Erlangen, na Alemanha. Ou, ainda, pedir a meu irmão, que mora em Belo Horizonte, para consertar, de lá, a configuração do computador da minha mãe, aqui em São Paulo.

Se Tia Nastácia visse tudo isso, diria que era assombração, arte do "coisa ruinzinha". Dona Benta, mais antenada, balançaria divertida a cabeça e explicaria à cozinheira que estávamos apenas diante das maravilhas da tecnologia contemporânea.

No mundo cibernético, online, virtual, o universo está ao alcance de um clique. Em segundos, descubro quantos metros tem o circuito de Jerez de la Frontera. Ou a idade de Maximiliano Papis. Ou quantos milhões de dólares a ex-mulher de Bernie Ecclestone arrancou-lhe no divórcio. Em segundos, sigo volta a volta todas as provas de Fórmula 1, acompanhando a cronometragem oficial em qualquer lugar do planeta. Poucos minutos após cada treino ou corrida, tenho acesso a um sem número de fotos de todas as equipes e de todos os pilotos.

A sensação de estar perto de tudo, estando a qualquer distância, é quase palpável. Qualquer um tem elementos para falar com propriedade sobre praticamente qualquer assunto, graças à avalanche de informações que se tem de tudo. Estamos perto de tudo.

Estamos muito preguiçosos, isso sim!

Nas décadas de 70 e 80, havia jornalistas especializados na indústria automobilística que montavam tocaia para flagrar novos modelos em testes. Houve quem fosse perseguido por seguranças de fábrica, chegando a levar tiros por conta dessa atividade de risco. O prêmio para tal ousadia era produzir uma capa de revista com a foto do novo carro, que estaria nas ruas só depois de muitos meses. O prêmio era o orgulho do jornalista por ter dado o que, no nosso jargão, se chama "furo".

Fico me perguntando onde estão os repórteres especializados em automobilismo da Europa. Especula-se que Glock vá para a Renault. Especula-se que a Renault anuncie sua saída no final do ano. Especula-se que a Renault se torne apenas fornecedora de motores a partir de 2010. E não tem um infeliz que se digne a fazer tocaia na porta da fábrica!

A circular por ali durante uma manhã ou uma tarde, nem que seja para ver gente entrando e saindo, caminhões entregando material. Nem um papinho com o vizinho, com o comerciante da esquina. Nem uma frase pescada: "Ah, seu moço, gente entrando e saindo tem sempre, e ontem mesmo saiu um caminhão enorme lá de dentro, levando um troço enorme, que parecia uma turbina de hidrelétrica." Nada. Nessa altura, podem ter desmontado o túnel de vento da Renault que ninguém sabe, ninguém viu.

Tocaia na frente da fábrica? Faz-me rir. Estão todos perto de tudo, à distância de um clique, linkados no universo, longe da notícia, esperando a coletiva oficial, a ser transmitida ela internet, onde todos nos encontramos.

17 comments:

Ron Groo said...

Tá certo... Também sinto falta de tudo isto, e você não sabe o que eu daria para fazer tudo isto que você citou...
Ah! Como eu sonho com isto, ou então dizer que trabalho na Rádio Bandeirantes.

Um dia eu vou!

Jonny'O said...

Que coincidência você tocar neste assunto ,no ultimo post do Capelli comentei algo sobre a imprensa especializada.

O problema é que escrevi meio que porcamente ,depois quando revi meu comentário notei que não tinha muito sentido ,as vezes aqui em casa fica impossível manter uma linha de raciocínio com três crianças perguntando coisas diferentes ao mesmo tempo ,mas chega de desculpas.

Hoje com a internet as coisas realmente ficam mais próximas e rápidas e se para um site especializado ficou muito pratico repassar noticias por outro lado a velocidade que a internet proporciona obriga o mesmo a ter uma quantidade de assunto diário que me parece ser o grande vilão quanto a qualidade do conteúdo ou sua veracidade .

No fim das contas me parece que a internet acelerou tudo ,se ficou mais rápido e pratico ,então sobra mais tempo para o profissional se dedicar ,mesmo que de outra forma .

E quem está perdendo com isso são as categorias de menor poder financeiro ,antes achava que a internet seria mais democrática quanto a noticia do automobilismo em geral ,mais não é bem assim , a ultima etapa do brasileiro de endurance simplesmente não se tem noticias ,só fiquei sabendo alguma coisa pelo Rodrigo Mattar.

Onde estavam os repórteres?

Unknown said...

É a geração computador, "googleiana", control c control v, são rarissimos os formandos em jornalismo que tem o virus da profissão.

Jonny'O said...

Hehe..e veja só o que escreveu o Adauto Silva sobre este assunto no site Autoracing .

É impressionante isso, será que é algo como os movimentos dos passaros?

Smirkoff said...

Acho que com a rapidez da internet, essa função de "vigia" foi transferida para o pessoal que frequenta os grupos de discussão.

Por exemplo, quando rolava a novela da continuidade ou não da ex-Honda, dois sujeitos da lista de discussão da F1Technical, moradores de Brackley, passavam de carro em frente à fábrica e informavam se havia atividade ou não (e não houve, por várias semanas entre dezembro e o fim de janeiro).

Ylan Marcel said...

Com Nico Rosberg na Mercedes, poderemos ter o primeiro piloto homossexual a ser campeão mundial de Fórmula 1!!!

Anonymous said...

Olá Alessandra.
Sou estudante de Jornalismo, e reporter do Canal da Imprensa, revista eletrônica de Crítica de Mídia do Unasp.
Li seu artigo "Procuram-se Reporteres". Estou fechando uma reportagem sobre especulações e erros na apuração da Fórmula 1
relacionada com a velocidade e instantaneidade da informação na internet. Gostaria de saber da possibilidade de marcar um breve entrevista por telefone para saber sua opinião sobre o tema.

Meu e-mail: willianvieira@canaldaimprensa.com.br

Aguardo retorno

Nosso site ainda está em processo de atualização.
www.canaldaimprensa.com.br/new

Obrigado.

Alexandre Carvalho said...

Post interessante e que vai muito ao encontro do que escrevi na semana passada no Twitter, ao afirmar que boa parte dos blogueiros que têm um blog sobre automobilismo, especialmente sobre Fórmula-1, são um bando de preguiçosos, pois não fazem outra coisa senão repetir a mesma ladainha que sai publicada nos portais de notícias. Quando vão além, usam apenas uma fonte: o site da Autosport. Resultado: centenas de blogs repetindo boatos, especulações, e por aí vai. Dá nos nervos.

Onde estão os blogs de gente realmente apaixonada pela Fórmula-1 e que não se limita apenas a reproduzir o factual? Onde estão os blogs dedicados a grandes histórias do automobilismo, as curiosidades (vide Blog do Capelli e Daniel Médici), entre outras coisas bacanas.

Sonho com o dia em que tais blogueiros vão decidir se mexer e produzir algo realmente original, algo que ninguém mais tem. É isso que falta na blogosfera brasileira, em todos os gêneros.

Há quem leia este comentário e comece a me achar arrogante, prepotente, exigente etc. Pode até ser. Só que eu faço a minha parte. Como? Trazendo aos meus leitores conteúdo original e realmente interessante, como as entrevistas que publiquei este ano, das quais me orgulho muito (Fritz d'Orey, Philippe Streiff, Maria Helena Fittipaldi, Divina Galica etc.).

O desafio agora é com vocês.

ba said...

Ah, as agências de notícias...

ba said...

... E esqueci de dizer: o Twitter também é uma boa mãozinha para os "diligentos" repórteres, não? hahaha

rallymemory said...

Belíssimo trabalho, parabens. Achei muito legal. Veja o meu: http://rallymemory.blogspot.com/ , a historia dos ralis em todo o mundo.

Celular Espiao said...

http://www.celularespiao.org
Conheça o celular Espião. A nova coqueluche da espionagem. Com ele você realiza a sua escuta de celular de forma legal e sem complicações. Monitore quem você quiser com ele. Acesse nosso site e conheça.
Serviço muito simples, um aplicativo fica oculto rodando em celulares com S.O. Symbian, gravando tudo no cartão SD, e posteriormente transferida para o pc, ou silenciosamente enviando dados pela rede 3G ou Edge. Com qualidade, pode-se gravar muitas horas. É claro que apenas as ligações serão gravadas, mas basicamente poder-se gravar tudo, já que ele fica oculto no sistema,

Anselmo said...

Cara Alessandra
Ainda bem que estamos a um click de tudo, pois não aguentaria mais esperar um mês para comprar uma 4Rodas e ter as fotos de Emersom ou Pace nas minhas mãos. Já passei dos 40 e creio que quem vive neste mundo atual, mas conheceu o passado, sabe quão bom e maravilhoso são esses click´s que talvez para muitos jovens, seja somente mais uma forma de se informar, trabalhar ou se divertir.
Não fosse esse click, não encontraria vc, com seus textos alegres e deliciosos aos olhos do leitor áqui.

Anonymous said...

Hi !.
might , perhaps very interested to know how one can manage to receive high yields .
There is no need to invest much at first. You may commense to receive yields with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
AimTrust represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

Its head office is in Panama with affiliates around the world.
Do you want to become a happy investor?
That`s your chance That`s what you desire!

I`m happy and lucky, I started to get income with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a correct partner utilizes your money in a right way - that`s AimTrust!.
I take now up to 2G every day, and my first deposit was 1 grand only!
It`s easy to get involved , just click this link http://epetywib.envy.nu/rosiwur.html
and go! Let`s take this option together to get rid of nastiness of the life

Anonymous said...

Apesar do total estado de abondo deste espaço, desejo a Você, ao Pandini e ao pequeno enorme Saco de Batatas Um Maravilhoso Natal e um 2010 mais produtivo do que vocês construiram duram 2009.
Valeu muito acompanhar vocês, apesar de ninguem ser novela.

Um abraço e fiquem com Deus...

Anselmo

mauromgk@gmail.com said...

E POR FALAR NISSO, POR ONDE ANDA O EDGARD MELLO FILHO?

Anonymous said...

Olá Alessandra.
Não sei se você recebeu meu e-mail, mas a reportagem sobre os erros e especulações da F1 ficou pronta. Por alguns contratempos só foi publicada agora.

Aqui está o link direto pra matéria:

http://www.canaldaimprensa.com.br/leitura.asp?id=0037

Se possível, me mande um e-mail sobre o que você achou, se falou algo, enfim.

willianvieira@canaldaimprensa.com.br

Abraço!