Monday, November 15, 2010

Nada do que foi será...



A singela "Como uma onda", de Lulu Santos e Nelson Motta, é uma espécie de hino existencialista com a humildade de quem se sabe só poeta raso, e não filósofo. Mas, no embalo zen de um surfista hedonista, tem estes versos que prenunciam a revolução: "nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia/ tudo passa, tudo sempre passará".

O título de Sebastian Vettel em 2010 me acendeu a esperança de que, talvez, uma revolução esteja em marcha. Nós, macacos velhos da Fórmula 1 (27 anos nas costas, no meu caso), passamos os últimos anos repetindo o mantra de que o jogo de equipe é tão antigo quanto a categoria. Sim, é verdade. Durante o GP do Brasil, conversei bastante com o ex-piloto francês Jacques Laffite, que correu entre 1974 e 1986, e hoje é comentarista da TV francesa. Laffite se mostrou totalmente convencido de que a Ferrari havia agido de maneira correta ao inverter as posições entre Felipe Massa e Fernando Alonso, no GP da Alemanha. Perguntei ao francês se, em sua carreira, ele havia passado por uma situação parecida com a de Massa. Com aquele charme parisiense, deu um sorriso maroto e respondeu: "Não, eu sempre era o Alonso da minha equipe."

A vitória de Vettel foi cantada em prosa e manchetes como o triunfo da ética sobre a armação, da verdade sobre a hipocrisia. Como alguns colunistas escreveram brilhantemente por aí, a postura da Red Bull, neste final de temporada, foi também uma extraordinária ação de marketing. Ao optar pelo não-favorecimento de nenhum de seus pilotos, a Red Bull uniu-se ao coro dos descontentes com a decisão ferrarista em Hockenheim. Ainda que a mesma Red Bull tenha enchido de descontentamento o veterano Mark Webber ao sacar de seu carro uma asa especial, e colocá-la no de Vettel, na corrida anterior a esta da Alemanha.

Mas, se a vitória de Vettel parece um divisor de águas, a corrida de Hockenheim também o foi. Aqui, no twitter, na academia, no cabeleireiro, escutei um quase uníssono de vozes, clamando pela luta aberta, pela não-armação. E fico pensando que talvez seja hora de nós, os símios anciões, pararmos de dizer que "sempre houve jogo de equipe na Fórmula 1, por isso temos de aceitá-la." Ora, sempre houve uma porção de coisas que hoje não queremos que continuem existindo. No nível da civilização, não aceitamos mais o racismo, a misoginia, a homofobia, a degradação do meio ambiente. Muitos destes conceitos foram aceitos durante parte da história da humanidade, mas resolvemos que seria melhor mudar.

A corrida de Abu Dhabi não trouxe nenhuma situação em que o jogo de equipe pudesse assumir o papel de protagonista. Se Vettel estivesse em primeiro, com Webber em segundo e Alonso em terceiro, o alemão abriria mão da vitória, para dar o título ao companheiro australiano? Jamais saberemos. Vettel chegou a dizer, em entrevistas anteriores, que cederia o espaço, de forma voluntária. A fala do jovem alemão, somada à opção declarada do dono da equipe, Dietrich Mateschitz, que disse preferir perder o título de forma limpa, a ordenar uma troca de posições, era por si só um jogo de cena perfeito. A Red Bull mantinha o discurso da disputa liberada, a equipe garantiria o título para Webber e Vettel assumiria o papel de esportista que sabe competir pelo time, mas por uma opção pessoal, não imposta. Mas este cenário esteve longe de acontecer, e saiu melhor do que a encomenda para a Red Bull, com Vettel campeão, sem troca de posição alguma.

Para a imagem da Fórmula 1, foi melhor assim. Como foi melhor para a Fórmula 1 que a McLaren não ganhasse o título de 2007, depois de confirmado que a equipe havia espionado segredos da Ferrari. Premiar a McLaren, naquela ocasião, ou a Ferrari, neste ano, seria dar um atestado de idoneidade para criminosos condenados.

Talvez, a via tortuosa pela qual o título terminou nas mãos de Vettel seja pedra fundamental para um novo tempo na Fórmula 1. Quero acreditar nisso. Quero ter certeza de que todos pensaremos desta mesma forma - prefiro perder o título a encenar um simulacro de corrida diante do público. Se todos estivermos de acordo que é melhor ver nosso ídolo sem troféu, mas com ficha limpa, então estarei ainda mais feliz por continuar amando este esporte.

17 comments:

Joubert Amaral said...

O mundo é bão Sebastião!!!

Blog F1-V8 said...

Olá Alessandra!
Compartilho com você o sentimento, ainda que inocente, de que o jogo de equipe na pista pare de ocorrer e se tiver que acontecer, que seja em uma situação limite.
Fosse o jogo de equipe, a RBR não seria campeã no domingo.
Mas a grande novidade é que Vettel parece pertencer a uma geração de pilotos que mudaram a mentalidade.
Durante anos culparam a aerodinâmica pela falta de ultrapassagens quando na verdade ELES mesmos não não acreditavam em disputa de posições que não fosse nos pit stops. Tembém vemos que eles já começam a não aceitar tão bem o tal "trabalho em equipe" que na verdade deveria limitar-se a trocas de informações técnicas sobre o comportamento dinâmico dos carros ao invés de trocas de posições descaradas no meio da corrida.
Um novo tempo começou. Título justo, disputa justa! Esperamos que 2011 seja um ano espetacular e acima de tudo, com disputas limpas e acirradíssimas!

Cabral said...

Eu não sei pq, mas não fiquei eufórico com a vitória da Red Bull sobre o jogo de equipe. Me parece verdadeiramente forçado, existe algo de suspeito no ar.

Por outro lado eu gosto do Vettel. Assistindo as notícias na TV alemã, Heppenheim deve ser uma cidade muito pequena, pois todos estavam felizes pela família do Vettel. Acho que entrevistaram uns 3, e os três falaram da família dele.

A maior concentração para assistir a corrida em Heppenheim foi numa oficina mecânica. Eu achei mó barato!

Ron Groo said...

Texto maravilhoso, apesar do Lulu Santos...

A Red Bull mandou na orelha da gente a letra dos Novos Baianos:
"Sob o céu azul, azul fumaça uma nova raça, sai dos prédios para a praça uma nova raça."

E nós, felizes com a possibilidade de isto ser verdade, de que pela primeira vez tivéssemos um lado bom no maniqueísmo da categoria que antes era apenas lado mal e lado menos mal mandamos de volta outro refrão.
"Got to revolution, Got a revolution!" de Volunteers, Jefferson Airplane.

Mas, será que isto vai sensibilizar alguém mais além do público? Será que outras equipes hão de coibir a coisa daqui por diante, no embalo dos bois vermelhos?

Eu sinceramente acho que não. Tudo vai ser exatamente como é nos anos vindouros e, infelizmente, é capaz até da equipe "boazinha" ter de se tornar igual as outras. Por necessidade ou pressão.
Tomara que não...

Ao menos a Ferrari eu sei que não mudará em nada, porque tal qual aquele personagem canastra do não menos canastra Arnold Shuazzeneger (sei lá se é assim que se escreve) Após a derrota em Abumdabe eles olharam para as outras equipes que festejavam e mandaram um nada musical, mas muito sintomático:
"I´ll be back".

Cabral said...

Hmmm, a falta de respostas aqui é um sinal de quão empolgante foi a vitória da Red Bull. Deveriamos estar orgulhosos, mas estamos entediados. Nada do que foi será, do jeito que poderia ter sido um dia.

Eu ainda acho legal. Heppenheim é uma roça e sempre que um caipira ganha eu fico feliz.

Celso Vedovato said...

Não gosto do Webber, não gosto de jogo de equipe (até entendo quando um dos pilotos não luta mais por título), Hamilton já havia sido campeão, por isso torcia muito por Vettel. Que bom que ganhou. Novo campeão e nova equipe campeã.
Ah sim, acho o Alonso um grande piloto, mas um chorão mal acostumado...

Voce tem toda razão Alessandra, a hora é de enaltecer a atitude da Red Bull (de seu dono).

Grande abraço

Fabrizio Salina said...

"É preciso que as coisas mudem para que continuem como estão."

Cabral said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...

Спасибо понравилось !

Thiago Alves said...

Onde é esse cabelereiro que fala de F1 para eu levar minha namorada lá da proxima vez

Rolando said...

oi moça. tudo blz? estive por aqui. muito legal. gostei do vettel ter ganho e a red bull. acho que a ferrari aprendeu a lição. ganhou o melhor. apareça or lá. abraços.

Anonymous said...

[/url] surfers needed something which could quickly warm their feet.[/p][p]You can accretion abounding admirertwhenul Ugg cossacks in abounding different blushs, such as blah, blush, atramentous and so on . You can look at them around the mall, roads and so on . Your feet will know the difference, nonetheless . So the level of comfort one feels when wearing them is very high indeed and walking in them doesn't cause any problems due to their light weight flexible EVA sole . They have a genuine sheepskin insole, which makes [url=http://www.genuineuggsbootscheap.co.uk]genuine ugg boots uk[/url] them comfortable for any weather . These boots can [url=http://www.buygenuineuggboots.co.uk]buy ugg boots uk[/url] be worn without socks as the thick fleece on the inner part of the boot draws away moisture and allows air circulation thus keeping the feet at body temperature . That's the best way of knowing that your boots are truly original UGG . The significant quality of the UGGS [url=http://www.genuineuggsbootscheap.co.uk]genuine australian ugg boots[/url] on clearance possess the mesh buy of money gatherings is uncomplicated to bring forward surplus real a person.[/p]
[p]Local weather [url=http://www.uggbootsalegenuine.co.uk]cheap ugg boots for sale[/url] transform is usually incontestable . So check out our wonderful selection of Ugg Sandals today . The winter includes presently come, hence, we experienced an effective offer much better put in place collectively one element to call home winter . It's my opinion [url=http://www.buygenuineuggboots.co.uk]cheap ugg boots uk[/url] that Uggs will article content substance you . It is the most important factor . These [url=http://ghdaustraliasale.webstarts.com]ghd australia sale[/url] boots can easily be worn with casual attire or can even provide cozy comfort with dressier attire . Gently scrub to clean the entire area and rinse boots [url=http://www.uggbootsuk4u.co.uk]cheap ugg boots uk[/url] in clean, cold water . After emerging from Australia隆炉s cold ocean waters, [url=http://www.uggaustraliabootsale.co.uk]ugg australia boots sale uk

[url=http://www.sociology.org/elenchus/rsg-money-and-the-economy/]There Offer the discount MBT sandals shoes online with good quality 7e[/url]
[url=http://www.amazon.com/Housing-Trap-Buyers-Captured-Yourself/dp/1479156213/?tag=patricknet-20]Here Offer the discount MBT shoes online with good quality 9t[/url]
[url=http://www.couriermail.com.au/news/queensland-public-servant-sackings-tipped-for-friday-campbell-newman/story-e6freon6-1226411342956]There Offer the cheap MBT sandals for women online with high-quality 0q[/url]
[url=http://www.ekspressauto.ee/eng/forum/show_posts/?route=forum%2Fshow_posts%2F&lang=lat&thread=15553]Here Offer the discount MBT shoes online with high-quality 8b[/url]
[url=http://www.amazon.com/R-A-W-Realms-Ancient-War-Download/dp/B009DNVXQ0]Here Offer the cheap MBT sandals for men online with good quality 8h[/url]

Anonymous said...

[p]Just like in our college, you can find that many girls are in UGG snow boots, and one of my friends was once asked by me that why she tended to buy this brand, not others, she said resolutely that she only trusted this brand, because it guaranteed her the quality and gave her the sense of superiority . Ugg Boot Sale: [url=http://cheapuggbaileybuttonuk.moonfruit.com]cheap ugg bailey button uk[/url] What to Expect There are numerous questions regarding ugg boots sale especially for online stores . The UGG snow ground boot originated in Normal [url=http://ugguksaleonline.moonfruit.com]ugg uk sale online[/url] 0 7 . The UGG bailey [url=http://uggbootsonlinesaleuk.moonfruit.com]ugg boots online sale uk[/url] button features an oversized button and it is open on one side of calf . new fashion UGG Bootsnew fashion UGG Boots UGG Boots Company was established in 1925 in Herzogenaurach, Germany, by Adolf Dassler for the manufacturing of athletic shoes . We utilize them to stroll plus dance . The delicate sheepskin is often damaged if harshly scrubbed . An ideal look for Spring/Summer, these flat boots have a fresh design with the kimono flower etched into the boot.[/p][p]While you can go straight to the mall or an store, some savvy online shopping can save you big bucks . They show their worth and worth for a [url=http://genuinecheapuggboots.moonfruit.com]genuine cheap ugg boots[/url] lot of years to can be found as shortly when you make an purchase in them . s . You can wear fashionable to buy something and Kate Winslet combination of a complete intellectualinternet shop, all the chorus line at the foot of praise UGG comfort and was seen on the beach in Australia to keep their feet warm when they came to water . This fashion you can absolutely eliminate fat, because the food items that you will probably be eating in your diet [url=http://genuineuggaustralia.moonfruit.com]genuine ugg australia sale[/url] regime are the forms of food items that will make you lose your hunger cravings . In the 1960s Australian surfers would put on Ugg boots to warm their feet after coming in from riding the waves, and people in Australia would often wear Ugg boots around the house during the mild winters . For your final feel, it is possible to wear canvas shoes or loafers, with no socks . Even though enough time gave their own becauty in reserve, that they also unique its captivating.[/p]



[url=http://test.sysman.ru/index.php?act=Post&CODE=00&f=244%3Cbr>qdaqt%5Dwmiew+Result:+chosen+nickname+%22Robuxg50%22;+success;+BB-code+not+working;]There Offer the discount MBT sandals for men online with good quality 5i[/url]
[url=http://123.204.62.144/jl_discuss/posting.php?mode=quote&f=4&p=44425%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robpcg95%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robiun83%22;%2Bcaptcha%2Brecognized;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]There Offer the cheap MBT shoes online with good quality 5p[/url]
[url=http://www.lavarenne2007.fr/spip.php?page=forum&id_article=41&id_forum=526%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robapy70%22;%2Bsuccess;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;+Result:+chosen+nickname+%22Roboid50%22;+success;+BB-code+not+working;]Here Offer the discount MBT sandals for women online with good quality 6l[/url]
[url=http://robotikstudenter.com/forum1/2-svammel/13452-jackpot-capital-online-casino-fraud-alert-online-casino-offers%2BResult:%2Bchosen%2Bnickname%2B%22Robkms26%22;%2Bsuccess%2B%28from%2Bfirst%2Bpage%29;%2BBB-code%2Bnot%2Bworking;]Here Offer the cheap MBT sandals for women online with high-quality 7o[/url]
[url=http://apostilados.net/forum/ucp.php?mode=confirm&confirm_id=a183f3268eb0e6adc590d947743677c6&type=3&sid=e43c39dd09d8cc8b79684f055f8d2e2a]There Offer the cheap MBT shoes online with high-quality 4f[/url]

Anonymous said...

tJvk cheap ghd
bHfj nfl store
xDtn botas ugg baratas
9bAqq ghd
5vIyc ghd straighteners sale

Anonymous said...

cKij ghd australia
cBmt ugg sale
vOus michael kors bags
6fPev GHD
3hTvv burberry usa
3eIjf bottes ugg
4yFad ghd
7iQac louis vuitton handbags
7zWlb michael kors outlet
7rJfw ghd sale uk
1wTbf ugg boots cheap
9zPyb nfl football jerseys
0dVfi michael kors purses
6vKrz Lisseur GHD
1fHna discount ugg boots

Anonymous said...

IsoSnb http://kuroebaggu.com/ BnvNjb [url=http://kuroebaggu.com/]クロエ 財布[/url] PmrUjn http://saiyasunerubutan.com/ LfgVea [url=http://saiyasunerubutan.com/]ルブタン ブーツ[/url] CwoLrh http://mcmhannbai.com/ ZlqBxi [url=http://mcmhannbai.com/]MCM ショルダー[/url] RhjSmr http://vuittonkakaku.com/ FncVjh [url=http://vuittonkakaku.com/]ヴィトン キーケース[/url] QvbYgz http://chloenihon.com/ KtaFdk [url=http://chloenihon.com/]クロエ ネックレス[/url] QvgSue http://louboutindendou.com/ TveNyk [url=http://louboutindendou.com/]ルブタン セール[/url] QaeQue http://guccisenmon.com/ HjnXah [url=http://guccisenmon.com/]GUCCI トートバッグ[/url] AbcQgm http://tuminihoo.com/ HqcQqd [url=http://tuminihoo.com/]TUMI スーツケース[/url]

Anonymous said...

QfdVnx [url=http://onnrainnmcm.com/#24056]MCM 通販[/url] LimXwu http://onnrainnmcm.com/ SfvNra [url=http://mcmsenmon.com/#86330]MCM 財布[/url] TatCzl http://mcmsenmon.com/ GvwOxu [url=http://ninnkimcm.com/#65491]MCM 長財布[/url] OirTmk http://ninnkimcm.com/ YlvUzk [url=http://kaidokumcm.com/#67856]MCM リュック[/url] WgmLri http://kaidokumcm.com/ PxeZuu [url=http://manzokumcm.com/#54367]MCM リュック[/url] JpcSzb http://manzokumcm.com/ XvjUcy http://chloenihon.com/ IibAuw [url=http://chloenihon.com/]クロエ ネックレス[/url] DspL http://toumikousin.com/ JlnLP [url=http://toumikousin.com/]ビジネスバッグ TUMI[/url] UgnBpM http://toumikakaku.com/ XmlHkXN [url=http://toumikakaku.com/]TUMI 店舗[/url] JtaQpj [url=http://mcmhannbai.com/]MCM 財布[/url] NgjVyo [url=http://mcmhannbai.com/]MCM 財布[/url]