Wednesday, February 03, 2010

Treino é treino (?)


Torcedor de Fernando Alonso, ele me liga entusiasmado no começo da tarde, logo depois de chegar da escola e de checar os tempos de Valência.

- Holla, que tal?! As coisas estão ótimas para a Espanha, com Alonso em primeiro, De la Rosa em segundo e Alguersuari em quarto!

Easy, big fellow. Do outro lado da linha, arremessei certa dose de água fria no caliente palpite infantil. Parece não conhecer a máxima futebolística de que treino é treino, jogo é jogo. Digo a ele que muita coisa pode ter levado a esse domínio inexpugnável da Ferrari nos três dias. Pode haver simulacros de toda sorte, da equipe italiana e das outras. No entanto, o entusiasmo tiffoso tem, sim, razão de ser.

A primeira hipótese, sempre levantada pelos lá de trás: andaram com pouco combustível. Se foram a Valência para andar durante três dias com pouca gasolina, fecha a firma. Neste deserto de testes e boas ideias, gastar seis períodos de treino só para fazer figura é demonstração evidente de pouca inteligência. Ainda mais com o fim do reabastecimento e a necessidade de conhecer as reações do carro pesado, parcialmente abastecido e levinho, como nas classificações.

Não. Não acho que a Ferrari gastaria esse tempo só pelo status de estar na frente, ainda que de forma fantasiosa. A torcida apaixonada, que entupiu a via de acesso ao autódromo, poderia justificar um falso brilhante da Ferrari como presente de boas vindas a Alonso. Mas Massa fez quase igual na véspera e na antevéspera. Não é tudo blefe.

E ainda que eu queira baixar a bola da expectativa juvenil - coisa de mãe, para evitar eventuais futuras decepções - não deixo de lembrar da Brawn, em Barcelona, no ano passado. Chegou chegando e praticamente antecipou nos testes o que faria na Austrália, para valer.

Talvez siga nesa linha o raciocínio de Michael Schumacher, que já duvida de suas chances de vencer pela Mercedes logo no início da temporada. Pode ter percebido que a ex-Brawn não é tudo isso neste ano. O velho truque o difusor de dois andares já não é segredo e a equipe "alemã" pode estar mais próxima das outras do que esteve na primeira metade de 2009.

Para o bem da competitividade, eu torço mesmo para que Schumacher tenha um bom carro, competitivo e com potencial vencedor. Mas que não seja o melhor do grid. É muito melhor ver Schumacher em desvantagem, precisando caçar os adversários, como o fez na Malásia/1999 ou no Brasil/2006, do que tê-lo inquestionável lá na frente, quebrando recordes e construindo monotonias.

Que a Mercedes não seja uma Brawn em 2010!

6 comments:

Tohmé said...

O Gabriel deve estar suoer empolgado...

ba said...

Sem contar que a criança de Adrian Newey ainda não deu as caras... o que me leva a crer que a Mercedes realmente deve ter rendimento bom, mas vencendo uma ou outra corrida somente.
E a Ferrari, bem, não consegui achar os depoimentos do ano passado, mas Massa conhece a Famiglia e está bem otimista com a F10, falando maravilhas do carro! Vejamos Alonso se adaptará rápido.

Ron Groo said...

Também penso que andar de tanque vazio o tempo todo seria burrice, mas... Para uma equipe que terminou ano passado como piada entre as grandes e nem a vitória de Kimi em Spa aliviou um ano tããããão ruim, penso que eles teriam de mostrar, nem que fosse de forma vazia - vai se saber de que forma - uma certa subida de competitividade. Sei lá. mas me pareceu uma espécie de brilhareco sim.
SE não nos tanques em outra parte do carro.

E como gosto muito do Alonso, espero que o carro so Schumacher seja um foguete, e que o espanhol fique o mais nervoso possível.
Ainda não engoli os lances de dick vigarista dele.

Ewerton H. De Pedri said...

Parodiando o Galvão...
Alonso neles!

Cynthia said...

Oi Alê, tô com medo de estar com seu e-mail errado. Então, vai no blog mesmo: Parabéns! Não esqueci não... Beijo.

Leonardo de Araújo said...

Alguém que escreve textos longos e com conteúdo. Que faz sentido quando escreve e ainda se lembra???
Parabéns, não pelo aiversário que faz tempo já, mas pelos textos que li até aqui.
Falando em lembrar, é bom sempre ter em mente que o Schumacher foi campeão duas vezes de Benetton. Foi bonito ver aquilo. Os carros eram lindos e eu, com uma certa síndrome de David, sempre gostei de ver uma equipe menor chegando junto (assim como gosto de ver a Force India colocando um carro entre as outras).