tag:blogger.com,1999:blog-21659023.post5498841310911757919..comments2023-11-03T08:49:41.842-03:00Comments on Alessandra Alves: Geração perdidaAlessandra Alveshttp://www.blogger.com/profile/12909683639408886910noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-49009158143936349742007-11-23T21:22:00.000-02:002007-11-23T21:22:00.000-02:00drmnishikawa: concordo com suas colocações, mas ai...drmnishikawa: concordo com suas colocações, mas ainda defendo o título da coluna. a idéia, ali, era transmitir um registro histórico - o fato de que estes dois pilotos (barrichello e coulthard), para má sorte deles, amadureceram na fórmula 1 no auge do período de schumacher, frustrando todas as expectativas que se formaram de vê-los campeões. é claro que, em outros períodos, eles foram extremamente competitivos. mas, na fórmula 1, toparam com schumacher...Alessandra Alveshttps://www.blogger.com/profile/12909683639408886910noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-41513799829227863972007-11-23T09:10:00.000-02:002007-11-23T09:10:00.000-02:00Alessandra,Penso que, ao contrário do título da co...Alessandra,<BR/><BR/>Penso que, ao contrário do título da coluna, a geração de Barrichello e Coulthard não foi perdida. Explico:<BR/><BR/>Pela estrutura do automobilismo e de qualquer esporte de alta performance, observa-se que a estruturadas categorias-base segue a forma de um funil. <BR/><BR/>As fórmulas menores (F-Ford, F-Renault, F-Vauxhall e congêneres) recebem os melhores kartistas de cada um de seus países daquele ano, As Fórmula-3 nacionais/regionais recebem os melhores pilotos de monoposto surgidos nas suas respectivas regiões dos últimos 2 ou 3 anos. Nas Fórmulas 3 inglesa, européia e na GP2 correm os melhores pilotos do mundo sugidos em uma época, e na Fórmula 1 correm os melhores pilotos em atividade.<BR/><BR/>Assim, Barrichello e Coulthard foram os melhores pilotos da geração nascida no início da década de 70, que alcançou a F-1 no início dos anos 90. <BR/><BR/>Entretanto, na F-1 ser o melhor piloto na faixa de 20/22 anos pode dar uma vaga na competição, mas a competição é disputada entre os melhores pilotos na faixa de 25, 30, 35 e até 40 anos. Nesse sentido, verifica-se que qualquer piloto que alcançou a categoria máxima do automobilismo, em algum momento da carreira, teve resultados de destque em alguma categoria.<BR/><BR/>Ademais, é importante apontar que cada indivíduo têm uma curva de perfomance diferente, de forma que alguns alcançam o topo de sua perfomance em uma idade mais avançada, enquanto outros têm ascenções meteóricas.<BR/><BR/>Por fim, e como bom brasileiro, vale trazer um paralelo do mundo futebolístico: A Argentina vence todos os campeonatos mundiais das categorias menores (Sub-17, Sub-21, Sub-500, etc.), mas desde 1986 não vence na categoria principal.<BR/><BR/>Concluindo, Barrichelo e Coutlhard foram os melhores de uma geração, mas não são bons o suficiente para serem os melhores de várias gerações.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09085519656774945543noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-41652183953793605332007-11-11T16:29:00.000-02:002007-11-11T16:29:00.000-02:00alessandrajá publiquei teu comentário lá no meu bl...alessandra<BR/><BR/>já publiquei teu comentário lá no meu blog, junto com o dos outros blogs<BR/><BR/>dá uma olhada lá e veja quantos futuros temos pra alonso...<BR/><BR/>abraçoPezzolohttps://www.blogger.com/profile/08974366185970916246noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-72967294372601744572007-11-06T08:36:00.000-02:002007-11-06T08:36:00.000-02:00rafael: não discordo de nada do que você escreveu....rafael: não discordo de nada do que você escreveu. acho que nossas opiniões são complementares, na verdade. e não acho que barrichello e coulthard sejam fracassados, apenas que não tiveram o sucesso proporcional ao seus potenciais.<BR/><BR/>ser vice-campeão de fórmula 1 não é pouca coisa. vencer várias corridas na categoria é o sonho não realizado de uma penca de pilotos que passou por lá e sequer pontos conquistou. já escrevi, no gptotal, muito sobre barrichello e a dimensão de seu (in)sucesso. acho, de fato, que ele criou uma expectativa além do que deveria e, em grande medida, alimentou o próprio mito de fracassado. fala sério! "sou apenas um brasileirinho lutando contra este mundo todo" é nelson rodrigues puro, vá ter complexo de vira-lata assim lá no divã do analista de bagé! por isso, concordo com o...<BR/><BR/>...jonny´o: a falta de maturidade do barrichello talvez tenha criado terríveis armadilhas para ele mesmo. hoje, com 35 anos, vejo e leio entrevistas do barrichello em que ele, no geral, me parece bem diferente, menos atabalhoado com as palavras. mas, como diz o ditado: a expeirência é um belo pente que a vida nos dá quando não temos mais cabelos... (no caso de rubens, isso ficou tão cruel!)<BR/><BR/>diego: nossa! você lembrou de uma praga dos anos 1990 - os novos senna. lembro até de tarso marques ser rotulado como tal. daí me pergunto: foi uma benção ou uma praga ter senna no automobilismo brasileiro?<BR/><BR/>fabrizio: êita discussão pra mais de metro essa! isso que você fala sobre schumacher não ter competidores à altura é bem polêmico, né? se dizemos que barrichello, coulthard, hakkinen, villeneuve, montoya e outros foram excelentes pilotos que não tiveram as merecidas chances, será que a ausência de schumacher não seria suficiente para termos tido ótimos campeonatos no final do século passado e no começo deste? ou seja, será que não era o alemão o "acima da média" e o resto todo se nivelava? sério, estou perguntando, não sei responder isso. sabe por quê?<BR/><BR/>durante vários anos, eu tendia a achar que sim, que schumacher é que era muito melhor que os outros até que...<BR/><BR/>... o alemão resolveu se aposentar e declarou, à boca pequena, que já havia tomado essa decisão muitos anos antes. "paro quando sentir que surgiu um piloto para me vencer." schumacher perdeu dois campeonatos seguidos para alonso. percebeu que o espanhol era o cara e pegou o boné. ou seja, talvez ele mesmo, schumacher, sentia-se correndo contra o vento. será?Alessandra Alveshttps://www.blogger.com/profile/12909683639408886910noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-64805463078701365382007-11-05T19:34:00.000-02:002007-11-05T19:34:00.000-02:00Caríssima Alessandra, concordo com suas observaçõe...Caríssima Alessandra, concordo com suas observações, e acrescento mais: que o estrondoso sucessso de Schumacker só ocorreu pela falta de oponentes à altura, nestes anos todos, ele somente teve como rivais o Villeneuve do primeiro ano, Hakinen e Alonso. Não vou considerar a época em que correu com Prost e senna no grid, porque naqueles anos, ele era um iniciante "tradicional", apenas grande promessa.<BR/>Rubens, Coulthard, truli, Fisichela, foram os novos Alesis, Bergers, Patreses, gente que toca bem, mas não tem a levada do campeão, o talento inato que se revela nos momentos cruciais. Foram bons pilotos, poderiam ter ganho um campeonato, nas condições ideais, mas não são geniais.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-41666550212357387712007-11-05T19:28:00.000-02:002007-11-05T19:28:00.000-02:00Acho que esse mal não é privilégio apenas da Fórmu...Acho que esse mal não é privilégio apenas da Fórmula-1. Lembro que no final da década passada, o Brasil disputou um Mundial sub-20 e tinha um jogador chamado Adaílton, que deu show no Mundial e depois disso ele não fez nada na carreira. Jogou no Palmeiras, Juventude, times pequenos da Itália e nada. Virou um mero desconhecido. <BR/><BR/>Quando o nível da competição cresce, as expectaticas pelo sucesso crescem e as cobranças da torcida, da mídia e dos patrocinadores começam aparecer, eles acabam não sendo o grande campeão que eram nas categorias base.<BR/><BR/>Quando comecei acompanhar a F1, gostava de ler uma revista nacional de automobilismo, que não lembro o nome e nem o ano da publicação, que tinha na capa o Ricardo Zonta antes de chegar na F1, com o título: " O Novo Senna". Mais um com muitas esperanças e nenhum resultado na F1.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/06754190672271226286noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-72952833632918248172007-11-05T18:43:00.000-02:002007-11-05T18:43:00.000-02:00Nossa ,vamos fazer um monte de entre linhas na col...Nossa ,vamos fazer um monte de entre linhas na coluna!<BR/> Acho que o Rafael está certo em um ponto ,como profissionais também não acho que são perdedores .<BR/> Mas acredito que a Alessandra está colocando em sua coluna uma posição estatistica ou seja uma geração que prometia muito e não foi campeã.<BR/> Mas ainda com relação ao Barrichello é impossivel não ter no fundo esta sensação ,não pelo fato dos resultados de sua carreira ,mas pela espectativa infantiu que o proprio piloto se auto colocou,nem vou me prolongar muito no caso ,acho que já se falou o bastante sobre o homem Barrichello.<BR/> Outra coisa interessante é que durante esse tempo o Brasileiro de uma forma geral realmente acreditava em uma superioridade divina com relação ao talento do piloto Brasileiro ,eramos invenciveis, neste periodo coincidente o Brasil batia sem dó nem piedade nos pilotos americanos na indycar ,era o auge do periodo ,havia mais brasileiros correndo do que qualquer outra bandeira na segunda maior categoria do mundo.<BR/> Na pratica era sim o resultado de um automobilismo interno em ascensão,no final da decada de 80 e inicio da de 90 tinhamos Stock Car ,Marcas ,F- Ford ,F-Chevrolet ,um monte de monomarcas e um Kartismo muito forte ,além da F3 sulamericana chegamos até a nossa F3 com direito a super licensa.<BR/> Recomeçar não vai ser facil.<BR/> Pelo menos com esses sangue sugas que dirigem o "nosso" automobilismo .<BR/><BR/> Jonny'OAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-21659023.post-24233540616574932662007-11-05T16:57:00.000-02:002007-11-05T16:57:00.000-02:00Oi AlessandraConcordo em termos. A falta de catego...Oi Alessandra<BR/><BR/>Concordo em termos. A falta de categorias-escola no brasil e o descaso para com o automobilismo brasileiro vai acarretar uma falta de pilotos verde-amarelos nas categorias de ponta do automobilismo mundial. Vai nos sobrar as categorias-marketing, sendo a stock o maior exemplo disso.<BR/><BR/>Agora sobre "fracassados"... Sei la Alessandra. Nao consideraria o Coulthard e o Barrichello como fracassados. Um tempo fora do pais me vez ver e analisar algumas coisas peculiares ao povo brasileiro. Creio que o povo espera muito. O povo espera campeonatos e recordes. Nos acostumamos mal com a epoca Fittipaldi/Piquet/Senna, e hoje em dia nao aceitamos nada menos do que um "genio". Senna era um genio, Schumacher idem. Coulthard e Barrichello sao otimos profissionais em seus oficios. Claro que tem seus defeitos. O Barrichello por exemplo, podia ser menos chorao e ficar mais com a boca fechada, mas va la...<BR/><BR/>Ambos sao como otimos atores que nao chegaram a ganhar um Oscar, ou entao como otimos cientistas que, mesmo exercendo muito bem o seu oficio, nao tiveram a centelha da genialidade que lhe permitisse ganhar um Nobel.<BR/><BR/>O GRANDE problema do povo é se deixar levar... Tira a musiquinha das vitorias do Massa, Barrichello, Senna e Piquet que voce vai ver como a coisa fica mais "pé no chao". Como a coisa fica mais "real". Tire as "nossas vitorias", as "nossas glorias" do vocabulario pra voce ver como a coisa muda de figura... <BR/><BR/>Na minha humilde opiniao, o que estraga é "querer vender o negócio". A patriotada em cima da situacao pra vender audiencia. Ter mais Ibope nas corridas, programas de auditorio, etc e tal. Obvio que devemos torcer, sermos patriotas e torcer pelo nosso, mas sem exageros.<BR/><BR/>A situacao é tao ruim ai que chegamos ao ponto de virarmos um contra os outros. Temos "Sennistas" contra "Piquetistas", um desmerecendo ao outro ao inves de termos a conciencia de termos tido dois baita pilotos. Na minha opiniao, culpa da musiquinha & cia.<BR/><BR/>Pode analizar e ver que a geracao Fittipaldi nao é tao xiita assim. Voce nao ve nenhum "Fittipaldista" por ai. Na epoca do Rato a coisa era mais branda. Comemorava-se mais com o pé no chao, sem fanatismo nem musica.<BR/><BR/>Nao é de se pensar no caso?Anonymousnoreply@blogger.com